The Legend of Zelda – A Timeline Completa (Parte 4: Ocarina of Time)

The Legend of Zelda – A Timeline Completa (Parte 4: Ocarina of Time)

Hoje a gente vai dar uma continuidade a série de vídeos que vão contar a história da linha cronológica de uma das maiores sagas da Nintendo: The Legend of Zelda. E hoje a gente vai falar de The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Perdeu alguma parte da Timeline? Confira ao final da matéria links para todas as partes já publicadas

Esse é o último game antes da divisão de linhas temporais, e vocês finalmente vão entender o porquê.

Vídeo Original de 20/07/2020

No último episódio, vocês conheceram o pequeno bebê, que pelos braços de uma mãe desesperada por salvar sua vida de uma guerra, o confia aos cuidados da Grande Árvore Deku, guardiã da Floresta. Este bebe se tornou uma criança diferente dos outros… Diferente dos Kokiri eternamente jovens que viviam lá, ele cresceu….

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

“Na vasta e profunda floresta de Hyrule …
Há muito tempo servi como Espírito Guardião…
Eu sou conhecido como a Árvore Deku …
Os filhos da floresta, os Kokiri, vivem aqui comigo.
Cada Kokiri tem sua própria fada guardiã.
No entanto, há um garoto que não tem uma fada …”

The Legend of Zelda – A Timeline Completa (Parte 4: Ocarina of Time)

O game começa com Link tendo um pesadelo. No sonho ele vê um homem de armadura escura perseguindo uma menina fugindo num cavalo que saía do Castelo de Hyrule. Como estava escuro e chovendo, ele não conseguiu ver tudo direito.

Finalmente, o mentor e protetor do herói, a Great Deku Tree, decide enviar uma fada, Navi, para informar o herói sobre suas novas responsabilidades. Navi então, com toda sua… Falta de delicadeza e petulância, desperta Link. 

Ele tava meio desnorteado, mas percebeu que tudo não tinha passado apenas de um pesadelo. Navi avisa a link que a Grande Árvore Anciã precisa dele com urgência, e o convida para ir até lá. Depois de conseguir o equipamento necessário, sua primeira espada e escudo, Navi leva Link para ver a Grande Árvore Deku. Lá, nosso herói descobre que a guardiã da floresta havia sido amaldiçoada, e não ia demorar muito para que falecesse.

A Deku Tree conta a Link que um “homem perverso do deserto” o amaldiçoou e quer dominar o mundo. E é trabalho de Link impedi-lo e quebrar a maldição. Esse homem misterioso era Ganondorf, líder dos Gerudo. Ganondorf jurou lealdade ao rei de Hyrule mas, secretamente, queria criar um Portal do Tempo para conseguir a relíquia sagrada Triforce.

A Triforce é uma relíquia sagrada que concede ao seu portador um poder divino, inimaginável. O herói então entra na Grande Árvore Deku. Lá dentro, ele recebe o Estilingue das Fadas e luta contra o chefe da dungeon e a fonte da maldição, a rainha Gohma, o aracnídeo blindado que estava parasitando a árvore, e a derrota.

Após o sucesso do herói, a Great Deku Tree revela que, embora os esforços de Link tenham sido bem-sucedidos, ela já estava condenada desde o início. E em suas últimas palavras, antes de falecer, a Grande Árvore conta a Link a história de Ganondorf e Triforce, dá a ele a Pedra Espiritual da Floresta e. diz ao herói que ele deve viajar para o Castelo de Hyrule, Lá ele poderá falar diretamente com a princesa Zelda.

Após isso, ela morre.

O herói deixa sua casa na Floresta Kokiri, mas ao sair, é parado por sua melhor amiga Saria, na ponte que leva para fora nos campos de Hyrule. Ela lhe dá a Ocarina das fadas e diz para ele se lembrar dela. O herói então viaja para o Castelo Hyrule. É nos jardins do castelo que Link se encontra com a Princesa.

Ela está muito preocupada, e crê que Ganondorf está quase conseguindo encontrar a Triforce. Ela conta a ele sobre seu sonho e sobre as Pedras Espirituais e a Ocarina do Tempo. Zelda então pede que Link reúna as três Pedras Espirituais para que ele possa ir até o Reino Sacro e lá conseguir a Triforce. E isso tem que ser feito antes que Ganondorf consiga.

Após esta reunião, o herói é ensinado a canção Zelda’s Lullaby em sua ocarina por Impa, que o leva para fora do castelo e mostra o caminho para a vila de Kakariko, que fica embaixo da casa dos Gorons na Montanha da Morte. Link parte em sua aventura para encontrar as pedras. Uma delas estava com Darunia, chefe dos Gorons. E a outra, estava com Ruto, princesa dos Zoras. 

