As Nintendo Directs já se tornaram verdadeiros eventos para os fãs da Big N. Não é apenas a apresentação em si, mas toda a expectativa que a cerca: as apostas sobre a data, as teorias sobre anúncios e as discussões sobre o que pode aparecer. Porém, em 2018, um imprevisto abalou esse histórico. Originalmente marcada para 6 de setembro, a transmissão foi adiada para 13 de setembro devido ao terremoto de Hokkaido, no Japão.
Agora, os ex-funcionários da Nintendo of America, Kit Ellis e Krysta Yang, revelaram detalhes dos bastidores desse adiamento em um novo episódio de seu podcast. E, segundo eles, o terremoto não foi o único motivo que pesou na decisão.
Uma semana antes do evento, um tiroteio havia ocorrido em Jacksonville Landing, durante um torneio de Madden NFL. O caso impactou a indústria, e dentro da Nintendo of America houve discussões sobre seguir ou não com a transmissão. Como a EA também teria um segmento no Direct, foi necessário consultar a produtora sobre como prosseguir. Ainda que a possibilidade de cancelamento não tenha sido oficialmente sugerida, o assunto foi levado às equipes no Japão.
Krysta Yang relembra que, apesar do processo de produção dos Directs já estar bem estabelecido, a Nintendo ainda não tinha protocolos claros para lidar com emergências. Ellis conta que a decisão de adiar veio diretamente do então presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, sem burocracias:
Yang: Então, começamos com alguém da Nintendo of America muito preocupado com o tiroteio, e então, quando aconteceu o que aconteceu no Japão, foi ainda mais devastador, então foi como se unirmos para pensar em como iríamos lidar com tudo isso?
Ellis: Então, sim, isso aconteceu e eu me lembro que mais tarde naquele dia, foi tipo, “Ah, Doug Bowser recebeu um telefonema do Sr. Furukawa e estamos adiando o Direct”. Não houve nada como “Ah, bem, vamos enviar nossa solicitação e ela passará pelos canais e talvez…”. Foi só tipo, “Não, isso está acontecendo”. Do próprio homem.
Ao longo dos anos, muitos rumores circularam sobre supostos adiamentos de Nintendo Directs, seja por vazamentos ou decisões estratégicas. No entanto, oficialmente, o caso de 2018 permanece como o único com confirmação da própria Nintendo. Ainda assim, não foi a única ocasião em que uma apresentação foi afetada por fatores externos. Em setembro de 2022, por exemplo, em respeito ao falecimento da Rainha Elizabeth II, a transmissão não foi exibida ao vivo no Reino Unido — embora tenha ocorrido normalmente nas demais regiões.
Deixar uma resposta