Game Builder Garage - A escola de programação produzida pela Nintendo

Game Builder Garage – A escola de programação produzida pela Nintendo

Tenha aulas interativas de programação básica com a Nintendo e faça seu primeiro projeto interativo

Game Builder Garage é um aplicativo-game da Nintendo, disponível para Nintendo Switch, no qual a ideia é ensinar crianças, adolescentes ou adultos que não sabem nada de lógica de programação orientada ao objeto, de forma simples, intuitiva, divertida. Neste aplicativo você vai fazer seu “primeiro game” seguindo todas as instruções que serão passadas no tutorial que serve como uma espécie de classe de aula de programação.

Este é um dos casos de conteúdo digital que mereceria e muito uma tradução para o  PT-BR, porém não existe. Facilitaria e muito a vida dos brasileiros. 

DO QUE SE TRATA ESSE “GAME”?

Game Builder Garage (Switch) recebe novo trailer japonês com mais detalhes  sobre o título - Nintendo Blast

Game Builder Garage na verdade é um software de desenvolvimento de jogos bem acessível com ferramentas necessárias em orientação ao objeto para “todos” criarem jogos com facilidade. 
Todo mundo sabe da capacidade criativa da Nintendo em desenvolver softwares onde muitos servem até mesmo como complemento de desenvolvimento corporal, motora, cerebral e até mesmo desenvolvimento logico. Quem aí se lembra do game Brain Age do Nintendo DS que era um game que testava sua habilidade cerebral em várias condições em games numéricos e memorização ou Wii Fit do Nintendo Wii que era praticamente um programa de condicionamento físico! Com Game Build Garage, qualquer pessoa que sonhe em ser um desenvolvedor de games um dia, é obrigação conhecer. Você não verá games realistas ultra complexos pois a ideia deste aplicativo é justamente essa, de ensinar programação visual.

O que mais impressiona em Game Builder Garage, é que não existe limitação no processo de criação. Você poderá criar vários gêneros de games, passando por um simples de plataforma, FPS ou quebra cabeças, só descobrir a lógica e ver a mágica acontecer na tela do seu Switch. O mais incrível é que se pode programar utilizando quase todos os recursos do Nintendo Switch e dos Joyscons.

Exemplo: Você pode fazer seu personagem pular atribuindo apenas um botão, usando o sensor de movimento do console ou até mesmo a tela multi toque, isso abre muitas possibilidades de desenvolvimento no seu game. Você também pode usar um teclado ou Mouse através de um adaptador sem fio no Nintendo Switch para fluir no processo de criação de seu game.

Infelizmente ainda não temos sprites (elemento de imagem gráfica bi ou tridimensional) ou game assets (elementos que compõe um game no geral) , baseados nas franquias de Mário de cia. O que temos pelo menos neste início (espero por algumas atualizações) são os mesmo conceitos vistos no Labo VR. Embora Game Builder Garage tenha a alma de Labo, veio carregado de mais opções, expandindo assim suas possibilidade de criação em um aplicativo próprio.

PROGRAMAR NUNCA FOI TÃO FÁCIL

Game Builder Garage - A escola de programação produzida pela Nintendo
Esqueça as grandes “Strings de programação”, quem manda aqui são os NODONS

Na linguagem de “mercado profissional” no ramo de programação, muitas linhas de código (geralmente desenvolvidas em um bloco de notas ou programas específicos) podem formar “Strings” que são vários caracteres para formar uma ação, confuso né?

Esqueça isso, em Game Builder Garage você será apresentado ao NODONS que são criaturas fofas recheadas de códigos e mais códigos dentro de si. É isso mesmo, ao invés de você se preocupar com grandes códigos para orientar um objeto naquela ação, um NODON responsável fará isso para você, desde que você arraste ele até a entrada da ação que você quer tomar.

Exemplo : Você quer dar um pulo com seu personagem, o Nodon responsável pelo controle estará pronto pra entrar em ação, só você orientar ele para qual porta ele vai ser acoplado, tipo, porta do botão B, Y ou A, arraste e solte, pronto é só isso. Você vai saber se deu certo quando você fizer o teste na prática. Aposto com você que é mais simples do que você criar sua própria caixa de ação manualmente. Esse sistema de Nodon é uma idéia simples que é utilizada hoje em dia no desenvolvimento, como nas Engines Gráficas, cito aqui a Unreal Engine e seus Blueprint (em grosso modo é o mapeamento de ações).

