Monster Hunter Stories - Review

Monster Hunter Stories: Fazendo do Switch o lar dos Monstros!

No longínquo, mas nem tanto, ano de 2016 a Capcom não satisfeita apenas com suas caçadas dentro em Monster Hunter resolveu adicionar um outro nicho de jogadores à franquia: os chamados Monster Tamers. Dessa forma surgiu um jogo no qual uniu-se de forma maestral toda a temática de Monster Hunter com mecânicas de captura e treino de monstros tão bem consolidados na industria de games: Assim nasceu Monster Hunter Stories.

História

Nesse mundo há uma profecia que a muito tempo um cavaleiro se uniu a um Monstro e juntos derrotaram a grande onda de maldade e corrupção que estava tomando controle de tudo e a partir disso uma tradição nasceu nessa terra, e nosso protagonista junto de seus amigos são os mais novos aspirantes dessa tradição milenar em um vilarejo distante e remoto chamado Hakkun.

Nossa história começa com uma brincadeiras entre amigos em uma floresta próxima quando eles encenam o rito da tradição perto de um ninho de monstros e dele um ovo eclode revelando um Rathalos bebê que olha para o nosso protagonista e se apega logo de primeira. Tal rito encenado é passado de geração a geração como uma tradição na vila de onde esse trio vem. Utilizando uma Pedra da Amizade (ou Pedra do Vínculo/Kinship Stone) cria-se um vínculo com um monstro recém eclodido e assim se tornam Montador (Rider) e Monstie onde se ajudam nas tarefas e missões pelo bem da vila.

Enquanto viaja junto ao seu Monstie ajudando o povo desse mundo temos que investigar um misterioso caso de diversos monstros ficando agressivos e uma névoa sombria que está infectando monstros e acabando com o ecossistema. O Miasma Sombrio das lendas voltou. A mesma maldade e malícia dos contos é real e está se espalhando cada vez mais, pondo em risco todo o ecossistema e cabendo a você e seus mais de cem Monsties diferentes proteger a paz e o meio ambiente!

Locais e seus habitantes

Caso ja tenha jogado qualquer outro jogo da franquia Monster Hunter encontrará rostos e biomas conhecidos aqui, mas caso seja sua primeira vez, cabe aqui explicar um pouco de onde estamos e com quem vamos iteragir.

O Povo

O mundo de Monster Hunter é rico em fauna e flora, e não é apenas os seres humanos que são detentores do dom da fala aqui. Junto aos humanos existem outras duas raças que ajudam a popular as cidades e vilas. São eles os Palicos e os Serperianos.

  • Palicos: São um povo felino bípedes que agem como ajudadores nas cidades operando lojas, estábulos e possuem diversas outras atribuições.
  • Serperianos: São humanoides de orelhas longas e pontiagudas, ditos serem uma raça mais antiga que os humanos.

Além deles também temos os adoráveis Poogies. Porquinhos que são como bichinhos de estimação que estão espalhados e perdidos por todo o jogo. Encontre todos e ganhe itens!

Biomas

A flora aqui é exuberante e diversificada com cenários grandes e “tematizados” com quatro biomas básicos sendo eles: Floresta, Deserto, Montanha de Gelo e Vulcão. Há também locais entre os biomas básicos como campos abertos, praias e cavernas. Todos são ricos em detalhes e cheio de monstros.

Monstros

A principal fauna desse mundo é composta de monstros, muitas vezes reptilianos, de grande porte que vivem pacificamente espalhados em cada bioma. Mas também há monstros especiais, predadores natos e até mesmo monstros lendários que causam pertubações por onde passam e podem destruir cidades sozinhos.

O que há de novo?

Caso tenha jogado a versão Monster Hunter Generation Ultimate no Nintendo Switch verá que Monster Hunter Stories possui semelhanças gráficas quando o assunto remake entra em jogo, pois a qualidade da textura lembra muito MHGU. Mas podemos afirmar aqui que a cutscene de entrada do jogo e a localização impecável para Pt-BR são os grandes chamarizes desse remake. Além disso o jogo conta com todas as DLCs originais, se tornando uma versão “definitiva” do jogo, adaptações para um console com uma tela apenas, dublagem em ingles e japonês para as cutscenes e uma sessão de Museu contendo artes conceituiais do jogo.

