Esta semana a Greenheart Games lança seu simulador de desenvolvimento de jogos ‘Game Dev Tycoon’ para o Nintendo Switch. Se você ainda não conhece, trata-se de um game em que você é responsável por gerir um estúdio de desenvolvimento, começando pela cena clichê do programador na garagem de casa até à criação de uma empresa gigante de videogames.
Da Garagem para o Mundo
Criar um jogo é um procedimento extremamente complexo, porém aqui está resumido em algumas ações com critérios de combinações variáveis a ser definido de acordo com o gênero e o estilo do jogo a ser criado.
Ao iniciar o desenvolvimento de um jogo, você deve escolher o título, gênero e o tipo do jogo. Sendo possível, por exemplo, criar um jogo com temática ‘Ninja’ nos gêneros ‘RPG’ e ‘Aventura’. Após jogar e avançar um pouco, também deverá escolher o público alvo do seu jogo. Definido tudo, você deverá assumir o desenvolvimento escolhendo diversas outras combinações importantes para definir se o seu jogo será um sucesso ou um fracasso. Por exemplo, ao criar um jogo de RPG, você deve escolher quais critérios deverão ser focado em cada uma das três fases de desenvolvimento do game.
As fases aparecem na medida que a barrinha do desenvolvimento avança, você deve equilibrar e focar no que acredita ser melhor para o seu jogo. A primeira fase de desenvolvimento você escolhe os esforços que serão destinados a “Engine”, “Jogabilidade” e “História/Missões”; a segunda fase, “Diálogo”, “Design dos Níveis” e “Inteligência Artificial”; e na terceira e última fase, “Design do Mundo”, “Gráficos” e “Som”. Lembrando que todas as combinações interferem na nota final do jogo, assim como nas vendagens totais. Portanto, se você lançar um jogo de ação com público alvo adulto, priorizando diálogos, e para o Nivento GS (Nintendo DS), com certeza seu jogo venderá muito pouco e não terá críticas tão boas.
Ao findar do projeto, você deverá lançar seu jogo no mercado e consequentemente ser submetido a crítica especializada, que irá pontuar seu jogo com uma nota que varia de 0 a 10. Caso seu jogo seja muito bem avaliado pela crítica especializada, seu jogo venderá muito e garantirá muito dinheiro para a empresa.
Gerenciando e crescendo
Game Dev Tycoon possui boas mecânicas e trabalha muito bem com um fluxo progressivo recompensatório. Ao conseguir bons jogos, consequentemente venderá mais, ganhará mais fãs e terá mais dinheiro. Com o bolso cheio, você consegue contratar novos funcionários para seu estúdio, assim como investir mais pesado em marketing e até mesmo criar seu próprio console para competir com a Nivento (sim, esse é o nome dado a Nintendo dentro do jogo hahaha).
Dinheiro é fundamental para seu progresso no jogo, e sem dinheiro infelizmente terá que criar jogos com recurso reduzidos, maneirar com as pesquisas de tecnologias e inovação, e até mesmo evitar de ter uma estande grande na G3.
Conveções, Pirataria e Conquistas
A G3 é uma paródia da E3 da vida real, é um evento que acontece todos os anos no mês de Junho do jogo. Os estandes custam 80k o pequeno, 500k o médio e 1,5kk o grande. Também é possível não participar da convenção ou até mesmo dar uma convenção própria, caso queira. As convenções servem para criar hype e aumentar as vendas dos jogos e consoles disponíveis no mercado. Ou seja, quaisquer jogos e consoles em vendas ativas terão um aumento nas vendas, e qualquer jogo em desenvolvimento terá um hype aumentado, funcionando como uma promoção do jogo.
Assim como na vida real, o jogo oferece a possibilidade de adentrar na indústria do game e enfrentar a pirataria. É uma opção que vem por padrão desabilitada e uma vez habilitada, aumenta demasiadamente a dificuldade do jogo, causando um grande impacto nas vendas e lucro obtido.
Ao realizar diversas tarefas dentro do jogo, você desbloqueará uma medalha que ficará disponível no menu de conquistas. Alguns exemplos dessas conquistas são “Vender dez milhões de cópias de um jogo sem a ajuda de uma publicadora”, “Supere todas as adversidades e termine o jogo no modo pirata” e “Contratar alguém famoso”.
Conclusão
O jogo proporciona dezenas horas de diversão e oferece um tour pelo mundo dos videogames, então caso você conheça um pouco do mercado de games, terá uma pequena vantagem. Saberá que talvez seja mais vantajoso investir no Nivento GS (paródia ao Nintendo DS) ao investir no PPS (paródia ao PSP), e também saberá que não é vantajoso investir no DreamVast (DreamCast).
Swap em segundo lugar em participação do mercado de videogames Ninvento GS e seu conceito duas telas
Game Dev Story traz o universo dos games com maestria, você ficará preso no gameplay e dificilmente conseguirá desvincular tão cedo do jogo. Eu mesmo, deixei as pessoas me esperando enquanto eu estava imerso no jogo, pedindo “só mais 10 minutinhos” enquanto lançava mais uma expansão de um MMO de sucesso, na expectativa de angariar mais alguns milhões para investir no Project One (meu primeiro console).
Joguei por dezenas de horas, criei duas empresas e só encontrei um bug no jogo. Ao finalizar o jogo com a minha primeira empresa (Project N), alguns dados estatísticos que são exibidos no fim da partida, estavam quebrados e não me mostraram algumas informações. O que pode (e eu espero que sim) seja corrigido com alguma atualização futura.
Você pode adquirir o jogo por U$14,99, e seu lançamento ocorrerá no dia 08/10. O jogo chega 100% em português e garante no mínimo 8h de jogatina caso queira jogar apenas uma única vez. Tendo um custo x benefício muito grande, principalmente se você curte jogos de gerenciamento.
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[Nota do Editor: Game Dev Tycoon foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Player Two PR para avaliação.]
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