30 anos de Mario Kart: a história completa

30 anos de Mario Kart: a história completa

COMEMORANDO O 30º ANIVERSÁRIO DE MARIO KART, VAMOS DAR UMA OLHADA EM TODOS OS JOGOS E SPIN-OFFS.

É difícil acreditar que houve um tempo em que o “gênero de kart” não existia.

Nas últimas três décadas, vimos inúmeros IPs se transformarem em jogos de corridas, com vários níveis de sucesso. De jogos como Sonic, Crash Bandicoot e Final Fantasy, até licenças mais incomuns como Power Rangers, The Muppets e Crazy Frog, houve centenas de jogos de kart ao longo dos anos.

Nada disso teria acontecido se não fosse o sucesso de Super Mario Kart, que completou 30 anos em 27 de agosto de 2022. O enorme sucesso de Mario Kart levou não apenas às inevitáveis ​​sequências, mas ao nascimento de um gênero totalmente novo que continua a ver novos “imitadores” até hoje.

Para celebrar este aniversário de de Mario Kart, decidimos recapitular todos os jogos da série, desde as entradas principais até os spin-offs. Aperte o cinto então e 3, 2 (segure o acelerador agora), 1, vamos começar!

SUPER MÁRIO KART

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 27 de agosto de 1992
  • Console– SNES
  • Jogadores – 2
  • Personagens – 8
  • Pistas – 20 corridas, 4 batalhas
  • Estreias de personagens – Mario, Luigi, ‘Princesa’, Yoshi, Bowser, Donkey Kong Jr, Koopa Troopa, Toad
  • Nota – Todo o conceito de um jogo de corrida de kart em conjunto

Diz muito que muitos dos elementos centrais de Super Mario Kart permanecem na série 30 anos depois. As configurações de velocidade de 50cc, 100cc e 150cc, que dobram como níveis de dificuldade de IA. A configuração do Grande Prêmio com sua série de corridas e totais de pontos.

Como também o casco verde ir direto, o vermelha que se encaixa, a estrela que o torna invencível e aumenta sua velocidade, um cogumelo dá um aumento de velocidade. E, é claro, bater no seu amigo nas costas com um casco no Modo de Batalha é extremamente satisfatório.

O fato de a Nintendo ter acertado tanto em sua primeira tentativa talvez explique por que Super Mario Kart não foi apenas um spin-off único como Wario’s Woods ou Yoshi’s Safari, e acabou gerando um dos gêneros mais populares da indústria.

MARIO KART 64

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 14 de dezembro de 1996
  • Console – Nintendo 64
  • Jogadores – 4
  • Personagens – 8
  • Pistas – 16 corridas, 4 batalhas
  • Estreias de personagens – Donkey Kong, Wario
  • Nota – Multijogador para quatro jogadores, casco azul, drift boost

Quando a Nintendo exibiu publicamente o Nintendo 64 pela primeira vez no show Shoshinkai Software Exhibition no Japão em 1995, também revelou alguns dos jogos planejados para o lançamento do console.

Mario Kart R, que substituiria graficamente as pistas do Modo 7 do SNES por pistas totalmente poligonais, não estava pronto a tempo para o primeiro dia, mas quando finalmente foi lançado como Mario Kart 64, provou valer a pena esperar.

Substituindo completamente o motor do jogo SNES, Mario Kart 64 usou um truque que era comum nos primeiros jogos 3D – porque o N64 só conseguia lidar com um certo número de polígonos, apenas os ambientes eram poligonais.

Os personagens, entretanto, eram sprites CG pré-renderizados (semelhante a Donkey Kong Country), que mudavam dependendo de qual direção você os visualizava, para dar a ilusão de que eram 3D adequados.

Mario Kart 64 também introduziu uma série de novas ideias que rapidamente se tornaram os pilares da série. Ao balançar o analógico enquanto está à deriva, por exemplo, você pode aumentar a velocidade, um conceito que permanece até hoje (menos o balançar, felizmente).

