O lendário diretor de Super Smash Bros., Masahiro Sakurai, voltou a compartilhar seus pensamentos sobre os rumos da indústria dos games, e desta vez, com foco no desenvolvimento em larga escala e o papel da inteligência artificial nesse processo.
Durante uma entrevista ao portal japonês ITmedia, Sakurai comentou sobre como os jogos AAA têm exigido cada vez mais tempo e recursos para serem produzidos. Ao ser questionado sobre o futuro do desenvolvimento de jogos, ele foi direto: esse modelo atual é “demorado e insustentável”.
Segundo Sakurai, o crescimento da escala de produção tem tornado o processo cada vez mais difícil de manter. Como possível saída, ele cita a IA generativa como uma ferramenta que pode ajudar a aliviar a carga de trabalho em várias etapas do desenvolvimento.
Para ser sincero, é impossível prever o que vai acontecer. Acho que chegamos a um ponto em que tentar criar jogos em larga escala como fazemos agora é muito demorado e insustentável. Acho que não podemos continuar assim, mas, no momento, a única solução eficaz que me ocorre é a IA generativa. Acho que chegamos a um ponto em que precisamos mudar nosso esquema, como usar IA generativa para aumentar a eficiência do trabalho. Acho que entraremos em uma era em que apenas as empresas que conseguirem se adaptar bem a essa mudança sobreviverão.
Para contextualizar, Sakurai não apoia totalmente a IA, nem afirma que ela seja o único caminho a seguir ou como seus jogos serão feitos. A principal conclusão é que suas ideias sobre a insustentabilidade do desenvolvimento estão relacionadas ao fato de que o trabalho necessário para criar jogos – que só aumenta – excede a quantidade de pessoas disponíveis para fazê-lo. No Japão, isso é um problema, em particular devido à diminuição do número de talentos, e trazer talentos do exterior é um desafio devido à barreira linguística.
Embora não tenha entrado em muitos detalhes técnicos, o criador da série Smash deixou claro que acredita no potencial da IA para transformar a forma como os jogos são feitos, desde que usada com responsabilidade.
Nos últimos meses, Sakurai tem se dedicado a seu canal no YouTube, onde compartilha bastidores da criação de jogos e reflexões sobre a indústria. Mesmo sem confirmar envolvimento em um novo Smash Bros., suas declarações continuam chamando atenção de fãs e desenvolvedores ao redor do mundo.
Deixar uma resposta