The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o jogo da série Zelda com vários elementos químicos que se enterragem. Por ser um jogo de ação, é um resultado de uma soma de colisões de objetos + movimentos + estado do objeto. E é aqui que no estado do objeto que entra a química. Mas relaxa, essa curiosidade não será uma aula de química didática e chata.
Química em Zelda
A série Zelda há muito recorre ao tipo de eventos que ocorrem na química como nos elementos do jogo.
Assim como na física, criar quebra-cabeças com soluções que fazem referência à maneira como o mundo real funciona pode ajudar a resolvê-los instintivamente.
Então Takuhiro Dohta, Diretor Técnico de Breath of the Wild, deu uma explicação simples do projeto para mostrar que tipo de cálculos estão sendo executados por este mecanismo de química.
O que é uma mecânica de química?
Se no caso da física pensamos em um mecanismo que se baseia nos movimentos calculados dos objetos e do jogador. Na química temos a mecânica calculada com os estados dos elementos.
Coisas como, água, fogo e gelo que não mantêm uma forma sólida constante como elementos.
Chamamos de objetos sólidos como árvores e pedras até mesmo o personagem do jogador e os materiais das armas
Três regras simples
O mecanismo de química usa essas coisas para fazer seus cálculos com base em três regras simples.
- Regra 1: que os elementos podem mudar o estado dos materiais.
- Regra 2: Para que os elementos possam mudar os estados uns dos outros. Então o fogo desapareceu, mas entrou em contato com a água.
- Regra 3: Materiais não podem influenciar uns aos outros estados.
Exemplos dentro do jogo
Gameplay multiplicativa
A solução para criar um mundo tão vasto como o de Breath of the Wild foi conetar tudo no mundo. Isso significa que tudo que vemos no mundo de Zelda está conectado (linked). E essas conexões não ocorrem sem querer, elas foram desenhadas intencionalmente para ser consistente, em geral, e parecer instintivo. Tudo está ligado a mentiras inteligentes.
Protótipo
Lembra da nossa primeira curiosidade? Sobre o protótipo 2D que fizeram de Breath of the Wild. Se ainda não leu, confira aqui e veja como é um Zelda Breath of the Wild 2D.
Porém, tenho uma má notícia. De tanto ler sobre eles falando de mentiras inteligentes, eu fiz uma com vocês. E o protótipo do Breath of the Wild não é em 2D, na verdade, ele é em 3D! E em baixo de todo o design está as primeiras versões da física e química presente no jogo.
Então alunos, essa foi nossa aula de química e não se esqueçam de conferir nossa aula de química!
Deixar uma resposta