O mais notável, porém, foi a introdução da notória casco azul, a arma mais temida na história de Mario Kart e o ‘grande nivelador’ que garantiu que ninguém nunca ficasse bom demais no jogo.

MARIO KART: SUPER CIRCUIT

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 21 de julho de 2001
  • Console – Game Boy Advance
  • Jogadores – 4
  • Personagens – 8
  • Pistas – 40 corridas, 4 batalhas
  • Estreias de personagens – Nenhuma
  • Nota – Primeiro Mario Kart portátil, pistas retrô

Originalmente anunciado como Mario Kart Advance, este foi um dos primeiros jogos que a Nintendo revelou para mostrar o poder de seu novo portátil Game Boy Advance. Também funcionou. Enquanto muitos assumiram que o GBA era essencialmente um SNES portátil, Mario Kart: Super Circuit mostrou que ele realmente tinha mais poder.

Super Circuit parecia mais um ponto intermediário entre Super Mario Kart e Mario Kart 64, com pistas rotativas imitando o truque do Modo 7 do jogo SNES, mas os modelos de personagens e recursos do N64 (como multiplayer de quatro jogadores e cascos azuis).

O mais impressionante, porém, foi a capacidade de desbloquear todas as pistas do Super Mario Kart, dobrando o número de pistas de 20 para 40. Foi um momento “uau” adequado, e o desbloqueio de pistas retrô se tornou uma tradição de Mario Kart desde então.

MARIO KART: DOUBLE DASH!!

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 7 de novembro de 2003
  • Console – Game Cube
  • Jogadores – 4 (16 pela LAN)
  • Personagens – 20
  • Pistas – 16 corridas, 6 batalhas
  • Estreias de personagens – Daisy, Birdo, Baby Mario, Baby Luigi, Koopa Paratroopa, Diddy Kong, Bowser Jr, Waluigi, Toadette, Petey Piranha, King Boo
  • Nota – Dois personagens por kart, veículos selecionáveis, multijogador LAN

Este game marcou uma mudança ousada na série, e não apenas por causa de sua decisão gramaticalmente imperdoável de ter dois pontos de exclamação no título. A ideia de andar sozinho foi totalmente abandonada: todos os karts agora eram conduzidos por dois personagens de cada vez (um na frente dirigindo, um na parte de trás jogando armas).

Por causa dessa nova mecânica, a Nintendo também teve que aumentar drasticamente o número de personagens jogáveis, que até este ponto eram oito constante em todos os jogos.

Como resultado, mais da metade da lista de Double Dash foi composta por personagens de estreia que aparecem em um jogo de Mario Kart pela primeira vez. Não só isso, mas um deles (Toadette) estava fazendo sua primeira aparição em qualquer jogo do Mario, aparentemente para que Toad pudesse ter um parceiro.

Double Dash!! também introduziu um novo recurso que não era visto desde então: itens especiais. Cada personagem tinha sua própria arma que só eles podiam usar (semelhante a algo que apenas oponentes de IA podiam fazer no SNES original).

Mario e Luigi tinham bolas de fogo. Peach e Daisy poderiam gerar corações para proteger seu kart. Donkey e Diddy tinham uma banana enorme que podiam jogar. Esse tipo de coisa. Uma outra ideia nova que permaneceu, porém, foi a adição de diferentes karts que você poderia escolher, em vez de karts genéricos para todos. Isso aumentou as possibilidades na hora de escolher uma configuração que melhor se adaptasse ao seu estilo de corrida.

Finalmente, o jogo introduziu o jogo em LAN, permitindo que os jogadores conectem até oito GameCubes localmente para que até 16 jogadores possam competir. Você sabe, porque todo mundo conhecia sete amigos que tinham GameCubes e estavam felizes em carregar suas grandes TVs.

