Chrono Cross: confira revelações de produtor em entrevista

Chrono Cross: confira revelações de produtor em entrevista

Em longa entrevista publicada no site da Square Enix, o produtor de Chrono Cross Koichiro Sakamoto contou tudo sobre o retorno do RPG após 20 anos.

Ao longo da entrevista, Sakamoto comenta sobre as dificuldades encontradas ao longo do projeto e próximos passos, explica o que melhorou na versão e até revela seus personagens favoritos no game.

Perguntado sobre próximos passos para a franquia, Sakamoto afirmou que “Não há planos no momento. Também não sei o que o futuro reserva.” Confira a entrevista completa em tradução livre:

Por que você acha que Chrono Cross é lembrado com tanto carinho?

Pessoalmente, acho que um dos grandes atrativos de Chrono Cross é que a profundidade de sua história faz jus à do jogo anterior, Chrono Trigger.

Por isso, ainda é um jogo que permanece querido por quem o jogou na época e sobre o qual ainda querem falar até hoje.

Além disso, tenho a impressão de que ainda está ganhando novos fãs até hoje – algumas pessoas descobriram recentemente o Chrono Trigger e começaram a examinar sua ligação com o Chrono Cross.

É por isso que agora é o momento perfeito para apresentar o jogo a novos fãs?

Na verdade, para dizer a verdade, começamos o desenvolvimento com o 20º aniversário de Chrono Cross em mente, mas acabamos nos esforçando demais no desenvolvimento!

Como resultado, não conseguimos chegar a tempo para o 20º aniversário – então, por favor, pense nisso como três anos de emoção extra no jogo!

O que mudou ou foi adicionado para esta nova versão do Chrono Cross?

Há muitas mudanças e aprimoramentos, mas se eu fosse falar com os principais, seria que os modelos 3D receberam um tratamento HD, (designer de personagens original) Nobuteru Yuuki trabalhou no refinamento das ilustrações dos personagens e um novo key visual, e que a música foi refinada pelo (compositor original) Yasunori Mitsuda.

Além disso, alguns recursos foram adicionados para tornar o jogo mais fácil de jogar. Por exemplo, agora há uma função para ativar ou desativar os encontros com inimigos e um recurso de reforço de batalha para facilitar o combate.

Os novos recursos, como a capacidade de acelerar o tempo, evitar encontros e melhorar a si mesmo na batalha, tornam o jogo mais fácil de jogar. Por que você adicionou esses recursos?

Eles estão incluídos principalmente para pessoas que jogaram Chrono Cross antes. Os novos recursos significam que eles podem, por exemplo, jogar apenas para aproveitar a história novamente.

Além disso, Chrono Cross é um jogo com múltiplos finais. Depois de ver um, pode ser uma boa ideia usar os novos recursos enquanto procura os outros finais.

Claro, jogadores iniciantes também podem usar esses recursos, mas eu realmente não recomendaria. As batalhas em Chrono Cross têm muita profundidade e são interessantes, então acredito que os jogadores de primeira viagem vão gostar mais do jogo se não pularem as batalhas.

Recursos semelhantes se mostraram populares em outros relançamentos recentes, como Final Fantasy VII, Final Fantasy VIII Remastered e Final Fantasy IX. Por que você acha que é isso?

Bem, esta é apenas a minha opinião, mas acho que muitas pessoas que originalmente jogaram no SNES e no PlayStation agora são adultos que trabalham. E mesmo algumas pessoas mais jovens não têm muito tempo disponível.

Imagino que esses novos recursos sejam extremamente úteis para essas pessoas que não têm horas para gastar em jogos, mas que ainda querem jogar no curto espaço de tempo que têm.

Chrono Cross: The Radical Dreamers também oferece a opção de mudar os novos elementos visuais de volta ao estilo original. Por que foi importante implementar esse recurso?

A Square Enix lançou anteriormente alguns jogos remasterizados e houve comentários dos fãs de que eles gostariam de jogar com os gráficos originais, além de ter a apresentação refinada.

Portanto, decidimos implementar uma função que permitiria alternar entre os dois.

Chrono Cross é famoso pelo grande número de membros do grupo disponíveis. Ficou tentado a adicionar mais alguma coisa para esta nova versão do jogo?

Nós nem pensamos nisso.

Em primeiro lugar, consideramos o número de membros do grupo no jogo original mais do que suficiente! Também temos muito respeito pelo jogo original e decidimos que não seria certo que novas histórias ou personagens fossem adicionados por pessoas que não trabalharam nele.

Quem são seus personagens favoritos e por quê?

Acho que seria Kid, Lynx e Mojo.

Esta resposta se aproxima bastante do território de spoilers, mas para Kid, é porque ela se torna uma personagem-chave durante todo o jogo, e o enredo complexo de Lynx torna o jogo mais emocionante.

… e eu gosto do design do Mojo!

Qual foi a coisa mais desafiadora em trabalhar em Chrono Cross: The Radical Dreamers?

É uma pena, mas infelizmente o programa do jogo e os dados gráficos não foram preservados em sua forma completa.

Isso significa que, no início do desenvolvimento, não podíamos recriar a versão original em nenhum hardware que não fosse o PlayStation.

Como você superou esse desafio?

Ao investigar os dados que foram preservados e ao jogar o jogo nós mesmos, conseguimos determinar o que estava faltando e trabalhamos para adicioná-lo novamente.

Só posso expressar a mais profunda gratidão pelos tremendos esforços das empresas envolvidas no desenvolvimento desta remasterização!

Radical Dreamers – Le Trésor Interdit – está incluído neste novo lançamento. Para aqueles fãs que podem não estar familiarizados com este jogo, por que eles deveriam estar empolgados?

Radical Dreamers – Le Trésor Interdit – estava disponível exclusivamente para o Satellaview no Japão, então imagino que muita gente não conseguiu jogar.

Mas um dos cenários de Radical Dreamers – Le Trésor Interdit – está ligado ao Chrono Trigger, e também está relacionado ao Chrono Cross – então pensamos que é um jogo que os fãs da série Chrono definitivamente gostariam de jogar!

O que você diria para alguém que nunca jogou Chrono Cross antes?

Se você jogou Chrono Trigger, experimente o Chrono Cross. Chrono Cross é divertido como um jogo autônomo, mas acho que é ainda mais interessante se você tiver algum conhecimento de Chrono Trigger!

Se você ainda não jogou Chrono Trigger, aproveite esta oportunidade para jogar os dois! Não importa em qual ordem você os jogue!

Você tem uma mensagem para os fãs que esperaram tão pacientemente para jogar Chrono Cross novamente?

Finalmente, conseguimos lançar uma versão remasterizada! Além disso, você poderá jogar Radical Dreamers – Le Trésor Interdit -.

Espero que gostem de revisitar a interessante e complexa história da série Chrono!

Finalmente, os fãs sempre perguntam, então temos que fazer – veremos uma nova entrada na série Chrono?

Não há planos no momento. Também não sei o que o futuro reserva.

"O fluxo do tempo é sempre cruel, sua velocidade parece diferente para cada pessoa, mas ninguém pode mudá-la. Uma coisa que não muda com o tempo é a memória dos dias mais jovens." Zelda Ocarina of Time