Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

Contas da eShop poderão mostrar sugestões personalizadas de jogos

Contas da eShop poderão mostrar sugestões personalizadas de jogos

A divulgação recente de um pedido de patente pela Nintendo revela potenciais planos de visualização personalizada de jogos na eShop.

Como observado e divulgado pelo site Game Rant, a patente em questão descreve um sistema que “pode gerar uma base de classificação que é uma função de dados de jogos de um jogador em específico”, assim como “uma classificação externa média de um jogo baseada em categorias de dados externos”. Essencialmente, isso significa que a página de jogos poderia conter alguma forma de classificação (similar a uma nota de um review) baseada em uma série de fatores pessoais.

A patente oferece alguns exemplos de quais fatores poderiam existir. Este menciona reviews de usuários, reviews da crítica e dados de propriedade, observando-se que, assim que estes fatores são considerados, um “fator de ajuste” seria criado usando todos os dados coletados e os combinando com “as classificações individuais do usuário”.

Isto tudo pode soar bastante complexo, mas ao mesmo tempo soa como um sistema que, mesmo em um nível superficial, pode parecer similar ao sistema “Recomendados para Você” da Netflix. Este sistema pode, em teoria, ver quais jogos estão sendo bem avaliados entre a crítica e os usuários, verificar quais desses jogos o usuário já possui para alinhar estas informações com os seus gostos e oferecer um veredito final sobre quais jogos poderiam te interessar.

É uma ideia interessante, mas é preciso destacar que uma patente publicada com sucesso não confirma que a Nintendo irá de fato implementar a ideia. Já vimos muitas patentes aparecer no passado que jamais viraram realidade, assim como muitas patentes que já viraram realidade. Portanto o que nos resta é esperar.

O que você acha da ideia da Nintendo? Você gostaria de ver um sistema similar na eShop ou você prefere decidir sozinho o que vai comprar? Compartilhe aqui a sua opinião.

Maximino Delgado
Nintendista e professor. Mesmo shape do Mario, almejando o shape do Luigi.