MARIO KART DS

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 14 de novembro de 2005
  • Console – Nintendo DS
  • Jogadores – 8 (4 online)
  • Personagens – 12
  • Pistas – 32 corridas, 6 batalhas
  • Estreia do personagem – Dry Bones, ROB, Shy Guy
  • Nota – Multijogador online, modo Missão

Depois que o conceito de ‘dois pilotos’ dividiu os fãs de Mario Kart, a Nintendo decidiu diminuir um pouco a loucura e voltar aos karts normais. No entanto, algumas coisas permaneceram, incluindo a capacidade de selecionar seu kart, bem como o mecanismo geral do jogo, que continua de forma modificada até hoje.

Mario Kart DS não deixou de ter suas próprias inovações. Ele adicionou alguns novos itens – o Blooper e o Bullet Bill – que eram irritantes e fantásticos, respectivamente. Este game introduziu um modo de “brilliant mode”, que deu ao jogador 63 desafios diferentes para jogar, desde coletar todas as moedas em uma volta, dirigir uma pista para trás dentro de um limite de tempo definido, até mesmo participar de batalhas contra chefes.

Infelizmente, esse modo nunca pegou e nunca mais foi visto. O que era bom, no entanto, era o multiplayer online, que estreou em Mario Kart DS e rapidamente se tornou popular, embora a conexão Wi-Fi do DS era um tanto irregular.

MARIO KART ARCADE GP

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 19 de novembro de 2005
  • Console – Máquinas Arcade
  • Jogadores – 4
  • Personagens – 11
  • Pistas – 12 (somente corrida)
  • Estreias de personagens – Pac-Man, Ms Pac-Man, Blinky
  • Nota – O primeiro arcade Mario Kart, crossover Pac-Man

No início dos anos 2000, um acordo inovador foi fechado no qual Nintendo, Sega e Namco se uniram para criar uma nova placa de sistema de arcade chamada Triforce. Apesar do discurso de vendas, Triforce era realmente apenas uma versão modificada do hardware do GameCube, mas o interessante sobre o acordo era que a Nintendo estava permitindo que suas franquias de corrida fossem administradas por outra pessoa pela primeira vez, passando as tarefas para seus novos amigos.

A Sega conseguiu trabalhar em F-Zero AX e GX, que foram lançados em arcades e no GameCube, respectivamente. A Namco, por sua vez, recebeu as chaves da consagrada licença de Mario Kart. O resultado foi Mario Kart Arcade GP.

É um game semelhante a outros jogos de Mario Kart, mas muito diferente em algumas partes. Ele oferecia 93 tipos diferentes de itens, três dos quais foram escolhidos aleatoriamente para cada corrida.

A coisa pela qual o Arcade GP era conhecido, no entanto, foi a introdução dos primeiros personagens convidados não-Nintendo para a série – Pac-Man, Ms Pac-Man e o fantasma vermelho do Pac-Man Blinky.

MARIO KART ARCADE GP 2

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 14 de março de 2007
  • Consoles – Máquinas Arcade
  • Jogadores – 4
  • Personagens – 13
  • Pistas – 16 (somente corrida)
  • Estreias de personagens – Mametchi
  • Nota – crossover Tamagotchi

O primeiro Mario Kart Arcade GP foi tão bem sucedido que a Namco (agora conhecida como Bandai Namco) decidiu lançar uma continuação. Arcade GP 2 não foi uma ‘sequência’ adequada no verdadeiro sentido da palavra, é melhor descrito como uma versão aprimorada do original.

Este game adicionou mais dois personagens: Waluigi e Mametchi. Ma-quem-tchi? Nós vamos explicar. A fusão da Namco com a empresa de brinquedos Bandai significou que ela também passou a usar todas as suas licenças, daí a adição de Mametchi, um personagem da coleção “virtual pets” de estimação, os Tamagotchi.

MARIO KART WII

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 10 de abril de 2008
  • Consoles – Wii
  • Jogadores – 4 (12 online)
  • Personagens – 25
  • Pistas – 32 corridas, 10 batalhas
  • Estreias de personagens – Baby Peach, Baby Daisy, Rosalina, Dry Bowser, Funky Kong, Mii
  • Nota – Bicicletas, Jump Tricks, controle de movimento, Wii Wheel

Quando abril de 2008 chegou, já se passaram quase cinco anos desde o Double-Dash, então os jogadores de console estavam gostando do ressurgimento do Nintendo com o Wii – estavam bem e verdadeiramente ansiosos por um novo Mario Kart.