Depois de uma longa jornada salvando os gorons e tocando uma música empolgante para Darunia dançar em uma cena super divertida, Link consegue a pedra espiritual do fogo. Ele então parte para Zora’s Domain e tem que entrar dentro da barriga de uma baleia para salvar a princesa Zora que… parece meio que se apaixonar por link? Ela diz que a pedra que está para entregar a link seria como um anel de noivado! 

Depois de salva-la, link consegue a pedra espiritual da água. Retornando ao Castelo de Hyrule, Link vê Ganondorf perseguindo Zelda e sua guardiã, uma sheikah chamada Impa.  Elas estavam fugindo à cavalo! Espera, era exatamente como tinha sido no pesadelo que ele teve. Quando passaram por Link, a princesa consegue jogar um item no lago na frente do castelo.

Ganondorf veio logo atrás. Ele estava possesso, com muita raiva, mas tinha perdido o rastro das duas. Link tenta impedir Ganondorf de ir atrás delas. Mas seu esforço é em vão, ele é muito forte para uma pequena criança como link. Quando ele se foi, Link mergulha no lago que Zelda tinha jogado o item.  É nessa hora que ele vê pela a primeira vez a “Ocarina do Tempo”. Ou, a Ocarina of time.

Em uma visão, Link vê Zelda. Ela o ensina a Canção do Tempo e diz que ele deve tocar esta melodia na frente do Templo do Tempo. Era pra lá que ele deveria ir.

Chegando lá, Link faz exatamente como Zelda tinha pedido. Link utiliza as Pedras espirituais e toca a Canção do Tempo para abrir a porta do templo. Chegando no centro, Link encontra a lendária Master Sword. Depois de remover a Espada Mestra do Pedestal do Tempo, o herói dorme profundamente por sete anos. Nesse momento que um lapso temporal acontece. 

Link não sabia que Ganondorf havia entrado escondido no Templo junto com ele, invadido o reino sagrado e tomado posse da relíquia mais importante de zelda, a Triforce. Sete anos depois, Link acorda na Câmara dos Sábios sem saber exatamente o que tinha acontecido e descobre que muita coisa mudou nos sete anos que passou dormindo. Ele se depara então com Rauru. Rauru é um dos Sete Sábios que protege a entrada do Reino Sacro.

Como o Sábio da Luz, Rauru explica tudo o que aconteceu, incluindo o fato de Ganondorf ter dominado o mundo e revela o destino do herói: despertar como o Herói do Tempo. Rauru explica também que o espírito de Link foi selado durante todo esse tempo pra que ele ficasse crescido o suficiente pra empunhar a Master Sword e derrotar Ganondorf, já que como criança ele não seria forte o bastante para isso.

Rauru precisa do poder de todos os 7 sábios como ele, e dá a Link o Medalhão da Luz antes de devolvê-lo ao Hyrule agora governado por Ganondorf. Link agora precisa reunir os outros sábios e concluir a sua jornada.  Ao se retornado ao Templo do Tempo, Link encontra o misterioso Sheik, que afirma ser o último dos Sheikah. Sheik diz que ele deve viajar e explorar os cinco templos para despertar os outros cinco sábios, que lhe emprestarão seu poder para derrotar Ganondorf..

Sheik guia Link para libertar cinco templos do controle de Ganondorf e despertar os sábios de cada um desses templos. O herói viaja para cada um dos templos, sem mencionar também no espaço e no tempo, e desperta seus sábios, muitas vezes descobrindo que o sábio é um amigo ou conhecido. 

Saria desperta como o Sábio da Floresta no Templo da Floresta. Darunia desperta como o Sábio do Fogo no Templo do Fogo. A princesa Ruto desperta como o Sábio da Água no Templo da Água. Impa desperta como o Sábio da Sombra no Templo das Sombras. E Nabooru desperta como o Sábio do Espírito no Templo Espiritual.

Link coleta cada um de seus poderes na forma de um medalhão. Depois que os 5 sábios despertam e com esses medalhões em mãos, Rauru revela que Link deve se encontrar com alguém no Templo do Tempo.

Era Sheik.

Sheik revela que, na verdade, era Zelda disfarçada. Ela fez isso para poder fugir de Ganondorf. Zelda também revela pra Link que ela é a Sétima e última Sábia. Nisso, ela também conta a Link que o coração desequilibrado de Ganondorf fez com que a Triforce fosse dividida em três partes, assim como na profecia. Ganondorf possuía uma: a Triforce do Poder. Zelda possuía outra: a Triforce da Sabedoria. Faltava apenas uma, a Triforce da Coragem, que estava com Link.

