Se tem algo que moldou o caráter e embalou a infância dos noventistas foi o fenômeno japones Saint Seiya, ou “Os Cavaleiros do Zodíaco” como popularmente ficou conhecido (eu sei que você leu o nome se lembrando do narrador viu).
E parte da lição de vida aprendida nesse anime é justamente não desistir jamais, e esse é um bom mote para você que deseja se aventurar pelo maravilhoso mundo de Astral Ascent, um jogo indie que foi lançado recentemente e ganhou uma casa de ouro no coração dos brasileiros.
Referências
Astral Ascent bebe da mesma fonte de DeadCells tanto em seu gênero quanto em seu chame. Trata-se de um jogo roguelike em pixel art desenvolvido pela Hibernian Workshop e publicado pela MP2 Games que foi lançado no final do ano passado, em Novembro de 2023, e conta com seu próprio tempêro à essa fórmula tão amplamente explorada atualmente, dos quais podemos citar: gameplay diferentes, updates de conteúdo, uma rica história e, de certa forma, alguns “cavaleiros do zodíaco” próprios.
História
Em Astral Ascent somos inseridos em um universo onde diversos mundos foram brutalmente dominados por um ser de poder colossal. Esse mesmo ser que passa a ser referênciado apenas como Mestre controlava os planetas a bel prazer e os destruía quando perdia o interesse, assim como uma criança se desapega de seu brinquedo.
Mas ao fazer isso ele aprisionava em um mundo paralelo todos os que considerava fortes e valentes, e assim iniciamos nossa jornada rumo à saída dessa prisão dimenssional eterna enfrentando hordas de monstros e guerreiros especiais em busca da oportunidade de vencer esse ser tão poderoso. Oportunidade essa que logo de cara se mostra bem improvável e impossível pois a derrota é inevitável, mas há esperanças…
Tente novamente!
Não posso afirmar que não conseguirá passar por todos quatro biomas dessa prisão, enfrentando suas hordas de monstros e guardiões, em sua primeira tentativa (caso consiga, meus sinceros parabéns!!!) mas não se desespere caso perca em algum momento dessa jornada. Sempre haverá um recomeço… e aqui isso é bem literal!!!
Toda vez que perder a vida lutando pela sua liberdade você resurgirá no local de origem, como num passe de mágica, cheio de saúde e com aquele gostinho amargo na boca. Mas calma, nada disso foi em vão! A cada tentativa de fuga diversos recursos são obtidos e alguns desses permanecem com você ao resurgir na ilha central.
Esses mesmos recursos serão úteis para se fortalecer e conhecer mais sobre esse local e todos os seres incríveis que, assim como você, estão presos ali pela eternidade.
Nuances e Profundidade
Cada um dos diversos moradores dessa ilha central é realmente único, não apenas em sua individualidade ou personalidade, mas também em sua essencia, carisma e design. E o melhor, cada um possui sua história, mas isso não lhe será compartilhado logo de cara.
A cada tentativa de fuga, de acordo com itens coletados, marcos obtidos, cenários visitados e até mesmo guardiões enfrentados, mais páginas da história desse mundo e seus habitantes vão sendo acrecentadas tornando tudo muito mais vibrante do que se imagina, principalmente quando falamos dos guardiões de cada bioma.
Os Zodíacos
Cada um dos quatro biomas é protegido por três campeões, guardiões que outrora foram os melhores de seus mundos, e agora estão ali como carcereiros e devem impedir a tentativa de fuga de quem ainda possuir sonhos e vontades intactas. A cada tentativa você enfrentará apenas um dos três guardiões de cada bioma, e eles são: Touro, Virgem , Capricórnio, Sagitário, Leão, Áries, Escorpião, Libra, Peixes, Aquário, Câncer e Gêmeos.
Sim, esses são Os Zodíacos, a força máxima carcerária desse mundo e, mesmo a contra gosto de alguns, farão o que for necessário para impedir a sua fuga. Mas em certas condições, poderão até te ajudar!