Imagine as comemorações, então, quando Mario Kart Wii apareceu um ano e meio na vida do Wii, oferecendo mais personagens do que em qualquer jogo Mario até agora. Mario Kart Wii também foi importante por um grande motivo: foi o primeiro da série que realmente podia ser jogado por qualquer pessoa.

Embora a jogabilidade relativamente simplista de Mario Kart significasse que os games anteriores pudessem ser jogados pela maioria, aqueles que nunca tocaram em um controle em suas vidas ainda estavam claramente em desvantagem.

Com a introdução de controles de movimento e o acessório de plástico Wii Wheel que veio com o jogo, Mario Kart de repente ficou muito mais acessível para iniciantes. O resultado disso foi óbvio: com 37 milhões de cópias vendidas, não só se tornou o jogo Mario Kart mais vendido (na época), mas o jogo de corrida mais vendido de todos os tempos e um dos jogos mais vendidos da história.

Nem mesmo a inclusão de motos, poderia arruinar o que foi sem dúvida o ponto mais alto da série até hoje.

MARIO KART 7

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 1 de dezembro de 2011
  • Console – Nintendo 3DS
  • Jogadores – 8 (8 online)
  • Personagens – 17
  • Pistas – 32 corridas, 6 batalhas
  • Estreias de personagens – Metal Mario, Honey Queen, Wiggler, Lakitu
  • Nota – personalização de kart, corridas subaquáticas, gliding

A Nintendo sabia que ganhou muito com Mario Kart Wii, então sua próxima oferta portátil foi mais do mesmo, só que melhor. A grande novidade desta vez foi a capacidade de personalizar totalmente o seu kart: em vez de escolher entre um monte de veículos pré-existentes, agora você pode combinar diferentes tipos de carroceria, roda e planador para criar o seu próprio.

Tipos de planadores? Isso mesmo – Mario Kart 7 adicionou seções voadoras que acionavam sempre que você saía de uma rampa azul especial e também permitia que os jogadores dirigissem debaixo d’água pela primeira vez.

Mario Kart 7 também adicionou alguns novos itens. O Fire Flower permitia que você jogasse um monte de bolas de fogo pelas pistas, enquanto o Super Leaf lhe deu uma cauda de guaxinim que você poderia usar para acertar os inimigos ou – se você acertasse – desviar mísseis.

O Lucky Seven, no entanto, era o item mais ridículo, ele concedia ao jogador um Cogumelo, uma Banana, um Casco Vermelha, um Casco Verde, um Blooper, um Bob-omb e uma Estrela de uma só vez. Foi um pouco demais.

MARIO KART ARCADE GP DX

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 25 de julho de 2013
  • Console – Máquinas Arcade
  • Jogadores – 4
  • Personagens – 16
  • Pistas – 12 (somente corrida)
  • Estreias de personagens – Don-chan
  • Nota – Fusion Karts, Taiko no Tatsujin crossover

Não contente em ter dois jogos de arcade Mario Kart, a Namco Bandai lançou um terceiro em 2013. Mario Kart Arcade GP DX foi outra versão melhorada de seus antecessores, mas adicionou algumas ideias novas, incluindo um truque cooperativo particularmente interessante.

Dois jogadores agora podem correr juntos em uma equipe, ajudando um ao outro. Se um jogador pegasse um item especial de Fusão, ele poderia ativá-lo para ativar o Fusion Kart. Um jogador poderia dirigi-lo enquanto o outro usava a roda para apontar sua torre e disparar mísseis. É um pouco como Halo, quando um jogador está dirigindo o Warthog e o outro está manejando a arma, exceto que em vez de Master Chief é Mario e Peach.