Dito isso, Ganondorf aparece e sequestra Zelda e leva ela como prisioneira para seu Castelo. Os Seis Sábios então ajudam Link a entrar nos domínios do Castelo. Era hora de entrar no Castelo de Ganon, derrotar Ganondorf e salvar Zelda uma última vez. A subida foi árdua, mas necessária. Eram muitos perigos e armadilhas. Mas o Herói passou por todas.

Ele destrói as barreiras que protegem Ganondorf, cada uma na forma do elemento de cada Sábio, e prossegue para a Torre. Então chegou a vez, a luta final tão esperada com Ganondorf. Ele sobe para o quarto de Ganondorf e o desafia para um confronto final, no qual ele utiliza o poder escondido na Master Sword e nas Light Arrows para enfraquecer e derrotar Ganondorf

A Batalha foi difícil, mas Link saiu vitorioso. Zelda aparece e tudo parece que iria ficar bem. Só que Ganondorf não ia deixar isso barato. Em seus últimos suspiros agonizantes, usa o resto de seu poder para danificar o castelo, causando o colapso. Link e Zelda conseguem fugir do castelo em colapso. Chegando na entrada do castelo, Ganondorf surge novamente e utiliza a Triforce do Poder. Tomado de uma fúria enorme, ele vira um monstro enorme chamado Ganon, a verdadeira forma de Ganondorf.

Com alguns golpes, ele consegue retirar à força a Master Sword das mãos de Link. Zelda consegue devolver a espada ao Herói e, com ela em punhos, ele consegue derrotar Ganon. Quando Ganon está caído, Zelda começa a selar ele, mas está muito fraca para isso. Ela precisaria de ajuda. Então ela invoca os Seis Sábios! Juntos eles seriam muito mais fortes.

Então, os Sete Sábios conseguiram enviar e aprisionar Ganondorf no reino sombrio. Se vocês assistiram o último episódio da série, se lembram que o Reino Sagrado se corrompe caso uma alma vil consiga adentra-lo. O Reino Sombrio é a versão Corrompida do Reino Sagrado. Só que tinha um porém. A Triforce do poder ainda estava com ele.

Ele jurou vingança a eles e todos os seus descendentes assim que o portal estivesse fraco novamente. Então Ganondorf foi enviado ao Reino Sagrado corrompido, e não causaria mais problemas. Para ajustar tudo, Zelda então pede a Ocarina of Time e, como Sábia, ela é capaz de para enviar Link de volta pra sua infância.

De volta ao seu corpo de criança, Link deixa a Master Sword no Templo do Tempo. E, como a missão de Navi tinha acabado, ela deixa Link. Nos créditos finais, vemos Hyrule foi salvo e as pessoas se divertem por causa disso, embora nem todo mundo esteja muito feliz.

Na última cena, o Link criança encontra-se novamente com a Princesa Zelda. nos jardins do castelo. E esse é o fim de Ocarina of Time.

Depois desses eventos todos, a Nintendo dividiu a linha do tempo de Zelda em 3 segmentos: A primeira é a Linha do Tempo do Herói Caído, ela é um ramo no qual Ganon derrota o Herói do Tempo. É como se Link tivesse perdido na batalha final em Ocarina of Time, e leva à história do jogo lendário, A Link to the past de Super Nintendo, que será nosso próximo episódio! Além de Oracle of Ages, Link’s Awakening que eecentemente teve um remake no Switch e os de Nintendinho.

Já as outras duas são a linha em que o Herói do Tempo vence e o Reino Sagrado é protegido! Depois de Ocarina of time, link volta a ser criança certo? NA TIMELINE DO LINK CRIANÇA, o Reino Sagrado não está corrompido por Ganon, e Alguns meses depois de ter voltado no tempo, se dá o início da história de Zelda Majora’s Mask! Em seguida temos Twilight Princess e o Four Swords Adventures de Gamecube.

E por fim, a última timeline dividida, é a que vai narrar os eventos do Link quando ADULTO, depois de derrotar Ganon e de SELAR ganon, como aconteceu em Ocarina of time. Só que em vez do Reino Sagrado estar protegido, nesta timeline, ele está corrompido e com o Ganon selado lá dentro pelos 7 sábios. E ele consegue SAIR de lá! E como o herói não existia mais naquele mundo pois ele voltou no tempo e virou criança, o mundo estava sem heróis. Ele consegue dominar Hyrule e as Deusas tem que intervir inundando tudo.

E isso dá inicio aos eventos de The Legend of Zelda: Wind Waker e os outros games, Phantom Hourglass e Spirit Tracks. Sobre Zelda Breath of the Wild você me pergunta? Acompanhe a série completa diariamente aqui no portal Project N que eu vou te explicar direitinho para você entender.


Timeline Completa


Escrito e Editado pela Equipe Coelho no Japão em parceria com o site Nerd Week


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]