Em inédita entrevista, Shigeru Miyamoto fala de Navi, de Ocarina of time: “O ponto fraco do jogo”

Em inédita entrevista, Shigeru Miyamoto fala de Navi, de Ocarina of time: "O ponto fraco do jogo"

The Legend of Zelda: Ocarina of Time é certamente um marco no mundo dos games, tido por muitos como um dos melhores de todos os tempos e logo após completar 26 anos de seu lançamento, ainda surgem algumas curiosidades sobre o game que valem a pena dar uma olhada.

Em uma entrevista feita originalmente em 1999 para um guia de estratégia japonês, sendo só por agora traduzida(um agradecimento para Shmuplations) para inglês, Shigeru Miyamoto, o lendário criador do game e de tantas outras franquias icônicas da Nintendo, deu uma curiosa fala sobre Navi, a fada guia do jogo, que auxilia jogadores em diversos momentos (as vezes de maneira irritante, é bem verdade). Shigeru falou das dificuldades no desenvolvimento da personagem, em não a torna-la irritante, a quem considerou como o ponto fraco do game, ao mesmo tempo que menciona que não tê-la no jogo, tornaria o game com um ambiente hostil e de ainda mais dificuldade aos jogadores. Confira:

…Acho que a maneira como damos dicas ainda é um pouco hostil. Falando claramente, agora posso confessar a você: acho que todo o sistema com Navi dando conselhos é o maior ponto fraco de Ocarina of Time.

É incrivelmente difícil projetar um sistema que dê conselhos adequados, conselhos que sejam adaptados à situação do jogador. Para fazer isso direito, você teria que gastar a mesma quantidade de tempo que gastaria desenvolvendo um jogo inteiro, e eu estava muito preocupado que estaríamos nos afundando em um buraco, se buscássemos a perfeição ali.

Se você ler o texto de Navi, ela diz as mesmas coisas continuamente. Eu sei que parece ruim, mas deixamos propositalmente em um nível básico. Acho que se tivéssemos tentado tornar as faixas Navi mais sofisticadas, a sua “estupidez” teria se tornado mais aguda.

Na verdade, eu queria eliminar todo o sistema em Zelda: Ocarina of Time, mas isso teria sido ainda mais hostil para os jogadores…Você pode pensar no Navi como uma ferramenta para jogadores que param de jogar por um mês ou mais, depois retomam o jogo e querem lembrar o que deveriam fazer. É uma desculpa descarada, eu sei.

É claro que exatamente 25 anos depois da entrevista feita a opinião possa ter mudado, ainda mais com a popularização de Navi entre os jogadores, inclusive sendo pedida que retorne em alguns jogos da franquia, apesar da indicação que tenha partido logo após os eventos do game e sendo inclusive o pontapé inicial para Majora’s Mask, com Link partindo em busca de sua procura.

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?