Quando se fala em XSEED Games/Marvelous Usa., já é esperado encontrar experiências de jogo divertidas. Neste ano, foram revisados alguns títulos publicados por eles, como Freedom Planet 2 e Fashion Dreamer, apesar deste último não estar exatamente dentro do meu nicho, foi uma excelente experiência. Desenvolvido pela Voracious Games, Potionomics Masterworks Edition chega ao Nintendo Switch em uma edição especial, que adiciona novos conteúdos e aprimora a jogabilidade em relação ao lançamento original;
O jogo apresenta uma dinâmica que se destaca, combinando dois sistemas de gameplay que considero especialmente atraentes: a simulação de comércio, no estilo de um gerenciador de loja, e o card game. Aqui, abrir uma loja e vender poções não é o bastante; a protagonista utiliza um baralho de cartas para persuadir, pressionar ou até enganar os clientes, maximizando os lucros enquanto administra seu nível de estresse. Conforme o jogador progride, novas cartas são desbloqueadas e podem ser adicionadas à estratégia de negociação. Essa mecânica torna o processo de vendas envolvente, adicionando uma camada de estratégia ao jogo, já que é essencial planejar e gerenciar cada decisão cuidadosamente.
A história do jogo começa com a protagonista Sylvia, que herda a loja de poções de seu tio, situada na ilha de Rafta. No entanto, a loja está profundamente endividada, e Sylvia precisa assumir o negócio para quitar as dívidas e permanecer na ilha. Ela conta com a ajuda de uma coruja peculiar, que afirma ser parceira de seu tio Oswald. Apesar de não possuir uma licença oficial para produzir poções, Sylvia rapidamente se vê envolvida no comércio para atingir seus objetivos. Além disso, o jogo inclui elementos românticos, permitindo que Sylvia desenvolva relacionamentos com outros personagens, algo que influencia diretamente a história e as interações no decorrer do jogo.
As tarefas no início do jogo são relativamente administráveis: é preciso preparar poções com requisitos específicos para competições, arrecadar dinheiro para pagar o empréstimo deixado pelo tio e, para isso, coletar ingredientes. Esses ingredientes podem ser obtidos interagindo com os moradores da cidade, com quem é possível desenvolver amizades ou até relacionamentos amorosos. Apesar de ter sido elogiado acima o conceito de Potionomics, os NPCs são um pouco de poucos elogios. Suas personalidades parecem exageradas, dando a impressão de serem forçadas e pouco naturais.
O design do jogo é realmente encantador. Os contornos e as expressões dos personagens são muito bem trabalhados, e é divertido observar Sylvia se estressando em algumas situações. No entanto, o menu inicial pode ser um pouco confuso, especialmente no começo, devido à quantidade de informações apresentadas de uma vez. Embora o jogo ofereça um tutorial, ele é apenas parcialmente claro. (Talvez isso tenha sido agravado pelo fato de o conteúdo estar em inglês e pela minha tendência de apenas escanear as informações rapidamente). A mecânica do card game e o processo para criar a poção perfeita, por exemplo, pareceram confusos no início. O jogo te insere nessas dinâmicas logo após uma explicação breve e direta sobre o contexto geral, o que pode deixar alguns jogadores um pouco perdidos
Preparar e vender poções, assim como desenvolver relacionamentos, não são os únicos objetivos do jogo. A cada dez dias, Rafta organiza uma competição de poções, com prêmios progressivamente maiores. Essa mecânica adiciona um nível significativo de desafio à jogabilidade. No entanto, o jogo assume características de um rogue-like: se você perder a competição, o jogo termina, e você é levado de volta a um ponto de salvamento de alguns dias antes do evento, permitindo uma nova tentativa. O sistema de salvamento automático, que grava o progresso diariamente, também oferece a opção de escolher o dia ao qual deseja retornar. Essa funcionalidade é excelente, pois evita uma experiência excessivamente punitiva e dá ao jogador a chance de aprimorar suas estratégias para vencer.
dificuldade e o ritmo do jogo podem variar bastante. Ele oferece níveis que vão do normal ao superior, mas é importante notar que os picos de dificuldade, especialmente durante os torneios, podem desanimar alguns jogadores. Esses momentos exigem poções muito específicas, e a pressão de reunir os materiais necessários em um curto intervalo de tempo pode tornar o jogo extremamente estressante. Além disso, o mini game de vender as poções acrescenta uma camada de complexidade, onde você precisa usar buffs, debuffs, ataques ou defesas para manter a atenção do cliente durante a negociação, escolhendo as cartas certas para cada situação.
Um destaque à parte é que a Voracious Games implementou um modo cozy, uma adição muito bem-vinda. Nesse modo, é possível visitar NPCs sem gastar o tempo de jogo, o que melhora significativamente o gerenciamento. As lutas também são mais fáceis e equilibradas de maneira que o desafio continua interessante, mas menos punitivo. No final, tempo e gerenciamento são os elementos-chave deste jogo. Se o modo normal parecer muito desafiador, o modo cozy é uma excelente alternativa. Independentemente do nível de dificuldade, o jogo consegue ser divertido e envolvente, seja em uma experiência mais relaxada ou desafiadora.
With a good look and a very fun part of the game, which is the card battle, it may seem repetitive for a long time, but don’t be fooled, it has the potential to be a great cozy game, not only because of its appearance and the new difficulty modes, who knows. It presents a mix of sensations that only those who have played it will know, and it has a reasonable price in the eshop for the experience offered.
[Nota do Editor: Potionomics Masterwork Edition foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela XSEED GAMES para avaliação.]
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