UE4, Half/ Underwater (2/ 3) - blueprint | Game design, Video game design,  Unreal engine
Caixas de BLUEPRINT da Unreal Engine

Tenho uma ressalva sobre os Nodons. Eles são charmosos, conversadores e intuitivos em certos pontos, fico triste por não existir “caixas com scripts montadas por nós” que são conjuntos de informações em blocos como na imagem acima da Engine Unreal, isso deixaria menos poluída a tela do Nintendo Switch quando você estiver programando muitas condições de um objeto para o game. Os Nodons ficam espalhados na tela e muitas você pode ficar perdido em meio a tantos Nodons na tela. Blocos com informações, ajudaria demais.

Uma curiosidade sobre os Nodons : Quando você faz uma ação errada no campo de programação, tem Nodon que chega a gritar com você avisando que aquela ação tende a não dar certo. É muito legal essa interação dos Nodons com o programador iniciante, e o conjunto da obra referente a isso, é uma escola interativa de programação, é uma pena que não esteja em PT-BR, assim, muitos poderiam aproveitar mais esse software.

UMA ESCOLA DE PROGRAMAÇÃO BÁSICA NA PALMA DE SUA MÃO OU NA TV.

Game Builder Garage - A escola de programação produzida pela Nintendo
Progresso de aulas de programação no tutorial

Game Builder Garage tem os melhores e intuitivos tutorais que já vi em algum software de programação, o mais interessante é que esses tutoriais na verdade são aulas de programação básica para quem não sabe nada de programação visual e você é apresentado em varias etapas para ir se acostumando com a ideia de constâncias e variáveis no processo lógico da programação, sem que você se sinta frustrado ou incapacitado para aquilo. Lógico que nestas aulas são ensinadas os conceitos básicos e depois no modo “Free Programming” que você vai poder explorar mais e aplicar tudo que você aprendeu. Se ficar com dúvidas, a Alice (sua professora dentro do tutorial) poderá de auxiliar, você estará em boas mãos, fiquei impressionado com a qualidade da Nintendo em nos apresentar um software interativo como esse.

São ao todo 7 tutoriais interativos, que conduzem os usuários passo a passo por jogos de amostra cada vez mais complexos.  As primeiras lições ensinam o básico, como adicionar objetos ao mundo do jogo ou verificar se os botões executam ações.  As lições posteriores apresentam conceitos, como o posicionamento de uma câmera no espaço 3D ou o disparo de sequências quando certas condições são atendidas. Também após suas aulas terminarem, você passará por uma espécie de teste pra mostrar que você realmente aprendeu, em provas rápidas pra você poder passar para a próxima aula.

DESENVOLVEDOR, TEMOS QUE ACHAR.

Game Builder Garage's Japanese advert theme is dangerously catchy |  AllGamers
NODONS esperando uma presença pra mais uma aula

Embora você vá aprender o básico nos tutoriais, recursos mais complexos não são ensinados, existem, estão ali nos Nodons, mas você vai ter que testar, pesquisar e entender para que você possa desenvolver um game mais complexo. O aplicativo-game, pelo menos por enquanto, apresenta modelo de personagens genéricos e sem vida, as modelagens ao todo são bem básicas, caso queira, pode criar seus próprios desenhos (sprites) no sistema de desenhos, deixe seu senso artístico agir.

Creio que inda teremos mais recursos disponibilizados via e-shop. Mas também entendo que Game Builder Garage é sobre uma escola de programação básica para iniciantes e não um programa complexo de fazer games, a ideia não é fazer games complexos e sim ensinar e botar na prática aquilo que você aprender.

Existe sim um modo de você conhecer projetos de outros desenvolvedores pela internet, porém é incômodo achar algo, pois você é limitado ao ID do programador, se você souber a ID beleza, se não souber, não vai encontrar nada. Mesmo que você possa acessar algumas comunidades para Game Builder Garage por aí na internet, é um incomodo ter que digitar a ID do programador para poder jogar o game dele.

ME RECOMENDA?

Nintendo Switch | Aprende e cria jogos com o Game Builder Garage! | Squared  Potato

Super Aulas de programação básica pelas mãos da Nintendo, é isso que você irá encontrar em Game Build Garage. Mesmo com limitações, pois o aplicativo é para aulas interativas e não um programa de desenvolvimento de games complexos, no que diz respeito a conteúdo de programação orientada ao objeto, no aplicativo-game você sairá formado. Em companhia dos Nodons, seja você criança, adolescente ou um adulto sem noção de programação, irá conseguir programar e testar sua criação .Recomendo demais esse aplicativo-game pra quem tem a curiosidade de saber como funciona esse campo de programação e queira aprender sem se frustrar.

[rwp_box id=”0″]



[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos, o game da minha vida é DEATH STRANDING, sim, esse mesmo!!!! F.C : SW-3494-9190-7812
Raio Raio, Folha Folha