Gameplay

Monster Hunter Stories é um jogo de JRPG com muita história e informações distribuidas entre seus inúmeros NPCs (humanos, palicos e serperianos), assim como as inúmeras missões não obrigatórias também presentes e as missões principais responsáveis pela evolução da história em si. E se tratando de um JRPG usamos de experiencia para evoluir nossas habilidades e características através de batalhas por turno.

Um ótimo adendo é que as batalhas não são aleatórias, a maioria é desviável pois a batalha acontece de duas formas: por evento (ou seja faz parte da história) ou ao entrar em contato com os monstros que estão soltos pelos mapas do jogo.

Mas não é apenas um JRPG, Monster Hunter Stories também carrega consigo o DNA de jogos de onde devemos capturar, treinar e evoluir monstrinhos e batalhar ao seu lado, sabe do que estou falando? Sim… a mecânica que começou antes mesmo dos monstrinhos de bolso que popularizaram o gênero com Pokémon. E isso funciona muito bem aqui com cento e nove monstros capturáveis. Afinal quem nunca quis voar nas costas de um Rathalos ou correr junto a um Nargacuga? Aqui isso é possível pois cada monstro consegue ajudar não apenas em batalha, mas tambem com habilidades para serem usadas no mundo.

Um Velocidrome ataca!

Primeiro vamos falar da batalha, e isso consiste em uma sucessão de turnos alternados entre os oponentes e você e seu Monstie. Embora possa haver até três oponetes ao mesmo tempo, você só poderá batalhar usando um único Monstie por vez. Mas calma, o Montador também participa ativamente da batalha, afinal estamos falando de Monster Hunter!

Você, o protagonista, poderá usar itens, lutar, dar comandos ao Monstie, trocar de Monstie, montar e fugir. Há ainda a ação de Habilidade Especial do Monstie, porém essa citaremos mais a frente. Creio que Usar Itens e Fugir são auto explicativos mas abaixo segue a lista resumida de cada ação:

  • Lutar: Ataca o inimigo com a arma equipada de uma dos três modos existentes – Veloz, Técnico e Poder.
  • Usar Itens: Abre a bolsa de itens e permite o uso de um dos itens listados.
  • Monstie: Permite escolher uma das habilidades do Monstie em questão, contanto que haja Afinidade o suficiente para isso.
  • Habilidades: Permite que selecione uma de suas habilidades para usar, contanto que haja Afinidade o suficiente para isso.
  • Trocar de Monstie: Abre o menu de seleção de Monsties disponíveis para troca durante a batalha.
  • Montar: Quando a Afinidade em batalha chega a cem, é possível montar no Monstie conseguindo alguns bonus como recuperar parte do HP do Monstie, imunidade à alguns efeitos negativos e controle do tipo de ataque que pretende usar.
  • Habilidade de Afinidade: Utiliza a habilidade especial do Monstie que somente pode ser utilizada quando montado nele. Após seu uso sua Afinidade reduz e deverá montar novamente para ser reutilizada.

Armas e seus Elementos

Monster Hunter é uma franquia famosa por suas caçadas e pela grande gama de armas e equipamentos variados feitos dos monstros caçados. Porém aqui em Monster Hunter Stories não caçamos por caçar, somos amigos deles (ou pelo menos tentamos!). Sendo assim a variedade de armas e equipamentos existentes é muito menor, porém as mecânicas de fabricação e elementos ainda existem.

Sendo assim é possível criar armas e equipamentos a partir dos monstros que enfrentamos, porém estamos limitados apenas a: Espadão, Espada e Escudo, Marreta e Chifre de Caça. Quanto aos elementos, temos todos eles: Fogo, Agua, Trovão, Gelo, Dragão.

Aqui os monstros também possuem fraqueza ou resistência elemental além de conseguirem aplicar efeitos negativos.

As Três formas de Ataque

Como mencionado no item Lutar há três modos possíveis de ataque que agem como um triângulo de tipos onde um leva vantagem ao outro. Essa mecânica é bem conhecida nos jogos da série Fire Emblem e também presente nos pokémons iniciais de todos os jogos de Pokémon.

