RESPONDE NINTENDO #9 – Desmentindo o que falam da pirataria no Nintendo Switch e vendas do console

RESPONDE NINTENDO #9 - Desmentindo o que falam da pirataria no Nintendo Switch e vendas do console

Desmentindo o que falam sobre a pirataria no Nintendo Switch: As desculpas esfarrapadas sobre as vendas do Switch.

01- O Switch só vende tanto por causa da pirataria

Felizmente o mercado de consoles tem um público cada vez menos dependente de pirataria. Sim, é fato que alguns consoles só tiveram vendas tão altas pela pirataria, incluindo aí o PlayStation 2 que praticamente ninguém nunca viu um jogo original, ou talvez o Wii também.

Mas o Switch definitivamente não está nessa lista, até porquê, como eu falei, o público gamer hoje está menos dependente da pirataria, o pessoal já vê a pirataria como errado e tudo mais, mas, aí vão alguns argumentos pra você saber que a pirataria hoje é irrelevante pros números de venda de console:

O WiiU também tinha pirataria e inclusive, ele é ainda hoje o console pirata mais completo, tanto que tem gente que comprou ele pra piratear por ele emular quase tudo (mas novamente, é um número ínfimo de pessoas. Então se pirataria vendesse console… WiiU tava feito).

A pirataria é forte em países emergentes, como o Brasil, vamos combinar que se a pirataria ajuda nas vendas, seria em lugares como no Brasil, certo? Entretanto, nosso repórter averiguou, somente para efeitos de pesquisa, o número de pessoas em aglomerados virtuais de pirateiros no Brasil, e de todos os portais, o mais populoso tem 14 mil pessoas. Só no canal Coelho no Japão são 205 mil! E, ok, nem todos tem Switch, mas nem todo mundo que tem Switch é inscrito aqui, grupos de Facebook onde não é permitido pirataria, tem mais de 28 mil, o dobro! Então se até no Brasil a pirataria é muito menor que o mercado de originais, imagine nos principais mercados do mundo.

Por último, se a pirataria no Switch fosse grande, os jogos do Switch não venderiam tanto! Você sabe quanto vendeu o jogo mais vendido do PlayStation 2? O console mais vendido de todos os tempo, com 150 milhões? GTA San Andreas com 17 milhões. O jogo MAIS VENDIDO do console mais vendido. Animal Crossing: New Horizons em um ano vendeu 34 milhões, o dobro, em um console com praticamente metade das vendas. E ao todo, o Switch já tem hoje, 6 jogos que passaram de 17 milhões. Então pode ter certeza que pirataria no Switch não tá fazendo cócegas.

02- O Switch só vende porque é portátil e nessa área ela não tem concorrência

Apesar de ser meia verdade, é meia mentira também, pois o Switch é híbrido, ele é portátil, mas também exerce função de jogo de mesa. E ele é híbrido em vez de só portátil justamente pela queda do mercado portátil! É isso mesmo, o mercado portátil na geração passada apresentou uma forte queda até a morte do mercado!

A Sony teve seu console menos vendido da história e um verdadeiro fracasso, o PS Vita, e o 3DS, vendeu sim muito bem, mas, curiosidade: o 3DS é, tirando o Game and Watch e o Virtual Boy (que meio que nem contam) o portátil MENOS vendido da Nintendo! É isso mesmo, suas 75 milhões de unidades perderam pro Game Boy Advance com 81 milhões, o GameBoy/Color, com 118 milhões e o DS com 154 milhões, ou seja, o 3DS vendeu metade do seu antecessor.

Isso porque portáteis tem sim um grande concorrente que são os mobiles! Tablet e celular roubaram a atenção dos portáteis completamente, ignorar a ascensão mobile com a queda e morte dos hardwares 100% portáteis é fechar o olho pra realidade!

Então portáteis tem sim concorrentes, e se o Switch só vendesse por ser portátil, ele não teria em tão pouco tempo, justamente passado já o 3DS, que como portátil, era mais ergonômico, tinha mais séries portáteis, enfim. Aliás, outros 2 dados que reforçam que não é SOMENTE o lado portátil que faz o Switch vender:

  • O Switch Lite, que é o modelo somente portátil e mais barato, vende MUITO menos, inclusive no Japão que é o maior mercado de portáteis do mundo.
  • Jogos de console de mesa como Splatoon 2, Super Mario Party  entre outros, que são mais voltados pro online ou multiplayer de sofá, já passaram a cada dos 10 milhões vendidos, aliás, RingFit Adventure, que praticamente só dá pra jogar na TV, a menos que você tenha mais joycons extras e uma visão de águia pra enxergar de longe enquanto faz os exercícios, já tá nos 10 milhões também.

Mas a proposta híbrida dele de fato é um atrativo IMENSO, isso o torna único e o faz vender muito, e até é daí que vem a próxima mentira:

03- O Switch só vende por ser o console secundário de todo mundo

Bom, primeiramente, se de todos os hardwares do mercado (consoles, mobile, PCs, streamings, etc), o Switch convenceu todo mundo a ser o segundo hardware dele…. parabéns para o Switch, não? Mas essa visão é muito brasileira, já que aqui, dificilmente o gamer, mesmo o que ama muito videogame, consegue ter mais de 2 hardwares, então aqui, o cara pensa muito pra ter um console, e pensa mais ainda pra ver quem é o segundo.