Gameplay
Por se tratar de um roguelike, Astral Ascent possui uma dificuldade elevada desde seu início, mas tudo é baseado em padrões e timing. Deduzindo corretamente os movimentos, e sendo ágil nos comandos, passar pelas fases não será um grande sacrifício.
Roguelike e sua dificuldade
Aqui temos a essência do gênero te forçando opções sem poder voltar atrás em suas escolhas. Sendo assim, salvo algumas salas especiais, você contará apenas com seu equipamento especial e a habilidade que naturalmente cresce a cada tentativa ao perceber os padrões de ataques dos inimigos. Mas não se engane, desde o início o jogo é dificil e até mesmo tende a equilibrar as coisas caso estaja indo muito bem adicionando inimigos especiais e chefes opcionais.
Cada tentativa um novo jogo
Iniciei o jogo, fui até o guardião do primeiro mundo e morri, e agora? Agora é que o jogo começa de verdade! Após resurgir na ilha inicial um de seus moradores lhe esplicará um pouco mais da história do local e então poderá acessar e interagir com diversos NPCs úteis que podem desbloquear magias, customizar o visual e efetuar melhorias permanentes fazendo uso de uma moeda encontrada em suas tentativas de fuga. Quanto mais longe e mais inimigos derrotados, mais dessa moeda chamada de Peças Solares serão coletadas. E esses não se perdem com sua derrota, esses permanecem para serem usados pelos NPCs.
Salas e Segredos
Da mesma forma que a cada nova tentativa você poderar se preparar melhor e vai aprendendo cada vez mais os padrões dos inimigos, você tambem poderá passar por uma sequência diferente de fases até chegar ao Zodíaco. De início há três modelos de sala básicos: Combate, Exploração e Cura.
- Salas de Combate: Essas salas lhe darão a quatidade mostrada de chaves ao vencer uma onda de inimigos. Tais chaves servem para abrir baús que podem aparecer tanto nesse padrão de sala quanto nas salas de Exploração e tais baús contém melhorias que durarão até ser derrotado e ressurgir no mundo inicial novamente.
- Salas de Exploração: Essas salas possuem inimigos naturais do bioma (como espinhos, lava, plantas carnivoras, tubarões de areia, etc) que não são combatíveis além de diversas plataformas e por vezes algum item secreto ou fragmentos de memória que liberam mais da história de algum personagem quando retornar ao mundo inicial. No decorrer dessas salas poderão ser encontrados melhorias e/ou mineral de quartzo que é usado como moeda durante as tentativas em um NPC específico.
- Salas de Cura: Estas salas servem para se curar e algumas podem possuir alguma interação com o seu personagem revelando um pouco mais da história dele. Em algumas também será possivel gastar alguns recursos para conseguir cristais de cura que podem ser utilizados a qualquer momento
Essas salas serão ofertadas de forma aleatória ao fim de cada uma onde poderemos escolher entre duas, as vezes três, salas distintas ou mesmo “repetidas”. É comum cairmos na situação onde teremos como opção duas salas de chave, porem a quantidade de chaves que cada sala dará é diferente. Salas de cura são raras e haverão tentativas de fuga nas quais nenhuma sala de cura será “ofertada”.
Ao decorrer de oito salas já exploradas, a nona sala sempre será o Bar da Andrômeda. Esse local é um lindo refúgio para descansar e se preparar para o que está por vir: um Zodíaco. Aqui é possivel se recuperar, obter bonus, melhorar auras/magias, trocar magias, desbloquear espaços de gambit, comprar e equipar gambits. Para isso diversos “coletáveis” são utilizados como forma de pagamento como os quartzos e estrelas que são obtidas ao concluir as salas.
Há ainda algumas salas especiais que poderão ser ofertadas de forma totalmente aleatória e essas podem oferecer mais opções de melhorias de magias, melhorias de habilidades, desafios extras, chefes opcionais e habilidades melhoradas. Todas essas valem a visita mas algumas podem conter um desafio fatal!
