Nintendo divulga os novos resultados financeiros (Julho/24-Setembro/24)

Nintendo divulga os novos resultados financeiros (Julho/24-Setembro/24)

Na madrugada de hoje, horário do Brasil, a Nintendo divulgou os novos resultados financeiros obtidos a partir das vendas do último trimestre (julho a setembro), revelando que o Nintendo Switch alcançou a marca de 146,04 milhões de unidades vendidas, ainda atrás do Nintendo DS, com 154 milhões.

As vendas, aliás, caíram 31% em relação ao ano passado, mostrando que foram vendidas exatamente 2,64 milhões de unidades no período deste ano e indicando que o Switch Lite temático de Zelda não foi suficiente para impulsionar, ainda que minimamente, as vendas como era esperado. Ainda assim, os números são excelentes para um console que está prestes a completar 8 anos de existência.

Nintendo divulga os novos resultados financeiros (Julho/24-Setembro/24)

As vendas de software também tiveram uma queda de 27% em relação ao ano passado, totalizando 70,28 milhões de unidades vendidas entre julho e setembro deste ano. É importante destacar que, ao analisar os números do ano passado, deve-se considerar que Tears of the Kingdom impulsionou tanto as vendas do console quanto de software, sendo normal a comparação com o ano seguinte, que não conta com um jogo de mesmo impacto para gerar números expressivos de vendas.

Isso é evidenciado pela acentuada queda de 46,8% nas vendas do Nintendo Switch OLED em relação ao ano passado, quando foi impulsionado pelo modelo temático de TotK. No entanto, o modelo padrão do Switch apresentou uma ligeira melhora, e o Lite teve um bom aumento de 7,5%.

Nintendo divulga os novos resultados financeiros (Julho/24-Setembro/24)

A primeira aventura da Princesa Zelda como protagonista conseguiu alcançar um bom número de vendas desde o seu lançamento. The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom vendeu 2,58 milhões de unidades. Embora não seja um sucesso comercial como seus antecessores (BotW e TotK), esses ainda são bons números para títulos padrão da franquia, ainda mais levando em conta que o game foi lançado no dia 26 de setembro e o relatório foi encerrado no dia 30 do mesmo mês.

Diante disso, não foram revelados os números de venda de Super Mario Party: Jamboree, que só foi lançado no mês seguinte.

Conclusão

Embora os números não sejam animadores em relação a se tornar o console mais vendido de todos os tempos, a Nintendo ainda mostra que o Switch mantém um padrão de vendas em 2024, com uma média de 2 a 3 milhões de unidades vendidas a cada trimestre. Com a chegada do período de vendas de fim de ano, há uma grande expectativa de que o console tenha um último fôlego para, ao menos, superar o Nintendo DS e se tornar o console mais vendido da Big N no mundo.

Essa esperança nas vendas de fim de ano talvez também revele a precaução de não anunciar o sucessor do Nintendo Switch agora, sugerindo que a empresa acredita que isso possa prejudicar os resultados atuais.

Mais uma vez, os resultados de queda apresentados são normais, considerando que a régua de comparação é um tanto injusta. Afinal, Tears of the Kingdom e o filme Super Mario Bros. impulsionaram bastante o ano de 2023, sendo esperado que qualquer comparação com esse período seja, de fato, inferior. Cuidado com as manchetes sensacionalistas.

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?