Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Miitopia - Um RPG cheio de aventuras e criatividade

Miitopia – Um RPG cheio de aventuras e criatividade

Um RPG amigável de turnos que garante muitas risadas e dezenas de horas de jogatina. Uma história simples, porém bastante divertida. Miitopia chega ao Switch elevando o nível de sua biblioteca!

Depois de quase cinco anos após Miitopia dar as caras no 3DS, ele chega para o Nintendo Switch. Caso você ainda não conheça, se trata de um RPG de turno carismático estrelados pelos Miis.

Eu sempre gostei de jogos que me deixavam ser criativo. Gerenciar, criar e modelar sempre estiveram presentes em meus títulos favoritos. São centenas de horas aproveitadas em jogos como Animal Crossing: New Horizons, Stardew Valley, The Sims entre outros jogos que nos deixam sermos criativos da nossa maneira. Mas o que esses jogos tem em comum com Miitopia? Continuem comigo que vamos aprofundar neste universo divertido e engraçado de Miitopia!

Miitopia - Um RPG cheio de aventuras e criatividade
Açúcar, tempero e tudo que há de bom!

Conhecendo Miitopia

Os jogos de RPG fizeram casa no Nintendo Switch, são centenas de lançamentos que desembarcam no console híbrido da Nintendo, são toneladas e toneladas de RPGs em todos os subgenêros possíveis, porém nenhum é igualável a Miitopia.

Em Miitopia você irá criar e desenvolver dezenas de personagens a todo o momento, o jogo se destaca em muitos pontos, o principal dele é permitir que você desenvolva a história com SEUS personagens. Todos os personagens do jogo serão definidos por você. Isso inclui heróis, vilão e NPC’s. São infinitas possibilidades, você poderá criar um novo Mii, usar algum já existente ou pegar algum Mii criado pela comunidade.

O jogo é um relançamento do Miitopia original, do 3DS, porém algumas novidades vieram nesta nova versão, além da melhoria gráfica, nós temos a possibilidade de aperfeiçoar os Miis. É possível deixar os Miis bem diferentes dos conhecidos Miis, e isso é muito bom. A comunidade já criou todos os Miis possíveis usando os novos recursos de edição de personagens. E quando eu digo TODOS, é bem por aí. Você encontrará drag queens de Rupaul’s Drag Race, políticos, personagens bíblicos, todo o universo dos desenhos animados e dos jogos eletrônicos e até mesmo personagens de marcas famosas.

Miitopia - Um RPG cheio de aventuras e criatividade
Mais um pouco de edição e nem iria parecer com um Mii

História e Jogabilidade

Em Miitopia nosso herói deve salvar os rostos dos Miis roubados pelo Lorde das Trevas (no meu caso é o Thanos). Ele rouba os rostos dos Miis para usá-los em criaturas pacificas e desta forma transformar essas criaturas em monstros. Ao criar seu personagem você também escolherá uma classe de personagem, inicialmente são ‘Guerreiro’, ‘Clérigo’, ‘Ladrão’, ‘Mago’, ‘Chef’ e ‘Popstar’. Ao longo da sua jornada novos personagens irão se juntar ao seu time e também novas classes irão surgir.

Durante a sua aventura, você irá evoluir seus personagens e desbloqueará novas habilidades para serem usadas nas batalhas. Você criará seus companheiros de batalhas e também definirá a classe deles, porém você não os controlará, ficando restrito somente o controle das ações do seu herói em batalhas.

As batalhas são um dos pontos chaves do jogo, através delas você conseguirá libertar os Miis do controle do Lorde das Trevas e desta forma devolver o rosto para suas origens. Ao findar da batalha você e seus companheiros de batalhas irão receber experiências e eventualmente passarão de níveis, desbloqueando novas habilidades e melhorando os status dos personagens.

Parte do jogo acontece em uma seleção de fases, similar ao que já conhecemos de franquias como do Mario. Ao selecionar uma “fase” seus Miis irão percorrer a fase, ficando no nosso controle o caminho a ser tomado, assim como decisões de abrir baús e controle dos turnos nas batalhas que forem surgindo pelo caminho. No final de cada fase você chegará em uma pousada, por lá você terá diversas possibilidades, tais como aperfeiçoamento de amizade entre os Miis, minigames para receber recompensas, possibilidade de compras de itens para os personagens e também será possível alimentar os heróis com comidas que irão melhorar os status dos personagens.

