Quase de três meses após o lançamento do Nintendo Switch 2, a dificuldade de diversos estúdios em conseguir o kit de desenvolvimento do console continua sendo um obstáculo. O que parecia se tornar mais simples com a chegada do próprio hardware ao mercado, segue mostrando que a situação está longe de ser resolvida.
Segundo informações exclusivas divulgadas pela Digital Foundry após a Gamescom 2025, John Linneman relatou que, em conversas com vários desenvolvedores, ouviu que a Nintendo estaria incentivando as equipes a lançarem seus jogos diretamente no Switch 1, confiando na retrocompatibilidade com o novo console. Apesar do grande interesse dos estúdios, o acesso aos kits de desenvolvimento do Switch 2 permanece limitado, e os motivos para isso ainda são desconhecidos, ficando restritos à própria Nintendo.
Oliver Mackenzie, também da Digital Foundry, reforçou que já havia ouvido relatos de “exclusões estranhas”, em que até grandes desenvolvedoras enfrentaram dificuldades para conseguir kits de desenvolvimento. Assim, mesmo sendo uma grande editora ou estúdio renomado, garantir acesso ao hardware do Nintendo Switch 2 ainda não é algo certo.
Linneman: A Nintendo parece estar quase desencorajando o desenvolvimento do Switch 2 até certo ponto. Conversei com vários desenvolvedores que foram informados de que seu jogo… eles deveriam simplesmente lançá-lo no Switch 1 e depender da retrocompatibilidade. Muitos desenvolvedores não conseguem obter os kits de desenvolvimento do Switch 2. Conversamos com muitos desenvolvedores na Gamescom deste ano e muitos deles disseram a mesma coisa. Eles querem lançar no Switch 2. Eles adorariam fazer versões para o Switch 2. Eles não conseguem o hardware. Está muito difícil agora.”
Oliver: Eu realmente não entendo a estratégia porque, como você disse, mesmo agora os desenvolvedores estão com dificuldades para obter sistemas. E eu sei que alguns meses atrás, quando estávamos, sabe, ouvindo boatos e conversando com as pessoas, houve algumas exclusões estranhas, com alguns grandes desenvolvedores com dificuldades para obter kits para jogos, pelo que ouvimos. E também houve algumas inclusões estranhas, como a inclusão de alguns indies, o que é legal de ver, mas tem aquele jogo de fogueira, sabe, o tipo de jogo de fogueira com câmera, e eles estão recebendo kits, e alguns grandes desenvolvedores, por outro lado, que desenvolveram coisas AAA, não estão necessariamente no pipeline para kits.”
Mesmo com o console disponível no mercado, os kits de desenvolvimento continuam sendo essenciais para os estúdios. Isso porque eles oferecem ferramentas específicas para testes, otimização e acesso direto a recursos técnicos que não estão presentes no hardware de varejo. Sem esses kits, os desenvolvedores podem lançar jogos apenas de forma limitada, sem explorar todo o potencial do novo console.
Deixar uma resposta