Final Fantasy IX Remastered é versão remasterizada da versão original para Playstation 1, desenvolvido pela SQUARE ENIX. Neste RPG, você vai embarcar em uma emocionante aventura da “época de ouro” da franquia, com direito a canções belíssimas, encontros aleatórios com os inimigos e muita diversão!
PARA SEMPRE….
Há quase 35 anos, era lançado no NES aquele que se tornaria um dos, senão o maior, representante do gênero JRPG no mundo dos games, FINAL FANTASY.
Durante todos esses anos, a franquia tem passado por uma série de mudanças e renovações e com isso construindo ligações emocionais com uma geração de jogadores. Eu, você e uma série de outras pessoas mundo afora, com certeza tem guardado em mente algum momento vivido no jogo. Carregando em sua maioria uma dose de dramaticidade, a série consegue fazer com que o jogador mergulhe de corpo e alma a cada jogo lançado. Carrega também aquela característica que é com certeza a mais importante, a de ter salvado um estúdio (Square) da falência. Essa é a ironia do título, “A fantasia nunca termina”.
UMA GRANDE AVENTURA
A narrativa de Final Fantasy IX tem início com uma linda cena em CGI, mostrando um pequeno barco tripulado e duas pessoas sendo castigadas por uma intensa tempestade. Essa parte só fará sentido bem mais na frente no jogo, tanto que a cena é cortada para uma princesa em seu castelo que não parece feliz com sua condição. Ela é Garnet Til Alexandros, princesa do reino de Alexandria e não acredita que sua mãe, a rainha Brahne de Alexandria, pretende iniciar uma guerra para conquistar todos os reinos do mundo e tornar-se a maior potência mundial. Por isso, Garnet decidiu fugir de Alexandria para investigar, aproveitando a chegada da peça teatral do bando Tentalus para visitar o regente Cid, do reino de Lindblum.
O teatro é apenas uma fachada do bando, pois na verdade eles foram contratados para sequestrar a princesa durante a encenação. Com isso tem início uma série de conflitos envolvendo interesses pessoais e ganância, gerando uma série de eventos intrigantes que escondem algo muito maior. Na verdade, Garnet é a filha de um dos habitantes da lendária vila de Madian Sari (Dr. Tot em Treno, é para o senhor essa homenagem), o lar do evocadores. Sendo filha da vila, Garnet tem o poder de evocar criaturas lendárias (existe uma característica peculiar aos moradores dessa vila.) Esse foi o propósito dela ter sido adotada pela rainha Brahne. Se você pensa que esse é o único mistério relacionado a narrativa do jogo, está engando. Zidane , o protagonista desta incrível aventura, também carrega fatos obscuros relacionados ao seu passado com um misterioso homem chamado Kuja. Este ajuda a rainha Brahne no fornecimento de armas, mas ele tem outras proposições e isso desencadeia uma guerra entre dois mundos.
A trama de Final Fantasy IX o levará em uma jornada incrível, que mostrará os valores da amizade e principalmente o sentido da vida.
PERSONAGENS DA PARTY
Zidane Tribal — Um conquistador de carteirinha, Zidane faz parte do grupo Tentalus e guarda muitos segredos relacionados ao seu passado.
Garnet Til Alexandros — Herdeira do trono de Alexandria, desde criança gosta muito de estudar e passava muito tempo na biblioteca do castelo, acompanhada do Dr. Tot. Logo após a fuga do castelo, muda seu nome para Dagger.
Vivi Orunitia — Um dos melhores personagens já criado em um RPG, Vivi é extremamente bem construído. Ele está em busca de entender sua própria existência. Você vai se emocionar em várias partes dele no jogo.
Eiko Carol — Ultima habitante da lendária vila de Madain Sari, se apaixonará perdidamente por Zidane e entrará no grupo para tentar conquistá-lo.
Adalbert Steiner — Fiel protetor de Garnet, jurou lealdade à rainha Brahne e tem um grande respeito aos Black Mages. Tem certa desconfiança em relação a Zidane, ele é o Warrior do grupo.
Flaming Amarant — Um caçador de recompensas. Alimenta uma mágoa muito grande de Zidane, aceitou a missão de resgatar a princesa vendo nisso uma oportunidade de se vingar.
Quina Quen — Habitante do pântano Qu’s Marsh, localizado no continente Mist. Adora todo tipo de animal e ama sapos. Por mais estranha que possa parecer, não se deixe levar por isso, Quina é uma personagem muito forte. Sempre a mantenho em meu grupo.
Freya Crescent — Freya deixou sua terra natal, Burmecia, para procurar o amor de sua vida, que até então ela achava haver morrido. Freya usa uma lança e é extremamente poderosa com suas habilidades.
GRÁFICOS
A versão que foi portada para o Nintendo Switch foi a da Steam, que de fato foi muito melhorada em relação à versão original de Playstation. Os personagens em SD e os cenários pré renderizados são muito bem feitos e estão com uma resolução muito melhor também. Cidades, florestas e vales estão muito mais bonitos nessa versão melhorada.
As cenas em CGI também receberam uma discreta melhoria, na verdade pouco se pode fazer nesse caso, mas como de costume, a Square é muito talentosa nesse quesito e já vinha levando o Playstation no seu limite. Vale destacar aqui a cena em CGI que acontece em Alexandria entre as Eidolons Bahamut e o lendário Alexander. As cenas são um show a parte e dão todo um ar de Fantasia que o jogo merece.
Um adendo aqui, trazer os personagens no formato SD foi na verdade uma homenagem aos jogos mais antigos da saga.
JOGABILIDADE
Outra grande mudança em relação à versão anterior, é que as batalhas agora comportam até 4 personagens. O sistema de desenvolvimento de habilidades segue a tendência do Final Fantasy VI. Nesse caso, você coloca um equipamento no personagem e quando vence a batalha você ganha AP. Cada habilidade requer uma quantidade de AP, quando o personagem chega nesse valor a habilidade acoplada é aprendida e fica permanente no personagem e você fica livre para retirar o equipamento/arma. Essa dinâmica se repete com as pedras mágicas que guardam as poderosas Eidolons. Lembrando que somente Garnet e Eiko podem evocar.
O jogo também é recheado de mini games, dentre eles vou destacar alguns aqui:
– Tetra Master – Um jogo de cartas que é bem parecido com o famoso Triple Triad de Final Fantasy 8.
– Um de corrida que acontece em Alexandria.
– Um de pular corda (Aqui levante as mãos para o céu que o Switch não tem troféu)
SOM
Na minha concepção, o jogo traz músicas OK para um Final Fantasy, as músicas combinam com cada momento do jogo, porém, ainda estão aquém das músicas da série Chrono. Destaque aqui para canção Melodies Of Life, que realmente toca os corações e poderá arrancar lágrimas até daqueles jogadores durões. É a minha trilha favorita.
INFORMAÇÕES NA E-SHOP
ME RECOMENDA?
Final Fantasy IX é obrigatório para todo fã de JRPG. O jogo traz de volta todo o encanto dos Final Fantasy mais antigos, com uma roupagem toda nova aliado à portabilidade que o nosso console amado proporciona.
Deixar uma resposta