Miitopia - Um RPG cheio de aventuras e criatividade
Seleção de fases.

Personalização em alto nível

É incrível como as diversas montagens de equipes são divertidas. Eu recriei diversos amigos e misturei com personagens feitos pela comunidade e que podem ser facilmente encontrados no jogo. O resultado disso é a mistura mais aleatória e divertida possível. Em minha história o Harry Potter e o Pit (do Kid Icarus) são guardas do castelo, a Rosalina é filha do Pringles (sim, da batata), Robin (do Batman) formando par com a Inkling, e o Will Smith como gênio da lâmpada (na verdade essa última é até familiar).

Uma boa relação é a base de tudo

Os seus personagens irão interagir entre si, em especial seus companheiros de quarto. Durante a jogatina você poderá mandar seus Miis para passeios, uns com os outros, para estreitar a relação entre eles. Conforme essa amizade for subindo de níveis, novas recompensas são liberadas. Por exemplo, ao subir de nível com outro personagem você receberá ajuda durante a batalha, assim como torcida e até mesmo visitas no Safe Spot (local seguro da batalha onde seu Mii não poderá ser atacado).

Os Miis possuem personalidades e isso afetará na forma como eles interagem entre si. Miis teimosos costumam ser difíceis de lidar, assim como Miis dóceis são harmônicos e fáceis de lidar. Essa personalidade é aparente até mesmo nas batalhas, Miis teimosos em alguns momentos irão repetir o turno por pura teimosia e jogarão duas vezes consecutivas. Outras personalidades ajudarão seu Mii a escapar de golpes, outras são bem egoístas e farão com que os Miis se escondam atrás de outros, fazendo com que o dano sejam para seus companheiros de batalhas.

Essa relação entre os personagens irá trazer diálogos maravilhosos e também algumas interações específicas nas pousada e durante a caminhada nas partidas. Eles até poderão brigar uns com os outros, ficando com raiva por algum tempo!

Use e abuse de seus Amiibos!

Durante o jogo você encontrará uma NPC fã da Nintendo, através dela você conseguirá usar seus amiibos para conseguir recompensas. Você poderá desbloquear diversos trajes divertidos para seus Miis ou até mesmo tickets para serem gastos em minigames dentro das pousadas.

Eu utilizei alguns amiibos e consegui trajes diversos para personalizar meus heróis. Você tem a possibilidade de usar trajes com status melhores e só trocar os visuais desses trajes para algum obtido com Amiibo.

Conclusão

Miitopia é um jogo extremamente divertido de jogar, os diálogos são excepcionais e muito engraçados. A personalidade atribuída aos Miis e as relações entre eles geram diálogos maravilhosos. Infelizmente o jogo não tem tradução para o português, portanto é necessário alguma expertise em outra língua para conseguir entender os diálogos.

É muito nítido o cuidado que a Nintendo teve com esse título, Miitopia é um dos títulos mais personalizáveis da Big N e é incrível ver as criações maravilhosas que a comunidade fez. Tudo funciona perfeitamente bem, os díalogos entre os Mii, a jogabilidade é fluída e a ambientação. O port foi modernizado, modelos de personagens foram melhorados e opções de personalização foram adicionadas permitindo criar uma infidade de personagens em seus mínimos detalhes.

O jogo está disponível para compra na eShop brasileira por R$ 249 e garante pelo menos 40 horas de jogatina. Portanto vale super a pena se você curte jogos de RPG e gosta de soltar sua criatividade!

Trailer de lançamento.
Miitopia
8.2 / 10 Nota Final
Prós
- Narrativa criativa e empolgante
- Diálogos divertidos
- Os Miis são altamente personalizáveis
- Muitas criações incríveis da comunidade disponíveis para download
Contras
- Não possui português
- Jogo fácil que pode desagradar os jogadores mais hardcore
- Mecânicas extremamente simples
Resumo
Um RPG amigável de turnos que garante muitas risadas e dezenas de horas de jogatina. Uma história simples, porém bastante divertida. Miitopia chega ao Switch elevando o nível de sua biblioteca!
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Miitopia foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Nintendo]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Paulo Victor
Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Acredita que Pikmin 4 chegará em um futuro próximo. Instagram: @pvgm91 Twitter: @_paulo_victor F.C: 6972-9848-6184