Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Aniversário de 1 ano da Nintendo no Brasil!

Aniversário de 1 ano da Nintendo no Brasil!

Todos sabem que a Big N possui mais de 100 anos de história, tendo começado no ramo do entretenimento em 1889, em Kyoto, no Japão, como produtora de um jogo de cartas chamado Hanafuda, feito por Fusajiro Yamauchi. A partir de 1970, a empresa ingressou no ramo de jogos eletrônicos, lançando seu Color TV-Game, uma espécie de Pong (simulador de tênis de mesa).

Mas foi nos anos 80 que a japonesa ficou mundialmente conhecida, com o sucesso dos portáteis Game & Watch, o ingresso no mercado norte americano e, finalmente, em 1983, com o lançamento do Nintendo Entertainment System – NES, carinhosamente conhecido como Nintendinho no mercado brasileiro. O 8 bits era um console de mesa conectado a televisores que, diferente dos anteriores, aceitava diversos cartuchos e que originou grandes franquias como Metroid e Zelda, além de consolidar o bigodudo Mario como o símbolo maior da gigante de jogos em Super Mario Bros. O NES vendeu mais de 60 milhões de unidades e o resto é história!

Aniversário de 1 ano da Nintendo no Brasil!

Em solo brasileiro, a Nintendo chegou oficialmente em 1993, depois de firmar uma parceria com a Gradiente e a Estrela, lançando o NES e o Super Nintendo. Em 2015, a empresa anunciou o cancelamento das operações no Brasil e o principal motivo foram as altas taxas de importação. Hoje, dia 18 de setembro de 2021, faz exatamente 1 ano desde que a Big N voltou oficialmente ao mercado brasileiro, nos presenteando com o lançamento do seu atual console, o Nintendo Switch.

E nesse aniversário de 1 ano de retorno ao Brasil, já temos, além dos hardwares atuais, uma e-shop brasileira, suporte técnico para reparos e jogos sendo lançados no idioma português do Brasil. Portanto, temos muito o que comemorar! Feliz Dia do Nintendista BR!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]