Project Retrô – Medabots AX GBA, um Mini Super Smash em sua época

Medabots AX: O game foi lançado em duas versões Metabee e Rokusho, seguindo a tradição dos jogos Pokémon

Project Retrô - Medabots AX GBA, um Mini Super Smash em sua época

Lançado em 21 de março de 2002 no Japão e posteriormente nas Américas em 15 de novembro do mesmo ano, Medabots AX surgiu como um spin-off da popular franquia de games e anime Medabots, e este, por sua vez, foi lançado para o Game Boy Advance.

Desenvolvido pela Natsume em colaboração com a Imagineer o título foi dirigido por Yukihide Fujimoto, conhecido por seu trabalho em outros títulos da série.

Gameplay

O game foi lançado em duas versões Metabee e Rokusho, seguindo a tradição dos jogos Pokémon, mas com diferenças significativas de personagens e algumas mecânicas exclusivas.

A Franquia Medabots

Medabots começou como uma série de games para o WonderSwan em 1997, rapidamente expandindo-se para mangás, anime e diversos produtos licenciados. A premissa gira em torno de robôs personalizáveis chamados Medabots e seus operadores humanos, os Medafighters, que os utilizam em batalhas competitivas.

Project Retrô - Medabots AX GBA, um Mini Super Smash em sua época

A decisão de criar um jogo de luta 2D baseado em mecas ou robôs foi influenciada pelo sucesso de títulos como Street Fighter Alpha 3 no Game Boy Advance. A equipe de desenvolvimento queria oferecer aos fãs uma experiência de batalha mais direta e dinâmica, diferente dos RPGs anteriores da franquia.

Gênero e Aspectos Técnicos

Medabots AX pertence ao gênero de luta 2D com elementos de plataformas (hoje, ele seria facilmente comparado a Super Smash Bros. Ou a Jump Super Stars de NDS), compartilhando semelhanças com títulos como Guilty Gear X: Advance Edition e Street Fighter Alpha 3. No entanto, seu sistema único de customização de partes robóticas o diferencia dos demais lutadores da época.

O game apresenta:

  • Frame rate constante de 60 FPS
  • Sistema de combos baseado em links e cancels
  • 24 Medabots jogáveis
  • Mais de 100 partes customizáveis
  • Modo história com aproximadamente 4-6 horas de duração
  • Multiplayer via cabo link do GBA

A jogabilidade é dinâmica e muito personalizada, graças a possibilidade de trocar as partes de seu robô. O game possibilita trocar cabeça, braços, pernas e a medalha, está define o ataque especial de seu meca, o que torna cada luta única.

As batalhas são 2×2 onde o player possuí o robô principal e um auxiliar, contra dois adversários. Ao destruir a cabeça do Medabot inimigo, a luta é encerrada e o gamer recebe uma medalha e uma parte do robô vencido.

Medabots AX GBA

Quando tratamos do audiovisual, a obra mostra qualidades. Com um gráfico em pixel ART, com mais de vinte anos, que é uma explosão de cores no GBA e que, na atualidade época, envelheceu muito bem. Uma arte sonora diferenciada e imersiva que tem como trilha sonora a música tema do anime.

Desempenho Comercial e Crítica

Medabots AX vendeu aproximadamente 250.000 unidades globalmente, sendo 150.000 no Japão. A recepção crítica foi geralmente positiva:

  • Famitsu: 32/40
  • IGN: 7.8/10
  • GameSpot: 7.5/10

Os críticos elogiaram especialmente:

  1. A profundidade do sistema de customização
  2. Os gráficos detalhados para o hardware
  3. A trilha sonora dinâmica
  4. A fidelidade à franquia original

Pontos de crítica incluíram:

  1. Curva de aprendizado íngreme para jogadores casuais
  2. Algumas animações repetitivas
  3. Modo single-player relativamente curto

O Legado

Mesmo duas décadas após seu lançamento, Medabots AX é lembrado como um dos bons jogos de luta do Game Boy Advance, estabelecendo um padrão para adaptações de anime em jogos de luta portáteis. Sua combinação única de customização profunda e mecânicas de luta técnicas continua influenciando desenvolvedores até hoje e trazem boas lembranças ao gamers mais saudosistas.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gamer desde sempre e redator por diversão