As outras adições foram mais diretas. Don-chan, o herói dos jogos Taiko no Tatsujin (Taiko Drum Master) da Namco, fez sua estreia em Mario Kart, enquanto mais itens foram adicionados para elevar o total a 100.

Enquanto isso, os jogadores podem escolher os ‘alter-egos’ de alguns personagens, o que significa que nomes como Tanooki Mario, Ice Luigi e Dry Bowser foram adicionados ao jogo.

MARIO KART 8

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 29 de maio de 2014
  • Console – Wii U
  • Jogadores – 4 (12 online)
  • Personagens – 30 (36 com DLC)
  • Pistas – 32 (48 com DLC)
  • Estreias de personagens – Iggy, Roy, Lemmy, Larry, Wendy, Ludwig, Morton, Baby Rosalina, Pink Gold Peach, Tanooki Mario, Cat Peach, Link, Villager, Isabelle
  • Nota – Corridas anti-gravidade, ATVs, trajes amiibo, conteúdo para download

O Wii U pode não ter sido o sucesso que a Nintendo esperava – longe disso – mas pelo menos conseguiu o melhor Mario Kart de todos os tempos. Mario Kart 8 não foi revolucionário de forma alguma, apenas pegou tudo o que funcionou bem nas entradas anteriores e colocou tudo em um pacote glorioso.

Ele tinha algumas ideias – a adição de corridas anti-gravidade foi um novo truque surpreendentemente sutil, mas divertido, que criou layouts de pista alucinantes. As corridas de asa delta e subaquáticas de Mario Kart 7 voltaram, fazendo sua estreia nos consoles domésticos, enquanto as motos de Mario Kart Wii também voltaram (acompanhadas desta vez por ATVs).

Foi simplesmente uma reunião de todas as melhores coisas dos jogos anteriores, e ficou ainda melhor quando se tornou o primeiro jogo Mario Kart a oferecer conteúdo para download. O DLC também lançou crossovers com outras franquias da Nintendo, trazendo Zelda, Animal Crossing, F-Zero e Excitebike para Mario Kart pela primeira vez.

A única coisa que faltava eram altos números de vendas. Alto para Mario Kart, queremos dizer – ainda vendeu muito bem para um jogo de Wii U. Talvez se estivesse em um sistema mais popular, mais pessoas o comprariam.

Hmmmm.

MARIO KART 8 DELUXE

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 28 de abril de 2017
  • Console – Nintendo Switch
  • Jogadores – 4 (12 online)
  • Personagens – 42
  • Pistas – 48 corridas (96 com DLC), 8 batalhas
  • Estreia dos personagens – Inkling Girl, Inkling Boy
  • Nota – Jogável na TV e no portátil, crossover Splatoon

Pode haver pouco argumento de que Mario Kart 8 Deluxe é o melhor jogo de Mario Kart já feito. Tecnicamente, não é um jogo novo – esta é a primeira vez que um título de Mario Kart é essencialmente uma ‘edição especial’ do que veio antes dele.

No entanto, dado que Mario Kart 8 não atingiu todo o seu potencial por causa do sistema em que foi lançado originalmente, a maioria estava disposta a dar uma segunda chance aos holofotes, uma que é tomada com entusiasmo.

Não é sem melhorias. A resolução de renderização agora é 1080p em vez de 720p (quando jogado em uma TV), e mais seis personagens foram adicionados à lista, incluindo dois de Splatoon.

Um modo de batalha adequado também foi adicionado para compensar o amplamente criticado Wii U, com oito arenas e cinco modos de batalha diferentes. A Nintendo também aumentou conteúdos no início deste ano, quando lançou o Booster Course Pass, que está em processo de adicionar outras 48 faixas.

Isso significa que até o final de 2023, o jogo terá 96 pistas.

MARIO KART ARCADE GP VR

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 14 de julho de 2017
  • Console – Máquinas Arcade
  • Jogadores – 1-4
  • Personagens – 6 (apenas 4 são jogáveis)
  • Pistas – 1
  • Estreias de personagens – Nenhuma
  • Nota Realidade virtual

A Nintendo quase nunca brinca com a realidade virtual e, de certa forma, também não: como os outros títulos de Mario Kart Arcade GP, este foi administrado principalmente pela Bandai Namco .

