Catie in MeowmeowLand - O bizarro, louco e divertido mundo dos gatos

Catie in MeowmeowLand – O bizarro, louco e divertido mundo dos gatos

Catie in MeowmeowLand é um jogo point-and-click (apontar e clicar) de enigmas, desenvolvido pela ARTillery e publicado pela Blowfish Studios e Gamera Game. É uma adaptação para lá de bizarra do conto Alice no País das Maravilhas.

LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA

O jogo não necessariamente tem uma linha narrativa de acontecimentos. O que sabemos é que o protagonista acaba caindo num mundo mágico após seguir por um buraco um gato apressado com um relógio na mão. A partir daí, cada tela de jogo é um enigma a ser solucionado para a próxima etapa.

O que deixa tudo interessante, é a já citada bizarrice que está presente no jogo todo. O conto da Alice original já era estranho, este jogo então eleva o sentido da palavra em todos os níveis, trazendo momentos engraçados em que o jogador certamente ficará incrédulo com o que vê.

ENIGMAS DIGNOS DO CHAPELEIRO LOUCO

Trabalhando toda a sua estranheza, os enigmas seguem uma lógica válida: no mundo em que o protagonista está, tudo é possível. Então para resolver os mistérios apresentados, o jogador deve supor os graus mais absurdos para relacionar itens na tela. Verificar como cada item funciona na situação, clicar em cada personagem ou monstro para verificar sua resposta ao toque e decidir o que fazer a partir daí. Em poucos minutos de jogo, os familiarizados com este gênero não terão dificuldades de resolver os problemas apresentados, mas são bem elaborados e divertidos de se desvendar.

Catie in MeowmeowLand - O bizarro, louco e divertido mundo dos gatos

Apesar de quase tudo ser bom, em alguns momentos é frustrante tentar algumas combinações e o jogo não reconhecer por algum motivo, como ter clicado um pouco fora da região etc. É frustrante também segurar um objeto, tentar combinar ele com outro e, por não ser a combinação correta, o objeto que você estava segurando volta para sua posição original, obrigando o jogador a segurar novamente e repetir o processo com outra combinação. Isso atrasa o progresso e as tentativas mais do que deveria.

DESIGN E TRILHA SONORA

Os gráficos combinam muito bem com a bizarrice proposta. Em alguns momentos, dá até um certo medo digno dos contos de fadas que costumavam aterrorizar a infância de muita gente. A arte lembra bastante desenhos estilizados de um livro infantil.

Algumas melodias do jogo são ótimas, uma em especial ocorre numa cena noturna cheia de estrelas em que o personagem contempla o mundo a sua volta. Me lembrou bastante algumas obras do Studio Ghibli, apesar de ser só um momento.

Catie in MeowmeowLand - O bizarro, louco e divertido mundo dos gatos
Aqui eu automaticamente lembrei do gato-ônibus de Meu amigo totoro, filme do Studio Ghibli, e a trilha completou o pensamento.

CUSTO – BENEFÍCIO

O jogo não conta com localização em PT-BR, mas isto não é um impeditivo, afinal o jogo não usa legendas nem diálogos dublados, apenas imagens. A duração do jogo depende muito da sua capacidade de resolver os enigmas e prosseguir. É um ótimo passatempo, que no meu caso passou um pouco das 3 horas de duração.

Catie in MeowmeowLand - O bizarro, louco e divertido mundo dos gatos

CONCLUSÃO

Catie in MeowmeowLand é um jogo bizarramente engraçado, com um ótimo design artístico e uma boa diversão para os fãs do gênero. É um ótimo passatempo para testar sua inteligência e velocidade.

[rwp_box id=”0″]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Apaixonado por obras audiovisuais, mas com um espaço especial no coração para videogames. Aficionado por boas narrativas, gosta de estudar e escrever roteiros, além de análises diversas. Twitter: @JlioHeitorSant1