Como um grande fã dos jogos do nosso querido bigodudo, sou apaixonado nessa proposta de explorar a galáxia que a Nintendo fez com Super Mario Galaxy lá em 2007, pois é, essa série já tem quase 20 anos! Primeiramente lançado para Nintendo Wii, recebeu um port para Nintendo Switch em 2020 em uma coletânea por tempo limitado, que foi Super Mario 3D All Stars, e agora recebendo um remaster juntamente com sua sequência, Super Mario Galaxy 2.
A dupla dos jogos das galáxias foram lançadas para Nintendo Switch, porém com a retrocompatibilidade, é possível jogar no Nintendo Switch 2 e com aprimoramentos, mas será que vale a pena? Vamos destacar um por um!
Super Mario Galaxy
O primeiro jogo dessa série Galaxy de Super Mario possui uma história muito boa envolvendo a Rosalina, que é a primeira vez que a personagem a aparece na franquia e ganhou sua popularidade, exatamente pela sua história, mas antes disso, Peach convida Mario para uma festa no castelo.

Porém Bowser aparece e estraga tudo, ele usa uma espécie de disco voador que consegue arrancar o castelo da terra, e transporta esse castelo para uma outra galáxia bem distante da terra, Mario sem poder fazer muita coisa, recebe um golpe de Kamek que joga ele para bem longe de Peach, e novamente a princesa está em perigo.

Mario acaba indo para um planeta diferente e encontra as Lumas, que são os nomes das estrelinhas que aparecem no jogo, as Lumas possuem várias cores diferentes e algumas se transformam de um jeito diferente. Com isso, Mario se encontra com Rosalina, que o convida para ir no seu observatório.

Uma Luma acompanha Mario, e ele ganha poderes enquanto gira, causando um dano nos seus inimigos. Com isso, Mario está pronto para começar sua aventura em busca da Princesa Peach, no decorrer da história vamos descobrindo também mais coisas sobre a Rosalina, e é uma história triste e profunda por incrível que pareça, e nessa nova versão há um pouco mais de história, vale a pena conhecer!

A jogabilidade está muito boa nessa nova versão, mas há um alerta a se fazer, o jogo para se jogar no modo portátil pode ser bem desconfortável e pode até incomodar, já que precisa usar o touch screen, quem for jogar no Nintendo Switch Lite por exemplo, já fica o alerta e você pode passar um apuro. Agora se você tem o Nintendo Switch ou o Nintendo Switch 2 você pode jogar destacando os joy-cons para poder jogar de forma melhor mesmo no modo portátil.
O jogo está a 720p no modo portátil, enquanto no modo TV fica a 1080p e a 60fps no Nintendo Switch, enquanto no Nintendo Switch 2 tem um update gratuito que faz com que a resolução chegue a 1080p no modo portátil, enquanto no modo TV chega até 4K e a 60fps. O jogo tem uma beleza fora do comum, mesmo sendo um remaster de um jogo de 2007!

Super Mario Galaxy 2
Já o segundo jogo da série Galaxy surgiu em 2010, nesse jogo as coisas já são mais aprimoradas, há uma mecânica que faz toda a diferença do primeiro jogo da série. Bem, na parte de história, no final do primeiro jogo, a Rosalina solta a seguinte frase: “O ciclo se repete, mas nunca exatamente da mesma maneira”. E isso começa a fazer sentido em Super Mario Galaxy 2.

Novamente Mario é convidado para uma festa no castelo da Princesa Peach, e novamente Bowser aparece para atrapalhar as festividades, porém dessa vez ao invés dele vir na sua aeronave, ele simplesmente se torna gigante, possuindo os poderes das estrelas se torna mais poderoso, capaz de se criar portais para viajar pela galáxia, o ciclo se repetiu mas de forma diferente, assim como Rosalina havia falado.

Dessa vez, Mario vai para um lugar um pouco deserto, que na verdade era uma nave, que precisava do poder das estrelas para ser reativado, quando Mario consegue pegar, a Luma transforma esse local em uma nave com o rosto do Mario, e essa nave é extremamente linda!

Com essa nave, Mario consegue viajar pelas fases dos mundos, a tela de seleção de fases é bem diferente do primeiro, já que no primeiro você tinha que acessar as diferentes salas do observatório da Rosalina, já nesse, parece mesmo uma seleção de fases padrão dos jogos do bigodudo.

A gameplay não apenas com o Mario não há diferenças. E sim, citei a palavra “apenas” pois há um diferencial muito interessante que deixa a gameplay muito mais dinâmica e variada.
Agora em Super Mario Galaxy 2, temos o nosso querido companheiro Yoshi, o que expande a gameplay e o que podemos fazer, para quem já conhece sabe que o Yoshi costuma engolir quase tudo que vê pela frente, não é? Mas aqui em Super Mario Galaxy 2, ele tem habilidades além de sair engolindo tudo por aí, como “escalar” e jogar bolas de espinho, mas é necessário ele ter um inimigo em sua boca para isso.
A gameplay junto com o Yoshi é interessante até para enfrentar chefes, e sim, há chefes em que é necessário você ter um Yoshi derrotar, o que torna a batalha até mais interessante.
Porém aqui em Super Mario Galaxy 2 a gameplay fica um pouco mais complexa, o que não recomendo para se jogar no modo portátil apenas com o touch screen, já que você precisa usar o movimento ou o touch para direcionar a língua do Yoshi, o que pode ser bem desconfortável, eu mesmo fiz esse teste e não recomendo, se você tem um Nintendo Switch Lite procure um par de joy-cons para usar ou um Pro Controller, não recomendo jogar somente com o touch screen.
Já no modo TV ou com os joy-cons destacados do Nintendo Switch ou Nintendo Switch 2 fica bem melhor a experiência, a gameplay é bem interessante, a jogabilidade com o Yoshi é ótima, mas precisa ter seus cuidados e alertas.

Assim como o remaster do primeiro jogo, aqui também temos 720p no modo portátil e no modo TV a 1080p e a 60fps no Nintendo Switch. No Nintendo Switch 2 temos 1080p no portátil e no modo TV a 4K e a 60fps. Inclusive, parece que esse jogo é até mais bonito que o primeiro, um verdadeiro espetáculo.
A dupla vale a pena?
O remaster é digno, o trabalho foi muito bem feito, houve carinho, o jogo está mais bonito, mais fluido. A versão que testamos foi a de Nintendo Switch 2, os jogos receberam suporte com o português Brasil, então fica mais fácil ainda entender as histórias, creio que as histórias desses dois jogos são as mais profundas da franquia Super Mario, vale a pena conhecer. Mas há um defeito… O preço!
É possível comprar cada jogo separado na Nintendo eShop ou você pode comprar os dois de uma vez só, a mídia física só tem a opção com os dois jogos incluídos. Porém o preço dos jogos separados é de R$ 239,00 esse é o valor de cada jogo. Já os dois juntos custa R$ 399,00 o que é um preço muito elevado para um remaster, mesmo que seja digno.
Os jogos estão lindos, tem uma trilha sonora incrível, está em português, tem visual renovado, mas o preço é elevado, vale a pena, mas recomendo aguardar promoções. Porém, vale a pena revisitar esses jogos ou conhecer pela primeira vez a história das galáxias!
This is a worthy remaster that Nintendo clearly put a lot of care into. The visuals look amazing, the gameplay feels great, and they even added new languages. What holds it back is the high price being charged.
[Nota do Editor: Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 foi analisado em sua versão de Nintendo Switch 2. A chave do jogo foi gentilmente cedida pela Nintendo para avaliação.]
1 Comentário