Foram anos de espera, 4 anos desde o seu anúncio, com a curiosidade aguçando os fãs, com todos em frente a celulares, tv’s e qualquer outro dispositivo que reproduza o Youtube desde muito cedo, mas finalmente a Nintendo mostrou a gameplay do aguardadíssimo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.
Durante 10 minutos, vimos Eiji Aonuma, diretor da saga Zelda (mais conhecido como O véio do Zelda) jogar um pouco do novo game e mostrando seu visual e novas funcionalidades. E claro que nós do Project N vamos fazer uma análise do que foi mostrado, correto? Então vamos para as informações.
Pro Controller e Console
Vamos ao contrário do vídeo, e começar falando do console OLED exclusivo temático do jogo. Sim, o rumor era real, e nos foi apresentado essa edição lindíssima que estará a venda ao público a partir do dia 28 de abril. Ainda não há informações dos parceiros oficiais se estará a venda na mesma data aqui em território tupiniquim.
Também foi mostrado no trailer um Pro Controller temático juntamente com uma case de OLED, lindíssimos, vendidas a partir do dia 12 de maio (também sem mais informações de vendas no Brasil).
Fiquem ligados que assim que tivermos qualquer novidade junto a Amazon, Magazine Luiza e demais lojas, anunciaremos por aqui, ok?
Gameplay
Antes de começar a falar sobre as novas mecânicas que deixaram todos alvoraçados, vamos começar falando sobre algo que já começa a causar uma certa polêmica nas redes. Toda a atmosfera, o visual, ate a trilha evidenciam o que já fora anunciado ainda em 2019: o game se trata de uma sequência de fato de Breath of the Wild. A polémica se deve justamente por parte dos fãs esperar maiores melhorias e encontrar isso apenas em mecânicas, mas não no game como um todo.
Mas convenhamos que em 10 minutos de demonstração, era muito difícil mostrar algo mais amplo não é?! Não foi falado o destino de Zelda, se o inimigo de fato é Ganondorf, o que houve com o braço de Link… Apesar disso, a satisfação do que foi mostrado é majoritária, trazendo aspectos que aguçam a vontade de jogar.
Melhorias Gráficas
Sim, elas existem e estão evidenciadas na gameplay. Repararam no visual da agua por exemplo? O upgrade que houve, o cuidado que torna cada vez mais realístico, mesmo com seu visual cartunesco.
Além disso, em outras imagens podemos ver uma melhor qualidade ao observar o mundo como um todo. A grama mais realista, a edição de imagem ainda melhor. Apesar disso não ser tão evidente devido ao curto tempo de vídeo, tinha que trazer pelo menos essa informação da agua que de fato encantou e promete pra ver o que mais possa ter melhorado. Somos então apresentado ao céu com mais detalhes e nesse visual já podemos observar algumas melhorias trazendo ansiedade do quão grande possa ter havido novas melhorias.
Mecânicas
O foco real da gameplay. De fato não vimos nada de história, maiores personagens, nada. Mas durante os 10 minutos podemos observar as mecânicas do game que prometem e muito e vamos falar de uma por uma:
Recall
Já mostrada em trailers anteriores, a habilidade consiste em reverter o tempo de um determinado objeto. No vídeo, foi mostrada como uma das diferentes formas de se chegar nas ilhas flutuantes que existem no game.
Fuse
Certamente o que mais deixou animada a comunidade. A habilidade Fuse simplesmente torna possível a união de objetos e com isso você pode fazer upgrades das armas, que ganham mais força e durabilidade com isso. No vídeo, podemos ver um stick se unindo a uma pedra e aumentando seu poder, um stick se unindo a uma enxada e aumentando até mesmo a distância em que você pode atacar o inimigo.
Ademais, as armas podem se unir até mesmo a restos dos inimigos, como o keese eye (olho de morcego), que se unindo a uma flecha, traz a capacidade de ir certeiro a um animal ou inimigo. E isso expande totalmente o modo que encaramos ao jogo, já que podemos unir também com mushrooms e trazer capacidade de criar fumaças em volta, entre outras diferentes formas de encarar o jogo.
Ultrahand
Se lembra dos veículos do ultimo trailer? Sim, você que vai cria-los e pode fazer muito mais com eles. Através do recurso da ultrahand, você pode desenvolver veículos, unindo diferentes objetos e assim criar o veiculo que você deseja. Seja para navegar pelas aguas, percorrer terras e até voar. O jogo vai expandir cada vez mais a questão de locomoção no game.
Ascend
Essa mecânica foi mostrada logo no segundo trailer, apesar de não haver tantos detalhes sobre. Mas sim, haverá a possibilidade de atravessar paredes e solos, em áreas que for permitida. E algo bem legal mostrado, foi que em montanhas em que há cavernas, haverá a possibilidade de atravessa-las sem haver a necessidade de escalar.
O porém dessa mecânica é justamente que não será a qualquer momento que você poderá utiliza-la, mas somente em pontos indicados para isso.
Inimigos
Apesar de apenas um inimigo ser mostrado nessa gameplay, vale a pena a menção por aqui se tratar um easter egg. O inimigo mostrado é um construct e apesar de ele não aparentar grandes dificuldades ao enfrenta-lo, é interessante observar que ele é referencia a um personagem de Skyward Sword, de mesmo nome. Conforme pode ser visto abaixo:
Mapa
Aqui é muito mais uma suspeita que qualquer outra coisa, mas que vale a pena a menção nessa analise. Mas repararam no mapa? Repararam no que consta ali como se fosse uma menção a um local a ser visitado, tal qual era as Shrines?
Zonai
Você que esta acostumado a ler teorias sobre o game, sabe que o povo Zonai se encontra presente em sua grande maioria e que acreditam que o game possa explorar muito isso. E olha só, não é que eles terão relevância mesmo?!
Ao visitar o céu, Link ao derrotar um construct, obtém através de seus restos uma Zonai Charge, dando indicativo que será um carga de energia para algo. Agora a pergunta que fica é, seria então o povo do céu os zonais? (Já lhe convido leitor(a) a uma futura coluna que virá essa semana falando sobre o povo zonai e como ele poderá ser inserido na história. Então aguarde pela postagem no seu site favorito nintendista)
E ai amigos(as), gostaram do que foi mostrado? Esperavam mais dessa gameplay? Conta pra gente e vamos lembrar que só foi 10 minutos, lembre-se que jogar Breath of the Wild é uma jornada de mais de 200 horas, então, vamos aguardar pelo jogo.
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