Uma nova adição ao gênero cozy game acaba de chegar ao Nintendo Switch. Cuisineer é um simulador de restaurante que deixa a desejar como representação fiel desse tipo de estabelecimento comercial, mas se destaca nos visuais e na jogabilidade em dungeons, onde caçamos os ingredientes para os pratos do restaurante. No entanto, o jogo acaba desperdiçando seu potencial devido a um nível de desbalanceamento extremo.
Visualmente, Cuisineer é excelente e encanta os olhos. A dinâmica da vila é interessante: os NPCs têm rotinas próprias, e você pode não encontrá-los a qualquer momento, já que alguns estão disponíveis apenas durante o dia ou à noite. Apesar disso, administrar o restaurante é simples demais, o que pode torná-lo monótono. A comida é feita automaticamente, os clientes se servem sozinhos, e sua principal tarefa é revelar os pedidos, receber o pagamento e preparar os pratos em uma panela que automatiza todo o processo.
Uma característica interessante é a variação no fluxo de clientes durante o expediente, com picos de movimento, como na hora do almoço ao meio-dia. Contudo, essas dinâmicas não são suficientes para compensar a falta de profundidade no gerenciamento do restaurante.



Desenvolvido pela BattleBrew Productions e publicado pela Marvelous/XSEED Games, o jogo conta a história de Pom, uma jovem garota-gato que retorna à sua cidade natal em busca de seus pais, mas descobre que eles partiram em uma aventura, deixando o restaurante sob sua responsabilidade. O estabelecimento está vazio e pequeno, e cabe a você organizar tudo e transformá-lo no melhor local da cidade. É interessante notar que, neste universo do jogo, todos os personagens são metade humano, metade animal, embora ainda assim seja possível caçar outros animais nas dungeons.
Falando das dungeons, lutar nelas é a maneira como Pom coleta ingredientes para servir no restaurante. Por exemplo, inimigos que parecem galinhas deixam cair ovos e carne pálida. Infelizmente, a quantidade de inimigos é mal balanceada, o que faz com que o jogador precise passar dias seguidos moendo nas masmorras. Além disso, o combate favorece estranhamente os inimigos em vez de Pom. A arma inicial tem apenas 10 de ataque, e mesmo após investir dinheiro e recursos significativos, você obtém… uma arma com 11 de ataque. No entanto, tive sorte de conseguir itens raros caídos de animais e melhorar meu arsenal rapidamente, embora isso dependa da sorte.



Itens como botas e luvas fornecem pouca melhoria na vida, e, infelizmente, é necessário uma grande quantidade de dinheiro para melhorá-los. Isso me faz pensar que o jogo não é bem balanceado. Além disso, há muitas missões secundárias, como preparar pratos específicos para os moradores ou entregar ingredientes em troca de novas receitas para o restaurante. A mochila de Pom também começa com um tamanho reduzido, e aumentá-la exige muito trabalho e recursos, o que obriga o jogador a repetir as dungeons inúmeras vezes em busca de ingredientes e itens raros.
O jogo apresenta um visual calmo, colorido e fofo. Dou parabéns pelo design das comidas, que são muito bem feitas e, só de olhar, dão água na boca. Inclusive, chamei o iFood várias vezes depois de jogar! Os recursos de personalização são vastos, incluindo as roupas da própria Pom. Os vários habitantes da cidade, que Pom conhece e com quem interage, possuem designs únicos; contudo, carecem um pouco de personalidade, embora sejam visualmente encantadores.
A interface de usuário deixou a desejar várias vezes, pois frequentemente eu não sabia o que fazer ou qual botão apertar, já que os controles são confusos e diferentes do padrão de outros jogos que costumo jogar. A trilha sonora é relaxante e muito agradável, mas apenas ter uma aparência e sonorização boas não basta, não é, XSEED? Fica aqui o desejo de que isso seja corrigido em um patch ou expansão. O jogo tem potencial, mas foi prejudicado por uma administração de restaurante entediante e pelo desbalanceamento dos inimigos nas dungeons.
The game features visuals and sound design that are entirely praiseworthy. However, it is unbalanced and can be tedious for some people. The most important part of the game, which would be the restaurant, ends up being like a coin: you may or may not like it, almost like Schrödinger’s cat experiment. Furthermore, obtaining resources requires repetitive effort and exhausting work.
[Nota do Editor: Cuisineer foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela XSEED GAMES para avaliação.]
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