Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
DARQ: Complete Edition - Um puzzle sombrio por todos os lados

DARQ: Complete Edition – Um puzzle sombrio por todos os lados

Um mundo sombrio recheado de enigmas e reviravoltas (literalmente). É um puzzle para realmente quebrar a cabeça. E uma cabeça bem macabra.

DARQ: Complete Edition, da produtora Feardemic e da desenvolvedora Unfold Games, é um jogo de quebra-cabeças de terror psicológico em que você visita os mundos sombrios dos pesadelos do garoto Lloyd. Uma aclamada aventura ao terror do subconsciente, cheio de enigmas, monstros estranhos e uma movimentação para mudar sua perspectiva do jogo e virar seu mundo de cabeça para baixo. Em sua versão completa para o Nintendo Switch, o jogo que foi originalmente lançado em Agosto de 2019, chega com o jogo original mais as duas DLCs lançadas.

DARQ: Complete Edition - Um puzzle sombrio por todos os lados

No mundo dos sonhos

Embarque nesse terror psicológico como Lloyd, um garoto que encontra-se preso em sonhos (ou melhor, pesadelos) lúcidos. Impossibilitado de acordar, Lloyd tem que encarar seus medos e explorar os cantos sombrios de seu subconsciente numa tentativa de voltar ao mundo dos acordados. Com uma estética sombria e pitoresca, você deve sobreviva aos pesadelos usando sua furtividade, desafiando as leis da física, encontrando objetos e resolvendo os quebra-cabeças que mostrarão o caminho para sua liberdade.

O jogo original tem 7 capítulos dos quais você precisa fugir e descobrir a saída. E para isso você deve usar e abusar do seu raciocínio e das reviravoltas que o jogo traz. Literalmente. Uma das mecânicas muito interessantes que o jogo traz é a possibilidade de em certos locais e momentos você mudar o centro gravitacional do mundo. Você pode transformar a parede ou o teto em seu chão naquele devido momento. Subindo pelas paredes, enfrentando lugares e monstros medonhos, achando itens e resolvendo enigmas, é assim que você deve passar por cada estágio.

A atmosfera do jogo é muito bem trabalhada, tanto no estilo gráfico, a sonorização, os monstros, as localidades e os detalhes, tudo é mto bem criado para te levar a esse sombrio subconsciente.

A Complete Edition inclui:

  • Darq em sua forma original.
  • The Tower DLCLloyd acorda novamente em seus sonhos, dessa vez em uma torre cheia de novos quebra-cabeças, mistérios e criaturas medonhas.
  • The Crypt DLC: um novo ciclo de pesadelos continua, introduzindo novas mecânicas e quebra-cabeças em uma cripta cheia de surpresas sombrias.
DARQ: Complete Edition
8.2 / 10 Nota Final
Prós
- Ambientação muito boa
- Quebra-cabeças com boa dificuldade
- Mecânica de mudança da física do ambiente é muito legal
- Ótima trilha sonora
- DLCs trazem mecânicas de puzzle ainda melhores ao jogo
Contras
- Poucas fases
- As mecânicas novas da DLCs só aparecem em uma fase
- Um pouco caro pela quantidade de jogatina
- Deixa um gosto de quero mais
Resumo
DARQ te leva a explorar os mistérios e enigmas do mundo dos pesadelos, traz uma mecânica interessante e ambientação impecável, mas quando você mais se anima com o jogo ele infelizmente acaba.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: DARQ: Complete Edition foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Activision para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]