Multiplas formas de se jogar
A cada tentativa de sair desse mundo prisão novas melhorias podem ser liberadas, você mesmo (o jogador) aprende novos padrões e tem a chance de fazer uma nova build para tentar novamente. Porém Astral Ascent oferece mais que apenas novas tentativas, o jogo oferece também novos personagens! Até o presente momento, são quatro os personagens disponíveis em jogo e cada um deles tem sua própria gama de magias principais, modo de jogo, habilidade especial, arma e particularidade (bem como sua própria história para se desvendar). São eles:
- Ayshe: Fria com estilo rápido de lâminas duplas e um golpe especial surgindo atrás do oponente com um grande golpe
- Kyran: Impaciente e totalmente focado em combate físico, ataca com socos e chutes desferindo golpes marciais
- Lucius: Estratégico e vingativo com tiros de curto e médio alcance. Também é capaz de invocar um drone que dispara automaticamente contra os inimigos
- Vex: Manipuladora de pedras elementais consegue moldar e extrair o poder atacando tanto de perto quanto de longe.
Mecânicas
O que torna cada tentativa e cada sala escolhida única nesse universo de Astral Ascent são as diversas mecânicas aqui empregadas. Temos no decorrer da fuga diversas melhorias e habilidades que podem ser resgatadas e elas influenciam na estrategia de ataque e sobrevivência que deseja executar.
Magias e Gambits
As magias são habilidades especiais que consomem barras de mana em troca de algum efeito ou dano nos inimigos. Iniciamos o jogo sempre com quatro magias iguais das quais podemos trocar e/ou aprimorar durante a fuga.
Já os gambits são propriedades ou bônus aplicado nas magias para fortalecê-las e causar efeitos secundários como envenenamento, redução de defesa do oponente, aumento de ataque, projéteis extra, etc…. Cada magia possui quatro espaços para gambits, porém nem todos estão acessíveis. Alguns deverão ser desbloqueados em salas especiais ou trocando de magia por uma já com esses espaços desbloqueados.
Tanto a magia como os gambits podem aparecer durante ou no fim de qualquer sala. Porém há salas especiais que trazem magias e gambits melhorados e já aprimorados.
Auras e Ecos
Auras são como gambits, bônus e propriedades, porém essas são aplicadas diretamente ao personagem enquanto em fuga e agem de forma passiva, ou seja, não precisam ser acionadas atraves de uma ação. Há inicialmente um limite de duas auras, porém podemos expandir isso no mundo inicial gastando recursos das fugas em um dos NPCs. Enquanto vivo, as auras permanecem ativas e são acionadas de acordo com o que está descrito em cada uma. Essas auras são obtidas em salas de exploração ou em salas especiais.
Ecos são habilidades especiais, adicionais, referentes ao personagens de Astral Ascent. Podem ser dos NPCs trazendo um pouco mais de profundidade aos gentis seres do mundo inicial, podem ser dos outros personagens jogáveis e até mesmo de um dos Zodíacos. É possível ter até dois Ecos ativos ao mesmo tempo e essas habilidades são acionadas automaticamente quando a condição de suas descrições são atendidas. Só podem ser obtidas em salas especiais.
Melhorias
Além de tudo o que foi falado até o momento, saiba que também podemos melhorar nosso personagem e aprimorar nossas mecânicas e bônus. Para isso alguns itens são necessários: Peças Solares, Pena de Pavo e Chaves.
- Peças Solares: Esse item serve como moeda no mundo inicial (enquanto o quartzo serve como moeda durante as fugas) e é obtido concluíndo desafios em jogo e derrotando inimigos. Quando caimos em combate, uma somatória de fragmento solar é recebida dependendo de quantos inimigos e o quão longe você conseguiu ir. Esses fragmentos não se perdem quando morre.
- Pena de Pavo: Esse item serve para melhorar magias e auras, evoluindo-as e aprimorando seus bônus e propriedades. Podem ser conseguidos, e usados, apenas durante as fugas através de baús encontrados nas salas ou em uma sala especial.
- Chaves: Essas mesmas chaves são obtidas durante as fugas nas salas de combate. Elas servem para abrir os baús trancados nas salas e podem conter tanto Penas de Pavo como Runas de Melhoria.
