A Publisher Atari segue em seu processo de mudanças e acaba de anunciar a aquisição da empresa Intellivision se tornando proprietária agora de mais de 200 títulos da desenvolvedora, que continuará ainda em seu trabalho de desenvolvimento, mas agora publicados pela empresa norte-americana. Uma informação curiosa é que as empresas eram grandes rivais nos anos 70-80 com a disputa pelo mercado com seus consoles. Quase 50 anos depois, essa disputa finalmente teve um fim. Confira o comunicado de imprensa abaixo:
A Atari® — uma das marcas de consumo e produtoras de entretenimento interativo mais icônicas do mundo — anunciou hoje que comprou a marca Intellivision e alguns jogos da Intellivision Entertainment LLC. A Intellivision Entertainment LLC mudará a marca e continuará seu negócio de desenvolvimento e distribuição do console de jogos da marca Amico com uma licença da Atari para continuar a distribuir novas versões dos jogos Intellivision no console Amico.
A Atari procurará expandir a distribuição digital e física de jogos legados do Intellivision, potencialmente criar novos jogos e explorar oportunidades de marca e licenciamento como parte de um plano de longo prazo para criar valor a partir das propriedades do Intellivision.
“ A união da Atari e do Intellivision após 45 anos encerra a guerra de consoles mais longa da história ”, disse Mike Mika, chefe de estúdio da Digital Eclipse, um estúdio de jogos de propriedade da Atari.
O primeiro console de videogame doméstico Intellivision foi lançado pela Mattel Electronics em 1979 e a plataforma do console vendeu cerca de 5 milhões de unidades até 1990. Atari e Intellivision travaram indiscutivelmente a primeira guerra importante de consoles no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. A Mattel chegou a recrutar o ator George Plimpton para aparecer em uma série de anúncios comparando os dois sistemas, bem como em um vídeo de oito minutos exibido na feira Gamescom.
“ Esta foi uma oportunidade muito rara de unir antigos concorrentes e reunir fãs do Atari, do Intellivision e da era de ouro dos jogos ”, disse Wade Rosen, presidente e CEO da Atari.
A compra inclui os direitos de mais de 200 títulos do portfólio do Intellivision e das marcas registradas do Intellivision.
“A Atari tem sido um parceiro valioso e temos plena confiança de que eles serão administradores responsáveis da famosa marca Intellivision”, disse Phil Adam, CEO da Intellivision Entertainment. “Estamos ansiosos pela expansão da nossa colaboração e pela perspectiva de trazer uma ampla gama de novos títulos para a plataforma de jogos da família Amico.”
1 Comentário