Há mais de 1 ano, em fevereiro de 2022, a Gameloft anunciava que estava trabalhando em um novo jogo de corrida free-to-play (gratuito), dessa vez em parceria com a Disney, chamado Disney Speedstorm. Bastante conhecida pela série de jogos Asphalt, a Gameloft prometeu uma experiência incrível e divertida com o mundo e personagens mais icônicos da Disney. Mas e aí, a magia da Disney conseguiu invadir as pistas de corrida?
Lembrando que o jogo está em acesso antecipado e os jogadores devem pagar para ter acesso ao jogo, segundo a Gameloft, essa é uma boa forma de ouvir as queixas da comunidade mais atentamente antes do jogo ser lançado em definitivo de forma gratuita.
Que tal começar pelo lado positivo?
O jogo conta com 9 pistas temáticas, cada uma contendo algumas variações dependendo da corrida, com trilhas sonoras muito bacanas, e eu considero isso um excelente ponto de partida. As pistas são bem projetadas, remetendo de forma muito bacana à particularidade de cada animação que eles selecionaram.
E por falar em animação, nós temos 18 personagens que são muito queridos dos fãs da Disney, que também são o ponto alto desse jogo, onde a Gameloft acertou em cheio! O jogo conta com personagens de A Bela e a Fera, Monstros S.A., Mulan, Piratas do Caribe, entre outros… Ah, e claro, Mickey e os seus amigos!
Podemos liberar alguns personagens comprando ou completando algumas missões, além disso cada personagem tem seus atributos de corrida, que podem ser evoluídos com pontos e itens adquiridos durante o jogo, e também conta com um “especial”, que melhora conforme o nível do personagem. Isso dá um dinamismo bem bacana para as corridas do “modo carreira”, que no começo podem ser bem fáceis, mas contam com uma progressão interessante, onde cada corrida conta com 3 objetivos a serem alcançados pelo jogador, quanto mais objetivos alcançar, mais medalhas e pontos você ganha.
Pra mim, personagens, pistas e trilhas sonora são o grande destaque e magia desse jogo, que não deixa de ter várias… várias falhas.
Infelizmente precisamos falar dos pontos negativos…
Bem, quando falamos de jogo de corrida, com diversos personagens e pistas, é impossível não lembrar ou comparar com Mario Kart, certo? Mas se você jogou a versão gratuita de Chocobo GP, lançado pela Square Enix no ano passado, você vai perceber que existem muito mais similaridades com ele (de forma negativa!) do que com jogos como Mario Kart e Crash Team Racing.
Chocobo GP já foi lançado há mais de um ano, e existem muitas queixas com relação às microtransações e ao modelo free-to-play, que faz com que o jogador seja quase obrigado a fazer compras com dinheiro real se quiser acessar coisas básicas, como pistas e personagens. Apesar do acesso antecipado garantir acesso a diversas coisas, tive um pouco de sentimento de que há algo errado com as moedas de Disney Speedstorm, uma vez existem 3 no total (além de tokens especiais que podem ser usados para abrir baús específicos), e elas são um tanto confusas, existem muitos menus, a navegação não é tão fluida e eles também podem parecer muito confusos também! Achei que poderia ser menos complexo nesse sentido, para que o jogador perdesse menos tempo navegando entre menus e tentando entendê-los.
Além disso, o jogo tem um outro problema muito grande… Sua performance no híbrido da Nintendo!
Sabemos o quanto alguns jogos multiplataforma podem sofrer nas versões do Switch. Enquanto alguns desenvolvedores conseguem trazer uma boa adaptação, com boa resolução e uma taxa de quadros por segundo estável, outros parecem não conseguir extrair bem o potencial do Nintendo Switch, e este infelizmente é o caso de Disney Speedstorm.
A Gameloft lançou Asphalt 9 no Switch já faz muitos anos, é um jogo concebido inicialmente para dispositivos móveis, e conta com uma taxa de quadros média de 45 por segundo, mas que em muitas corridas ela flutua bastante, apesar disso a resolução parece se manter alta e, bem, ainda está acima dos 30 quadros por segundo. Eu esperava algo similar no Disney Speedstorm, ou pelo menos algo cravado nos 30 quadros por segundo, mas não é algo que acontece muito bem aqui! Em muitas sessões da corrida os quadros podem cair quase pela metade, e sem contar a resolução dinâmica que o jogo usa, onde alguns momentos pode deixar o jogo um tanto “embaçado”.
Como o jogo ainda está em acesso antecipado, eu acredito que seja possível a Gameloft lançar um patch de atualização para deixar ao menos a taxa de quadros mais estáveis nos 30 quadros por segundo, mas não temos nenhuma confirmação da empresa sobre isso até o momento que estou escrevendo esta análise.
Mas isso importa? Em um jogo de corrida, sim! E importa bastante. Algumas pistas são muito mais estáveis que outras, possuem mais efeitos e animações no mapa, por exemplo, e algumas vezes as quedas abruptas da performance pode fazer com que o jogador se atrapalhe, perca o foco ou cometa alguns erros bobos.
Enfim, eu espero que eles possam corrigir isso no futuro!
O online é importante! Funciona bem?
Quando recebemos a chave, o jogo ainda não havia sido lançado em acesso antecipado oficialmente, o que me deu um tempo para conferir os aspectos “offline” do jogo (embora você precise estar online para atualizar seu perfil e acessar algumas funcionalidades.
Bem, pude jogar algumas partidas online após o acesso antecipado ter sido lançado e garanto a vocês: É bem divertido e funciona bem! Nas partidas que joguei, não sofri com desconexões ou ping muito alto, meu único sofrimento foi não ser um jogador excelente em jogos de corrida, mas isso não é culpa do jogo!
Ou seja, com um online bacana, o fator replay do jogo se expande ainda mais!
Vale a pena?
Primeiramente é preciso lembrar, novamente, que o jogo está em acesso antecipado. Ou seja, até o seu lançamento oficial, algumas coisas escritas nessa análise podem mudar! Mas nesse momento eu preciso falar com quem está pensando em adquirir o acesso antecipado: Reflita bem se você precisa, já que o pacote mais barato custa R$169,90!
Ter acesso antecipado a um jogo tem seus benefícios, mas também tem seu lado negativo. Se eles ouvirem as queixas de quem comprou o acesso antecipado, você provavelmente terá acesso a um jogo muito mais polido quando ele for lançado de forma gratuita! Se você quer um jogo de corrida divertido e com bastante conteúdo, Disney Speedstorm pode ser uma boa pedida, mas é preciso ir sabendo o que vai encontrar pela frente, ok?
[Nota do Editor: Disney Speedstorm foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pelo The Amplifier Group para avaliação.]
Deixar uma resposta