Aniquilation, publicado pela Gamera Games e lançado para o Nintendo Switch no dia 28 de julho, promete desde seus trailers ser totalmente confuso em sua proposta e após jogar, posso te garantir que nesse quesito, ele não te decepcionará.
Uma temática de história interessante, mas mal aproveitada
Iniciando com a premissa de ser uma campanha espacial, que pode atrair olhos de fãs de ficção cientifica, você irá acompanhar dois pilotos que estão em busca de recursos em alguns planetas para que, após terem se perdido em sua viagem, possam retornar a sua galáxia de origem.
Como um fã de ficção cientifica, quando li sobre a premissa da história me despertou um interesse, no entanto, quando iniciei minha jornada em Aniquilitation fiquei totalmente frustrado como a maneira que você é introduzido a história e como tudo acontece tão rápido e sem grandes explicações.
A história contada pode ser simples, no entanto, ainda pode se tratar de uma boa história que irá te envolver e te fará querer avançar na mesma para conhecer mais daquele universo, mas nesse quesito, Aniquilation falha completamente.
Gameplay e ambientação tão confusas e caóticas quanto sua história
Se ao assistir os trailers eu já fiquei confuso, e acredito que você também ficaria ao assistir, com toda a gameplay, a experiência que tive ao iniciar e durante toda a minha campanha não foi de forma alguma diferente disso.
É difícil identificar todos os inimigos no cenário caótico e ainda mais difícil saber de onde você está recebendo o dano, já que toda a poluição visual dos cenários não facilitam em nada sua jogatina.
Os controles dificultam ainda mais sua gameplay, ficando assim:
- Analógico esquerdo como seu controle de movimento de sua nave
- Analógico direito como seu tiro
- Botão L como escudo
- Botão R como espada
Assim como é difícil explicar como exatamente funciona cada comando, é ainda mais difícil assimilar tudo isso durante as fases.
Level design e trilha sonora extremamente repetitivos
Se o jogo peca por deixar totalmente caótica sua visão durante a gameplay, tal problema não está presente no level desgin e muito menos em sua trilha sonora.
Durante meu tempo de jogo, parecia que eu jogava o mesmo ambiente com skins diferentes e muita pouca alteração de cenário e muito menos dos inimigos, que vinham em grande quantidade e dos mesmos o tempo todo.
Da mesma forma que os inimigos são os mesmos durante todo o tempo, isso se aplica a trilha sonora, deixando a sensação de estar escutando a mesma música, seja durante a gameplay, sendo nas telas de carregamento, seja na escolha de menus.
Multiplayer
Assim como todos os demais pontos citados durante essa review, o multiplayer (que possui apenas a possibilidade de jogar local), pega todo os problemas e multiplica por 2, tornando aquilo que era ruim ainda pior e você não conseguirá passar nem mesmo por muitos minutos nesse modo.
Conclusão
O estúdio R-Next busca experimentar muitas coisas mas ao fim, não é um produto agradável de se ajogar e apesar do baixo custo de Aniquilation (R$35 na eShop), não conseguiria recomendar o título nem mesmo para os fãs do gênero Twin Stick Shooter.
[Nota do Editor: Aniquilation foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Jaleo PR para avaliação.]
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