Após a aguardada atualização 1.6 para Stardew Valley finalmente chegar aos consoles, os fãs do trabalho de Eric ‘Concernedape’ Barone, criador do game, aguardam por novidades em relação ao seu novo game, que foi revelado em 2021 e que não recebeu grandes informações desde então. Estamos falando de Haunted Chocolatier, um jogo de simulação de loja de uma fábrica de Chocolate (bem Willy Wonka vibes), ao estilo gráfico de SV, mas que tem recebido poucos detalhes desde que foi anunciado.
Em uma recente postagem no blog oficial do game, concernedape deu uma longa atualização de como anda a produção do jogo, enfatizando que sua as atenção teve que ser voltara para o patch 1.6 de Stardew Valley, que a principio seria apenas uma atualização simples, mas que diante de tantas ideias surgidas, acabou sendo a enorme adição de conteúdo que foi e diante dos problemas enfrentados ao disponibiliza-la para os consoles, teve que limitar ainda mais o foco.
Apesar disso, o dev deu detalhes de como anda o desenvolvimento do novo jogo, que apesar de ter mostrado pouco conteúdo, já há bastante trabalho realizado e que ele irá voltar a desenvolve-lo, garantindo que ele irá sim existir no futuro, mesmo que venha a demorar um pouco mais. Confira:
Olá,
Sei que já faz um tempo desde a última vez que postei aqui. Como você já deve saber, não tenho conseguido trabalhar no Haunted Chocolatier há algum tempo. Isso porque comecei a trabalhar em coisas novas para a atualização 1.6 do Stardew Valley. A atualização 1.6 foi planejada originalmente para ser uma atualização técnica, “por baixo dos panos”, para expandir as capacidades de modificação do Stardew, feita por outros para que eu pudesse me concentrar no Haunted Chocolatier. Mas então me envolvi, adicionando um pouco de conteúdo novo à atualização, e isso meio que se transformou em uma quantidade substancial de conteúdo novo. E mesmo depois que o 1.6 foi lançado para PC, estive muito envolvido com correção de bugs, portabilidade e muito mais. Tudo isso me afastou do desenvolvimento do Haunted Chocolatier.
Foi um pouco triste ver Haunted Chocolatier ficando empoeirado na prateleira… mas essa é a realidade da minha situação. Stardew Valley é um jogo grande e popular, e tenho muito apego a ele. Também sinto um forte senso de dever e obrigação para com todas as pessoas que compraram Stardew Valley ao longo dos anos, me concedendo esta rara oportunidade de ser um desenvolvedor de jogos indie. Então é difícil “deixar ir” Stardew, mesmo temporariamente, para trabalhar em algo que ainda não esteja estabelecido e significativo para as pessoas.
No entanto, também tenho um forte desejo de fazer mais jogos. Gosto de fazer jogos e tenho muito mais que quero compartilhar, com Haunted Chocolatier e além. E mesmo que Haunted Chocolatier só tenha sido revelado publicamente em um grau minúsculo, no meu mundo particular é um lugar especial e estou muito apegado aos personagens, temas e ideias. Além disso, já fiz muito trabalho no jogo. Antes de fazer essa pausa para Stardew 1.6, criei uma “fatia vertical” de Haunted Chocolatier, essencialmente um esqueleto do jogo com a maioria (não todos) de seus ossos no lugar.
Minha próxima tarefa será ajustar os ossos existentes até que eu esteja satisfeito com eles, adicionar todo o resto dos ossos e então dar corpo a tudo com todo o conteúdo que precisará estar no jogo. Sim, ainda vai dar muito trabalho, mas tudo bem, estou viciado na rotina.
Como mencionei antes neste site, Haunted Chocolatier está sendo desenvolvido da mesma forma que Stardew Valley foi… Estou codificando (principalmente do zero) em C# e estou trabalhando sozinho em todas as áreas. Por quê?… É com o que me sinto confortável, é o que eu gosto, e funcionou bem para Stardew Valley. Posso obter ajuda com algumas coisas técnicas mais tarde, mas quero que o jogo esteja essencialmente completo antes de pensar em algo assim.
Sei que muitas pessoas estão animadas para jogar Haunted Chocolatier e podem ficar decepcionadas ao saber que ainda vai demorar um pouco, ou que tirei um tempo para trabalhar em Stardew Valley. Eu entendo. Ficarei muito feliz quando chegar o dia em que finalmente puder lançar Haunted Chocolatier. No entanto, assim como em Stardew Valley, não farei nenhum “acesso antecipado”, financiamento coletivo ou pré-encomendas, então não sinto muita pressão externa para terminar o jogo em um cronograma. A principal fonte de pressão externa é o fato de eu ter anunciado o jogo meio cedo (eu tinha meus motivos para fazer isso), o que gerou entusiasmo, o que significa que se eu demorar muito, as pessoas podem ficar tristes. E isso é uma pressão real para mim. Mas, no final das contas, não lançarei um jogo a menos que esteja completo e eu esteja muito feliz com ele, e acho que é isso que a maioria das pessoas gostaria, de qualquer maneira.
Conforme o desenvolvimento continua, posso querer postar sobre ele e compartilhar coisas com vocês. Mas se eu não postar por um tempo, não significa que abandonei o jogo. Às vezes sinto vontade de compartilhar coisas, e às vezes não. Minha abordagem preferida é desaparecer e trabalhar isoladamente, e só emergir quando tiver algo completo e digno, em vez de compartilhar um monte de coisas que estão inacabadas e, portanto, não estão de acordo com a visão final. Mas sei que as pessoas estão interessadas no desenvolvimento do jogo, então postarei algumas coisas. Independentemente do tempo do blog de desenvolvimento, saiba que o jogo eventualmente será concluído e lançado.
Acho que já escrevi muito sobre essas mesmas coisas em posts anteriores, mas só queria checar com todos vocês, dizer que Haunted Chocolatier ainda vai existir e reafirmar algumas das coisas que eu disse antes. Obrigado por ler tudo isso, e estou ansioso para compartilhar esse novo mundo com vocês… quando estiver pronto
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