Em vez de pressionar um botão para lançar armas, os jogadores precisam fazer um movimento de arremesso com a mão, que é registrado por um pequeno aparelho que eles usam no pulso.

Com apenas uma pista e quatro personagens para escolher, é claro que Mario Kart Arcade GP VR é mais um game único do que um jogo Mario Kart genuíno e completo.

Como um espetáculo puro, no entanto, é certamente algo que vale a pena testar, mesmo que existam muito poucas unidades disponíveis e você tenha uma boa chance de se sentir enjoado depois de jogá-lo.

MARIO KART TOUR

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 25 de setembro de 2019
  • Console – Celular
  • Jogadores – 1-8
  • Personagens – 175 até hoje
  • Pistas – 89 até o momento (seleção rotativa)
  • Estreias de personagens – Peachette, Pauline, Hammer Bro, Monty Mole, Dixie Kong, Captain Toad, Nabbit, Kamek, Chargin’ Chuck (entre outros)
  • Nota – Primeira entrada móvel, serviço ao vivo Mario Kart

Por muito tempo, a Nintendo resistiu ao desejo de uma atenção para os jogos móveis, insistindo que seu próprio hardware era o melhor lar para suas criações.

Isso tudo mudou em meados de 2010, quando nomes como Animal Crossing, Fire Emblem e New Super Mario Bros deram o “ar das graças” nos celulares para dispositivos Android e iOS .

MARIO KART LIVE: HOME CIRCUIT

30 anos de Mario Kart: a história completa
  • Lançamento original – 16 de outubro de 2020
  • Console – Nintendo Switch
  • Jogadores – 1-2
  • Personagens – 13 (apenas 5 são jogáveis)
  • Pistas – 30 ambientes
  • Estreias de personagens – Nenhuma
  • Nota – Realidade aumentada, pistas criadas pelo usuário do mundo real

A Nintendo não era a principal desenvolvedora quando se tratava da versão de realidade virtual de Mario Kart, e o mesmo aconteceu com a versão de realidade aumentada. Desenvolvido pela Velan Studios (que passou a desenvolver Knockout City), Mario Kart Live: Home Circuit vem com um kart de controle remoto físico real dirigido por Mario ou Luigi.

O kart tem uma câmera que fica atrás da cabeça de Mario – isso envia um feed de vídeo para o Switch, permitindo que os jogadores vejam o que o kart vê do ponto de vista tradicional de Mario Kart em terceira pessoa.

Os jogadores também podem criar suas próprias pistas colocando checkpoints no chão, que a câmera do kart pode reconhecer como parte do percurso. Enquanto você corre no jogo, o carro da vida real corre pelo seu quarto, assustando o gato e quase certamente ficando preso embaixo do sofá.

Quando tudo funciona como deveria, é um feito impressionantemente imersivo e, embora provavelmente não veja uma sequência tão cedo, é outro capítulo muito legal da série Mario Kart.

Até o momento, Mario Kart Live ainda é o mais recente título de Mario Kart, e todos os olhos continuam voltados para a Nintendo para ver quando Mario Kart 9 finalmente será anunciado.

Com o DLC de Mario Kart 8 Deluxe definido para continuar até o final de 2023, podemos esperar um pouco ainda pelo próximo Mario Kart principal.

Já se passaram oito anos desde que Mario Kart 8 foi lançado no Wii U, e enquanto relançamentos de luxo, spin-offs de AR e VR e games móveis estão nos mantendo distraídos, este ainda é o mais longo que tivemos que esperar (de longe ) para um novo game.

E aí, qual destes games de Kart é o seu favorito? Deixe nos comentários!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos, o game da minha vida é DEATH STRANDING, sim, esse mesmo!!!! F.C : SW-3494-9190-7812