Conheça mais sobre a Shiver Entertainment, nova subsidiária da Nintendo

Conheça mais sobre a Shiver Entertainment, nova subsidiária da Nintendo

Na noite de ontem, dia 20 de maio, a Nintendo surpreendeu a todos sobre a aquisição da empresa Shiver Entertainment, se tornando a sua mais nova subsidiária. Em meio a um cenário gamer em que empresas acabam passando por incertezas de encerramento de atividades (ou até mesmo a efetivação desses temores), a nossa querida e amada publisher e desenvolvedora japonesa anunciou a compra de uma até então desconhecido estúdio, ocasionando mais dúvidas que de fato empolgação.

Vamos então descobrir juntos um pouco sobre quem é a Shiver Entertainment.

A empresa norte-americana surgiu em 2012, criada por John Schappert, Jason Andersen (dois co-fundadores da Tiburon Entertainment, mais conhecida pelos jogos da série Madden NFL) e Jon Osvald (que era vice-presidente sênior de jogos da Zynga [quem lembra do Farmville?!]). Incialmente, o foco da empresa era nos jogos mobile até ir para o desenvolvimento em consoles. Em 2021, a empresa foi adquiriada pelo Embracer Group, um conglomerado que além de possuir diversas marcas famosas no seu catálogo que recentemente dividiu se tornando três empresas.

O catálogo de jogos não é tão extenso, sendo mais conhecidas as parcerias com outros estúdios que jogos próprios em si. Scriblenauts é um dos poucos jogos que foram desenvolvidos e criados pela empresa, inclusive com dois games da franquia se encontrando disponíveis no Nintendo Switch.

Os trabalhos mais notórios são justamente o que, muito possivelmente, indica o motivo da aquisição da empresa pela Nintendo.

A Shiver Entertainment foi responsável pelos ports dos jogos Mortal Kombat 11, Mortal Kombat 1 e Hogwarts Legacy ao console híbrido. E ai que vem o grande indicativo da razão para a empresa nipónica escolher a SE como a 3ª empresa norte-americana a ser adquirida por ela. É muito provavel que seja uma visão de futuro já se preparando para o seu sucessor e tendo em vista que a Nintendo visa trazer muito mais third parties para sua bibliota no futuro.

Claro que para você que teve acesso aos dois últimos jogos pode soar estranho, afinal ambos tiveram problemas de desempenho no Switch, mas vamos analisar racionalmente. Ambos são jogos muito pesados e conseguir rodar, mesmo que com alguns problemas, no console japonês é de fato um grande trabalho.

Então muito provavelmente podemos esperar um foco maior da empresa nesse quesito e esperamos que o futuro possa ter muito mais acessibilidade a outros jogos na Nintendo.

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?