É na simplicidade que Two Point Campus, da SEGA e Two Point Studios, esconde a grandiosa complexidade presente nas diversas opções de gerenciamento de seu Campus e com isso, pode agradar até mesmo aqueles que não são muito chegados no gênero.
Objetivos que trazem alegria, mas também raiva
Você com certeza já foi aluno de alguma instituição, seja ela na escola, curso ou até mesmo na faculdade e tendo essa visão de aluno, você provavelmente já teceu fortes críticas a essa instituição em pontos em que ela podia melhorar em sua visão.
Agora, imagine que você tem todo o poder de mudar aquilo que te desagrada nesta instituição além de conseguir ter uma visão geral da opinião de todos os estudantes e funcionários, essa é a experiência que Two Point Campus me proporcionou.
Os objetivos em geral são simples, trabalhar para que seus alunos tenham uma boa nota, para que se sintam bem e empolgados em estar estudando nesta instituição, assim como trabalhar para que seus funcionários também estejam felizes com o ambiente.
A raiva pode surgir de uma hora para a outra, os alunos começam a diminuir sua “empolgação” de estar no campus e aquelas estratégias que você estava usando há minutos atrás agora já não são as mais eficazes.
Além disso, o passar do tempo também traz novas exigências que sua unidade precisa atender, seja com a construção de novos ambientes, seja na decoração ou até mesmo na contratação de novos funcionários.
Tudo isso precisa ser gerenciado pensando também em todo o dinheiro que você possui, para tentar atender a todos os pedidos e trazer harmonia ao redor de toda a confusão.
Trilha sonora divertida, mas cansativa
Apesar de interessante a trilha sonora me remeteu aos dias em que estava presente no Campus da faculdade, mas após um determinado tempo ela parece se repetir (mesmo que seja uma faixa diferente) e esse é o momento ideal para você cortar o som do jogo e dar início a um podcast de sua preferência.
Falas sem localização ou legenda
Caso você não saiba nada do idioma inglês, a primeira introdução ao novo campus pode vir a ser frustrante para você, já que a mesma não foi dublada ou se quer legenda em português do Brasil e apesar de não ser algo determinante em sua jogatina, já que todo o resto do jogo foi localizado, é uma pequena parte da experiência que você irá perder.
Problemas com a câmera
Em toda a minha experiência, sem dúvidas, o meu maior problema está relacionado ao controle de câmera e posicionamento da mesma. Seja para ter uma visão mais abrangente de seu campus ou para localizar os novos lotes de terra que você adquiriu, o controle da câmera não facilita em nada e te deixa completamente perdido em sua gestão do campus.
Conclusão
Two Point Campus consegue entregar aquilo para ao qual se compromete e, apesar dos momentos de raiva e desespero, consegue divertir e trazer uma breve reflexão sobre as duas críticas que já teci contra instituições, já que nessa experiência, eu tive uma pequena provinha do que é gerenciar uma instituição de ensino, sem muito recurso mas com muitas exigências.
[Nota do Editor: Two Point Campus foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Theo Games em nome da SEGA para avaliação.]
Deixar uma resposta