Em uma nova conversa no canal do YouTube oficial de Resident Evil, o produtor executivo de Resident Evil 7, Shinji Mikami, disse que a ideia de colocar a câmera atrás dos ombros se tornou uma opção melhor do que deixar a câmera fixa, como foi usada nos primeiros jogos da série.
Se para o então diretor e time de desenvolvimento pareceu apenas uma decisão que melhoraria o gameplay do game, a indústria recebeu como algo revolucionário e sempre lembra que esse é um dos motivos do sucesso do game.
Voltando na época em que o jogo foi lançado, a maioria dos jogos de tiro, os shooters, usavam a câmera em primeira pessoa, como o GoldenEye de Nintendo 64, Call of Duty de PlayStation 2 e Quake/Doom para PC. Jogos de tiro, onde a precisão era importante, eram feitos em primeira pessoa. Isso ate o lançamento de Resident Evil 4.
Mikami diz que foi muito natural escolher essa posição e que não estavam fazendo essa escolha para ser algo inovador, mesmo todo mundo dizendo que foi. “Para nós, apenas achamos que o ângulo era melhor. Nós não tentamos fazer algo revolucionário, não foi nada disso.”
O diretor disse que a primeira pessoa que o elogiou pela câmera foi o diretor de Super Smash Bros. Masahiro Sakurai:
Ele veio ver o desenvolvimento do jogo e perguntou, ‘quem inventou esse sistema de câmera?’
“‘Ah! Isso aí fui eu!’, ‘Isso é muito bom!’ ele disse, ‘Uau, sério?!’ eu respondi.”
Jun Takeuchi, que está na conversa com Mikami, disse que foi parado na E3, quando estava desenvolvendo o jogo Lost Planet, pela equipe de desenvolvedores de Gears of War e perguntado porque não estava usando a câmera sobre os ombros. Takeuchi disse que era um jogo diferente então eles disseram: “Estamos baseado a câmera de Gears of war na do Resident Evil 4.”
Gears of War é um dos grandes jogos que usam essa perspectiva de câmera que, sendo proposital ou não, Mikami mudou a forma de se pensar um jogo de tiro (e até Hack’n Slash) nos dias atuais. O novo God of War, a franquia premiada The Last of Us, o jogo de suspense e atividades paranormais Alan Wake e Control, são exemplos de jogos que usam a revolução de Mikami para jogos em três dimensões.
O último jogo da série, o Resident Evil Village, que é em primeira pessoa, vai ganhar um DLC, onde será possível fazer toda a campanha em terceira pessoa e com câmera sobre os ombros (finalmente!).
Lembrando que em 2023, o Resident Evil 4 vai ganhar um remake para Xbox e PlayStation nos moldes dos remakes para Resident Evil 2 e Resident Evil 3. Resident Evil 4 está disponível para Nintendo Switch.
Deixar uma resposta