Mas no mundo, nos grandes mercados, a verdade é que TODO hardware que se mostra interessante, é muito vendido. Os gamers dos EUA não têm tanto problema em comprar os 3 consoles, ter um PC, um celular gamer, arriscar num VR e ainda ver qual é do Google Stadia. Então não é que o Switch é o segundo console de todo mundo, é que todo mundo achou o Switch interessante, e aí tanto faz se esse cara só vai ter Switch, se o Switch é o secundário ou se é o quinto hardware do cara. Nos grandes mercados você só precisa chamar a atenção, se chamou, vai vender bem.

Se você olhar a geração Wii/360/PS3 vai ver que todos eles venderam quase que igualmente bem, o Wii com 101 milhões, o PS3 com 87 e o 360 com 84. Porque os 3 consoles tiveram seus momentos e aí todos venderam bem. Simples.

04- O Switch (e/ou seus jogos) só vende tanto por causa dos japoneses

Sim, é verdade que o Switch praticamente criou um monopólio nintendista por lá. Se a gente pegar a semana do lançamento do Monster Hunter Rise, que foi o exemplo mais brusco, vai ver que dos 30 jogos mais vendidos, só 2 são do Playstation e eram 2 lançamentos! E nos consoles, a diferença foi de 260 mil pro Switch, versus 62 mil pro Playstation 5, sendo que essa foi talvez a melhor semana do PlayStation 5 nesse ano.

Agora, o Japão é um país que consome muito console, mas é um país pequeno. Atualmente, o Switch vende o dobro do PlayStation 5 que é segundo mais vendido, (geralmente 400 mil Switch vendidos no mundo e 200 mil PlayStations 5) e seu número bate a soma de todos os outros consoles do mercado juntos (incluindo PlayStation 4, Nintendo 3DS, Xbox One, Xbox Series X/S, etc)! Não dá pra fazer isso só com o Japão  e ele tá batendo a soma de todos os outros já tem muito tempo, mesmo antes na era Play4/XOne.

Nos EUA, o Switch quebrou o recorde de console mais vendido por mais meses seguidos, foram incríveis VINTE E DOIS MESES SE-GUI-DOS na liderança. E se você pega os dados de jogos mais vendidos do Reino Unido, vai ver que atualmente, do top 10, somente 3 a 4 jogos não estão no Switch, mas a maioria está.

Então não adianta, é sucesso no mundo inteiro, com ou sem Japão!

05- O Switch só está sendo o mais vendido atualmente pela falta de estoque dos outros consoles

Na verdade aqui a gente vai falar bem dos outros consoles. Olha, quando você vê os números atuais que a gente postou:

RESPONDE NINTENDO #9 - Desmentindo o que falam da pirataria no Nintendo Switch e vendas do console


Parece que é uma SURRA feia, que o PlaySttion 5 tá vendendo muito pouco e o Xbox tá um flop, mas
ELES ESTÃO VENDENDO MUITO BEM! É sério, o PlaySattion 5 até anda quebrando recordes de console que vendeu mais rápido nos EUA, ou seja, comparando os primeiros x meses de vida, em vários deles o Play5 tá sendo o campeão.

E mesmo o Xbox Series, está também vendendo bem, melhor do que o Xbox One, que assim, não foi um sucesso mas não foi um flop, e o Xbox One ele até que começou vendendo bem, a diferença pro Play 4 foi crescendo com o tempo.

A questão é que parece que eles estão vendendo pouco por conta das vendas grotescas de altas do Switch, mas tem que lembrar que o Switch está no auge em vendas, que o Switch tem muito mais exclusivo lançado e jogo novo saindo, só esse ano teve Bravely Default 2, Mario 3D World e Monster Hunter. E assim, não é o auge de qualquer console, é o auge do Switch, que é um fenômeno, bateu inúmeros recordes e está batendo ainda, e provavelmente vai terminar sua vida entre os 5 consoles mais vendidos de todos os tempos.

E olha só, mesmo com a falta de estoque, os 2 consoles (Play5 e Xbox Series) estão superando seus antecessores, que já foram consoles que tiveram um ótimo começo. Então não precisa colocar a culpa na falta de estoque para diferença nas vendas; pois as vendas deles estão melhores do que os consoles anteriores que tinham estoque. Esse número atual provavelmente não seria tão maior com estoque, por incrível que pareça, o Switch tá vendendo, com constância, 455 mil por semana, NÃO TEM COMO um console novo no mercado vender isso! Não tinha como o PS5 e Xbox Series bater esses números atuais do Switch no primeiro ano deles!

Primeiro ano de console é comum achar que vende muito por ser novidade, mas a verdade é que primeiro ano de console costuma ser FRACO e o auge fica sempre entre o terceiro e quinto ano – taí o Switch contribuindo pra essa estatística, inclusive.

Agora, teve muito hater dizendo que com a chegada dos novos consoles, o sucesso que o Switch estava tendo no ano passado, por exemplo, ia morrer. Sinto muito, mas você errou e errou feio mesmo! E não ia ser a normalização dos estoques que ia te fazer acertar essa previsão hateada, pois lembrem do que falamos acima, nos grandes mercados, não tem esse de “ah agora que saiu Play5 desisti do Switch” o cara que quer o Play5 vai ter Play5 e o cara que quer ter Switch vai ter Switch independente dele ter um ou outro. Então enquanto o Switch for atraente, pode lançar Play5, 6, Xbox Series, Alpha e Omega, o que quiser.

Todos esses argumentos falsos não podem esconder a verdade: O Switch vende muito por MÉRITO, é um console extremamente aceito pelo público, com jogos de forte apelo para muitos públicos e que estão vendendo muito, uma proposta híbrida incrível e É ISSO, aceitem o sucesso do nosso console querido!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]