Durante a apresentação da Nintendo Direct do Nintendo Switch 2, muitos fãs notaram que o recurso de compartilhamento de tela do novo GameChat exibia imagens com uma taxa de quadros visivelmente reduzida. Agora, em entrevista ao site GameSpot, os responsáveis pelo hardware explicaram os motivos técnicos por trás da decisão.
O GameChat permite que jogadores conversem por voz e compartilhem sua tela com amigos enquanto jogam, até mesmo em jogos diferentes — como assistir alguém jogando Donkey Kong Bananza enquanto disputa uma corrida em Mario Kart World. No entanto, o recurso roda a cerca de 10 quadros por segundo, o que gerou dúvidas sobre limitações técnicas do console.
Segundo Takuhiro Dohta, diretor de hardware do Switch 2, a prioridade foi garantir que o Game Chat não interfira na performance dos jogos:
“O chat precisa rodar em paralelo com o jogo sem afetar a qualidade da experiência. Queríamos garantir que ele não impactasse o desempenho geral do sistema enquanto os jogos estão em execução.”
O diretor técnico Tetsuya Sasaki acrescentou que a Nintendo também quis evitar desigualdades entre os jogadores em diferentes condições de rede e hardware:
“Priorizamos uma experiência equilibrada para todos. Mesmo que alguns tenham redes melhores, queríamos assegurar que o sistema ofereça uma base estável e igualitária.”
Ele também reforçou que parte do poder de processamento foi reservado exclusivamente para os jogos, e que a empresa operou dentro de uma margem específica para equilibrar desempenho, rede e qualidade geral do serviço.
O Game Chat do Switch 2 conta com microfone embutido no console e suporte a câmeras USB-C para capturar reações durante partidas com amigos. O serviço será gratuito até 31 de março de 2026, quando passará a exigir uma assinatura do Nintendo Switch Online.
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