Aqui temos Poder, Técnica e Velocidade representados pelas cores vermelho, verde e azul (respectivamente). E também na mesma sequência temos: Poder > Técnica > Velocidade > Poder.

E é aqui que entra uma das melhores dinâmicas do jogo: Monstros e suas Tendências. Todos os inimigos possuem uma tendência padrão, ou seja, um dos três modos citados é normalmente usado por aquele inimigo. Sendo assim, não basta “marretar” o botão para lutar, mas saber com quem está lutando pode ser vital. Saber usar um golpe técnico contra inimigos velozes ou golpes velozes contra inimigos poderosos garantirá que muitas batalhas ocorram sem nem que você preste atenção.

Mas Cuidado: Você pode controlar apenas o modo do seu ataque padrão. Seu Monstie também possui uma tendência e ela será, muitas vezes, a ação a ser escolhida e esse modo de ataque não pode ser escolhido por você a não ser que esteja montado ou utilize uma habilidade dele. Além disso, inimigos mais fortes e chefes podem usar mais de um modo de ataque e as habilidades em amarelo que não são combatíveis!

Sim, as habilidades também possuem esses modos referenciando uma vantagem ou desvantagem no ataque, e falando em habilidades há tambem as especiais (amarelo) e as que não implicam nenhum modo de ataque específico (marrom).

Afinidade é poder!

Afinidade é uma palavra chave em Monster Hunter Stories, mas não se resume a isso. Também é a fonte de poder para uso de habilidades, tanto do Montador/Rider quanto do Monstie. Ao iniciar uma batalha começamos com dez de Afinidade conforme lutamos esse valor vai subindo até chegar a cem. Usar habilidades específicas consomem esse total de Afinidade, que serve para ambos.

Durante os ataques simples, caso tenhamos sucesso na escolha do modo de ataque, conseguimos um grande valor de afinidade. Caso contrário ainda é possivel conseguir, mas em um valor bem mais baixo. Ao chegar a cem, considere aqui que está com “sua barra de especial cheia”, a ação Montar aparecerá e com ela o medidor de Afinidade ganha outro patamar.

Vantagem e Desvantagem na hora da ação

Falei muito de Vantagem e Desvantagem aqui mas onde, de fato, ela se aplica?

Durante a batalha, após escolher sua ação, teremos a revelação dos ataques dos oponentes e então há o momento do Combate Direto. Aqui cada um atacará do modo escolhido e a relação de vantagens e desvantagens ocorre. Contra monstros mais fracos, a vantagem causa anulação do golpe oponente, ja contra inimigos mais fortes o dano recebido é reduzido. O mesmo acontece na desvantagem. Já em caso de empate, ambos recebem o dano cheio.

Há também a possibilidade de dar dano em conjunto com seu Monstie caso ambos escolham o mesmo oponente e ambos os golpes sejam de modo vantajoso ao oponente, porém esse golpe duplo nao ocorre caso o Monstie esteja usando uam habilidade, mesmo que seja de um modo vantajoso.

Montaria é muito mais que locomoção

A ação Montar te permite literalmente montar em seu Monstie e dessa forma controlar o modo de seus ataques e causar mais dano. Enquanto isso, seu medidor de Afinidade apresentará um nivel que varia de um a três e a ação Habilidade de Afinidade será habilitada.

Caso leve vantagem nos golpes contra o oponente, sejam eles golpes básicos ou habilidades, o medidor de Afinidade subirá de nível, caso contrário diminuirá ou mesmo te derrubará de cima do Monstie esvaziando parte da Afinidade.

Já a Habilidade de Afinidade, que é um golpe especial que causa dano massivo ao oponente e varia de acordo com a espécie de Monstie que está sendo usado. Quanto maior o nível do medidor de Afinidade enquanto montado, maior o dano causado por essa habilidade.

Atenção às batidas do coração

Na parte inferior e central de todo o cenário de batalha há três corações e eles representam a quantidade de “vidas” que seu time possui. Quando o Montador ou o Monstie perde todo o HP, um desses corações é usado e seu HP enche por completo. Porém, caso os três corações sejam usados é Game Over, então cuidado!

