Dave the Diver é uma game desenvolvido pela Mintrocket e agora está disponível para Nintendo Switch. No game você deverá mergulhar, pegar os peixes, levar para o Shushi Man fazer os melhores pratos e com isso, conseguir dinheiro, comprar melhores equipamentos, fazer mais coisas e coisas. Tudo em perfeita harmonia e funcional. Dave the Diver é uma pérola que merece ser conhecida.
Me recomenda?
Demais, recomendo sem pensar duas vezes.
Se você gosta de games ‘chicletes’ que grudam na sua mente por toda a proposta que ele possa te oferecer, Dave the Diver fará isso sem você perceber. É um game simplista em sua linda arte gráfica, na sua jogabilidade, mas o fator ‘só mais uma jogadinha’, se torna um game OBRIGATÓRIO para quem gosta de diversão.
Um detalhe importante: o game foi indicado no TGA 2023 (The Game Awards) como melhor jogo indie. Mesmo com tantas polêmicas de que ele não seja um game indie, embora Dave tem tanta qualidade que é melhor do que muitos games de produtoras grandes.
Bem vindo ao Buraco Azul (História)
Dave the Diver tem uma história que envolve acontecimentos com terremotos na área onde se passa a maior parte do game, investigações por trás destes acontecimentos e uma trama fictícia e surreal envolvendo outros seres (não irei dar Spoilers), mas vale cada minuto na exploração para desvendar tudo isso. Dave que é nosso mergulhador ‘fofinho’, bonzinho, irá fazer vários favores em troca de uns trocados, vai administrar tantas coisas em sua vida e agradeço por isso, pois aí que está a magia deste game. Muitas coisas você irá fazer, para enfim entender o que está por trás de tantos acontecimentos de certa forma, divertidos.
Essa imagem é meramente ilustrativa
Gráficos (Visual)
Dave the Diver é a prova que para um game ser bom o suficiente, não é necessários gráficos absurdos em 4K ou sei lá o que. Aqui no game, a arte utilizada é linda da maneira que foi projetada, pixel art de altíssima qualidade para os personagens em suas apresentações em cenas além de contar com uma modelagem 3D para cenários, objetos no fundo do mar. Em uma perspectiva 2.D (onde você se move em 2D e o fundo é animado em 3D), dão um charme sobrenatural para o game. Toda a arte empregada no game, é bela e muito bem feita.
Som (Áudio)
Dave the Diver tem uma trilha sonora que condiz com a proposta do game no geral. Na maior parte do tempo, são músicas ambientais, calmas e que você vai querer ouvir algumas vezes no decorrer do dia a dia conturbado. É só dar Play e relaxar. Falando nisso, o personagem recebe um Smartphone navegador no game, no qual, você jogador, poderá ouvir as músicas do game, diretamente do Smartphone do personagem. Genial.
Existem algumas músicas mais tensas no game, geralmente quando se tem algum perigo por perto ou até mesmo nos Bosses do game, as músicas são mais agitadas que o normal, efeitos sonoros de primeira linha também se faz presente no game.
Jogabilidade e Performance
É difícil descrever o game sem falar de muitas coisas que ele te oferece. Dave the Diver é uma mistura de RPG, Roguelike, Exploração, Aventura, Ação, Administração e outras coisas menores como Stealth, fazendinha e por aí vai.
Funciona assim : Dave tem que mergulhar para caçar peixes e ingredientes para Bancho do Sushi Bar cozinhar, agradar clientes e celebridades e com isso, nosso protagonista vai receber dinheiro e com esse dinheiro ele vai administrar tudooooo, e é tudo mesmo. Ele tem que contratar novos funcionários para o Sushi Bar, tem que comprar sementes para colher ingredientes extras, tem que cuidar do viveiro de peixes, tem que comprar novos equipamentos e melhorias para chegar mais a fundo no buraco azul, fazer vários upgrades e é um Loop de coisas que depende de grana e essa grana, vem através do trabalho noturno que Dave realiza no Sushi Bar.
O game tem um relógio no qual Dave tem que fazer suas ações no período marcado, praticamente, todas as atividades devem compreender o relógio do game. Os períodos manhã, tarde e noite, são reservados para algumas coisas, visto que se você passar do tempo no período de trabalhar no Sushi Bar, você vai receber menos grana. Mas o game te dá liberdade de você explorar e fazer o que bem entender, até mesmo porque tem certos peixes e ingredientes que só pega no período noturno por exemplo. No geral, o fator administração do game, fala bem alto.
Parece complicado eu tentar explicar aqui tudo que se pode fazer no game, mas em poucos minutos de jogatina, você será apresentado à várias mecânicas divertidas e de colecionismo e pode apostar, isso será viciante.
O game também consegue brincar com algumas ideias de games conhecidos pela galera, tipo Metal Gear Solid e outros, em uma sátira que se une com o game de uma forma geral.
Sobre os controles, não tenho o que reclamar, apesar que muitos podem ficar irritados em batalhas contra peixes agressivos, de certa forma, até se acostumar com o ‘timming’ leva alguns minutos de treino.
As batalhas contras os chefes do game, são espetáculos visuais e engraçados. Sim, tem chefes neste game, e por mais que não sejam tão desafiadores depois que você descobre o padrão de ataques, eles brilham com toda a projeção que foi concedida para aquele momento.
Não tive problemas de performance e muito menos nos controles, tudo funciona muito bem neste game.
Conclusão Sincera
Dave the Diver é aquele tipo de game no qual você não dá nada ao olhar pela primeira vez, porém, em poucos minutos ele consegue te surpreender com muitas ideias. Os mais incrédulos poderiam até achar que toda essa mistura de gêneros e coisas, poderiam dar errado, mas eu posso te afirmar que tudo rola em perfeita sincronia, divertida, viciante e interessante. Dê uma chance para esse game e você não irá se arrepender!!!
Informações na e-Shop
Caso queira adquiria sua cópia na loja digital, só clicar na imagem abaixo, o game está no valor R$ 99,99 e te dará 100 moedas de ouro. O game está localizado para o Português do Brasil, tem também uma DEMO do game.
Confira aqui o trailer do game
Deixar uma resposta