Hollow Knight: Silksong – Da ansiedade à consagração, um dos melhores de 2025

Hollow Knight: Silksong – Da ansiedade à consagração, um dos melhores de 2025

Hollow Knight foi um jogo incrível que fez muita gente voltar a jogar Metroidvania, um título de 2017 que continua sendo ovacionado até os dias de hoje. Aproveitando todos elogios recebidos com o primeiro game, a Team Cherry anunciou uma sequência em 2019, e o hype para Hollow Knight: Silksong foi crescendo a cada ano que passava. Até que, enfim, após muitas frustrações e desapontamentos, o jogo foi finalmente revelado com detalhes em Agosto e sendo lançado no dia 4 de setembro de 2025. Foram 6 anos de produção, com apenas 3 pessoas trabalhando no jogo, no que certamente foi um dos jogos mais aguardados dos últimos anos. Mas será que a espera valeu a pena?

A história de Hollow Knight: Silksong se inicia com Hornet sendo sequestrada. Os soldados estavam a levando para o reino de Fiarlongo, um mundo coberto de seda e música (daí o nome do jogo “Silksong”). Hornet parte em busca de respostas e para investigar mais sobre seu sequestro. A temática sombria do primeiro jogo continua nessa sequência, com uma ambientação tensa em muitas partes. A narrativa é dividida em 3 atos, que vamos detalhando ao longo do texto.

Hollow Knight: Silksong – Da ansiedade à consagração, um dos melhores de 2025

Hollow Knight: Silksong pega tudo que havia no primeiro jogo e traz aprimoramentos, além de dar mais liberdade criativa e estratégica ao jogador. Um exemplo disso são os brasões e a forma como funcionam. O jogo começa com o Brasão do Caçador, usado por Hornet desde o primeiro jogo, quando ainda era uma das chefes. O alcance da agulha é médio, mas o golpe para baixo (o ataque em diagonal) continua irritando muitos jogadores. Esse brasão permite equipar 2 medalhões azuis, 2 amarelos e 2 vermelhos.

Os medalhões amarelos são de suporte: permitem equipar a bússola, garras para se fixar em paredes, aumento de velocidade, entre outros. Já os azuis são de defesa: incluem um protetor para usar durante a cura, um que aumenta uma máscara de vida extra, outro que garante estoque adicional de seda, entre outros. Os vermelhos, por sua vez, são de ataque: oferecem armadilhas, kunais, tachinhas e outras opções. As combinações possíveis são bem interessantes.

Além do Brasão do Caçador, existem outros, como o Brasão do Ceifador, Brasão do Viajante, Brasão da Besta, Brasão da Bruxa, Brasão do Arquiteto e Brasão do Xamã. Cada um tem habilidades especiais ou diferentes tipos de movimentação. Dois deles são mais específicos: o Brasão da Bruxa, obtido por meio de uma side quest (que pode ser ignorada, resultando em um final alternativo), e o Brasão do Xamã, que só pode ser adquirido no Ato 3.

O jogo possui 3 atos. No primeiro, o jogador explora as áreas iniciais e coleta sinos para abrir um portão. Ao atravessá-lo, chega-se à Cidadela, onde começa o 2º Ato. Nessa parte já é possível alcançar 3 finais diferentes: o normal, o amaldiçoado e o ruim. Ao concluir o final ruim, desbloqueia-se o Ato 3, que conta com o final verdadeiro e o final secreto.

As habilidades de Hornet também se destacam. O parkour é bastante satisfatório, graças à variedade de saltos, aos brasões e ao arpão de seda. A diversidade de inimigos é impressionante — muitos deles chegam a estressar, mesmo sendo apenas inimigos comuns.

Já os chefes merecem um destaque à parte. A maioria é extremamente desafiadora e exige atenção constante, já que cada golpe sofrido tira 2 máscaras de vida. Além disso, as movimentações rápidas tornam as batalhas ainda mais intensas.

A dificuldade geral do jogo é bastante elevada, o que pode afastar jogadores novos no gênero Metroidvania. Não é um título convidativo para iniciantes, pois exige paciência e resiliência diante de desafios constantes.

Visualmente, o jogo está impecável, e a trilha sonora, embora eu considere a do primeiro jogo superior, também é excelente em Silksong. A versão analisada foi a do Nintendo Switch 2, que roda em 4K a 60fps, com suporte a até 120fps caso sua TV ou monitor permita. No modo portátil, o jogo roda em 1080p e 60fps.

Hollow Knight: Silksong é um Metroidvania que facilmente ultrapassa as 50 horas de gameplay. É um jogo completo, com muita exploração, inimigos variados, chefes desafiadores e segredos escondidos. Tudo isso por R$ 59,90 — um preço mais do que justo pelo que entrega. É um grande feito da Team Cherry, que conseguiu lançar um dos jogos mais aclamados do ano a um valor acessível, especialmente para nós, brasileiros.

No fim, o jogo é simplesmente maravilhoso. Apenas deixo um alerta: se você se frustra facilmente com jogos de dificuldade elevada, esteja preparado — Silksong não é brincadeira.

Hollow Knight: Silksong – Da ansiedade à consagração, um dos melhores de 2025
Hollow Knight: Silksong
Veredito
Uma aula de como um Metroidvania deve ser feito, Hollow Knight: Silksong aprimora tudo o que o primeiro jogo trouxe e abre portas para novas estratégias e variedades de combate. A dificuldade também é mais elevada, o que serve de alerta para novos jogadores. Ainda assim, é um jogo incrível que todos os fãs do gênero devem experimentar.
Design
100
Trilha Sonora
100
Diversão
100
Gameplay
100
Custo X Benefício
100
Prós
Preço acessível: Um valor justo que amplia a acessibilidade, especialmente para o público brasileiro.
Diversidade de habilidades e brasões: Oferece liberdade criativa, incentivando diferentes estilos de jogo e estratégias.
Contras
Dificuldade elevada: O nível de desafio é intenso e pode desmotivar jogadores menos experientes no gênero Metroidvania.
100
Nota Final

A true masterclass in how a Metroidvania should be made, Hollow Knight: Silksong improves on everything the first game offered and opens the door to new strategies and combat varieties. The difficulty is also higher, which serves as a warning for new players. Even so, it’s an incredible game that every fan of the genre should play.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Nintendista desde criança, apaixonado por Super Mario, Zelda e Pokemon, e tenho esperança de um novo Donkey Kong