Hora do Duelo!!!

Algumas vezes um embate entre os monstros pode acontecer e nesses momentos um desafio será aplicado onde uma sequencia de botões deverá ser pressionado, ou rotacionado, ou alternado… etc. Nesse momento temos a chance de causar um grande dano.

Ta, mas como capturo os monstros?

A captura dos monsties é feita coletando ovos nos ninhos deles que podem ser encontrados em tocas espalhadas pelo mapa. Por vezes essas tocas aparecem de forma aleatória entre uma cutscene e outra.. ou mesmo transitando entre mapas. Essas tocas são como mini-dungeons onde passamos por salas unidas de modo aleatório até a chegada no ninho. Essas salas contém itens e monstros para batalhar.

Ao encontrar a sala do ninho, uma porção de itens estará ao redor e poderá haver um monstro protegendo esse ninho. Caso não tenha um monstro protegendo, poderá aparecer um enquanto pega os itens ou mesmo o ovo. A espécie do monstro protegendo o ninho muitas vezes está relacionada ao ovo que pode ser obtido. Quanto mais pesado e mais “fedido” o ovo for, mais forte será o monstie que nascer dele.

Dentre as tocas, pode ser que apareçam tocas douradas. Essas são chamadas de Toca de Monstro Raro e podem conter chefes nas salas antes mesmo do ninho. Após obter um ovo no ninho e sair da toca, esse mesmo ovo será enviado automaticamente para o estábulo onde um palico cuida.

Em qualquer cidade que estiver é possivel falar com esse palico e gerenciar seus monsties, chocar os ovos, usar fragmentos e até mesmo conseguir novas habilidades para eles.

Design e Trilha Sonora

Monster Hunter Stories veio ao Nintendo Switch como um remaster, uma versão HD, do jogo que antes havia sido préviamente lançado para Nintendo 3DS. Sendo assim houve aqui toda uma adaptação dos elementos de tela e menu para o novo contexto de apenas uma tela. Ainda assim nada foi perdido.

Todo o gráfico é feito em cores vibrantes e modelos poligonais com um ar de fofura, ou até mesmo infantil, que agrada ao olhar e nao cansa a vista a longo prazo. As texturas presentes, entretanto, deixam um pouco a desejar aos mais críticos, mas combinam com a proposta do jogo sendo uma experiencia mais leve em relação à franquia principal.

As músicas são memoráveis e o som ambiente por vezes ajuda muito bem na ambientação, principalmente em cavernas onde um leve eco pode ser ouvido. Efeitos sonoros e rugidos de monstros estão presentes em cem porcento do mapa, trazendo vida a cada passo.

Detalhes Técnicos

Monster Hunter Stories vem com uma localização impecável e ocupando um espaço considerável do seu armazenamento total com seus 10.5 gb! É um ótimo RPG com design simples e mecânicas rebuscadas. Está saindo por R$ 159,90 na eshop brasileira e possui um segundo jogo com algumas referências chamado Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin.

Monster Hunter Stories - Review
Monster Hunter Stories
Veredito
Monster Hunter Stories é um marco para a fraquia se tornando um spin-off de sucesso e que agora encontra no Nintendo Switch um lar junto de seu sucessor. É um ótimo RPG, bem localizado e uma excelente opção de jogo Monster Tamer! Veredict: Monster Hunter Stories is a milestone for the franchise, becoming a successful spin-off that now finds a home on the Nintendo Switch alongside its successor. It's a great RPG, well localized and an excellent Monster Tamer game option!
Design
90
Trilha Sonora
100
Diversão
100
Gameplay
90
Custo x Benefício
100
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Localização impecável, até nas rimas!
Preço bom para um RPG localizado com mais de 30 horas de gameplay
Posso andar montado num Nargacuga!!! Quer mais?
Contras
Sistema de batalha repetitivo que se torna enfadonho no fim do jogo. Mesmo sendo possível acelerar o processo.
96
Nota Final
.

Nota do Editor: Monster Hunter Stories foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Capcom para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.