- Runas de Melhoria: Essas runas são obtidas de baús e acrescentam ao personagem algum bônus durante a fuga, elas podem ser: Ataque, Defesa, Agilidade, Crítico, Mana e Saúde. Várias podem estar ativas ao mesmo tempo e elas são acumulativas, ou seja, somam e aumentam seu valor de bônus a medida que outras do mesmo tipo são recuperadas.
As melhorias obtidas com os fragmentos solares são permanetes, as demais se perdem ao morrer em uma fuga.
Tudo isso em conjunto age de forma didática e em uma dificuldade progressiva para que seja possível, de forma intuitiva, evoluir suas estratégias e planejar o que fazer antes e durante as fugas.
Design e Trilha Sonora
Astral Ascent emprega cenários com muita verticalidade usando diversas plataformas e belíssimas paisagens de fundo com um pixelart de máxima qualidade. Por se tratar de um roguelike, todas as fases são laterais partindo da esquerda para a direita com muitos inimigos e armadilhas exigindo coragem na progressão das fases. E coragem é algo bem presente nas decisões aqui tomadas.
Coragem e ousadia: Minimalismo em meio aos detalhes
Um dos primeiros pontos de coragem aqui está na escolha do “menos é mais” do design dos personagens jogáveis onde sacrificaram a alta definição pela fluidez dos mesmos. Isso garantiu uma movimentação rápida e fluída e animações belissimas dos golpes e magias.
E o contraste que também existe com a riqueza de detalhes dos cenários de fundo e NPCs é um charme a parte!
Coragem e ousadia: Cutcenes
Se no gameplay temos o minimalismo para garantir fluidez, nas cutscenes temos uma riqueza ímpar de detalhes dos personagens que ajudam a manter o equilibrio e perceber as nuances de cada um dos personagens, inclusive chefes.
Dessa forma a personalidade de cada um ganha evidência e o carisma de todos vem à tona.
O impacto sonoro e suas consequencias
Além do som ambiente, que é extremamente propício a cada bioma, ilha e sala, a tensão e volume empregados nos momentos certos ajudam a concentrar e a sentir o perigo iminente.
A resposta sonora é rápida e traz a sensação da ação com fidelidade sem contar os inúmeros efeitos sonoros presentes que por vezes dão dicas do que está por vir.
E a cereja do bolo está no compositor disso tudo, Dale North, que ja trabalhou em outros grandes projetos como Wizard of Legend, The Long Return e Dreamscaper.
Extra: Éééééé do Brasiiiiiiiiiiilllllllll!
Astral Ascent possui localização em Pt-Br e ouso dizer que é uma das melhores já vistas em muito tempo. Embora a dublagem seja limitada a Inglês e Japonês, as legendas trazem não apenas o entendimento mas também a personalidade de cada personagem, inclusive com gírias comuns ao dia a dia.
E em Julho desse ano a conta oficial do jogo no X/ Twitter não apenas agradeceu ao publico brasileiro por ser o terceiro maior país com a maior receita relacionada ao jogo como também pelo melhor engajamento desde o lançamento da versão 1.0. O agradecimento veio na forma de uma singela postagem contendo os quatro personagens jogáveis nas cores da bandeira do Brasil e a mensagem “VAI BRASIUUUUUUUUU” ao fundo.
Um longo caminho ainda está por vir
Recentemente tivemos a chegada da versão 1.6 do jogo contendo mais conteúdo e, inclusive, um novo personagem jogável: Yamat. Porém esse update chegou como uma DLC paga pelo preço de R$ 16,99.
Ainda há muito a ser desenvolvido e isso garantirá conteúdos diversos para o jogo, talvez, pelo decorrer de todo 2024 mantendo-o vivo e sempre ativo.
Detalhes Técnicos
Astral Ascent está na e-shop brasileira custando R$ 59,99 reais. É um jogo de dificuldade elevada mas que rende muita diversão e está perfeitamente localizado em Pt-Br. Ele pesa pouco mais de 1,7gb e permite multiplayer cooperativo local com dois jogadores e até mesmo combates PvP em locais específicos.
[Nota do Editor: Astral Ascent foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Hibernian Workshop para avaliação.]
Deixar uma resposta