O efeito neblina nos jogos do Nintendo 64 é uma característica marcante e, em alguns casos, controversa. Isso ocorre principalmente devido às limitações técnicas do console
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Na década de 1990, a big N lançou o Nintendo 64, um console que marcou gerações com títulos icônicos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Super Mario 64 e Goldeneye 007. No entanto, nem todos os jogos para o N64 receberam o mesmo carinho da crítica. Alguns títulos deixaram a desejar, e um aspecto que frequentemente gerava reclamações era o efeito neblina presente em alguns títulos.
O Hardware
O Nintendo 64 (N64) foi um console de videogame desenvolvido e comercializado pela Nintendo. Lançado em 1996, ele competiu com o PlayStation da Sony e o Sega Saturn. Vamos explorar seu hardware:
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CPU e Memória:
- O N64 usava um processador NEC VR4300 de 64 bits rodando a 93,75 MHz.
- Possuía 4 MB de RDRAM, que podia ser expandido para 8 MB com o Expansion Pak.
- Essa memória era robusta para a época.
Armazenamento:
- Os jogos eram armazenados em cartuchos chamados Game Paks.
- A capacidade dos cartuchos variava de 4 MB a 64 MB.
- Isso era limitado em comparação com os CDs usados por outros consoles.
Gráficos:
- O N64 tinha um processador gráfico chamado Reality Co-Processor (RCP).
- A arquitetura gráfica era única, mas também tinha limitações.
- A falta de capacidade de textura e filtragem afetava a qualidade visual.
Outras Características:
- O Nintendo 64 tinha um sistema de inicialização sofisticado e um BIOS semelhante aos consoles baseados em CD.
- O uso de cartuchos limitava o espaço para áudio e vídeos nos jogos.
O efeito neblina
O que é esse efeito neblina? Basicamente, a neblina é uma técnica gráfica usada para limitar a distância de renderização em jogos. Ela cria uma atmosfera enevoada ou nebulosa, reduzindo a visibilidade à medida que os objetos se afastam do player. Isso pode ser usado para esconder detalhes de baixa resolução ou para otimizar o desempenho, especialmente em consoles com recursos limitados de hardware.
Um exemplo é o game Rally Challenge 2000. Embora tenha sido criado em uma engine aparentemente decente, a obrs parece ter sido lançado às pressas, sem muita preocupação com a qualidade. Uma das maiores críticas envolvia a neblina utilizada nas corridas, que impedia os jogadores de enxergarem boa parte da pista. Além disso, os gráficos eram bem ruins, mesmo para o padrão da época.
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Curiosamente, o Nintendo 64 também teve um upgrade polêmico chamado Expansion Pak. Alguns desenvolvedores o utilizaram para melhorar seus jogos, aumentando a resolução e o “draw distance” (ponto onde os elementos começam a ser construídos na tela). Isso resultava em menos neblina nos jogos e, em alguns casos, melhorias na fluidez dos quadros por segundo.
Fim de papo
O N64 era um console de 64 bits com um processador gráfico chamado Reality Co-Processor (RCP). Embora tenha sido inovador em muitos aspectos, sua arquitetura gráfica tinha suas restrições. A falta de capacidade de textura e filtragem afetava a qualidade visual dos jogos.
Além disso, o uso de cartuchos para armazenar os jogos limitava o espaço disponível para gráficos, áudio e vídeos. Essa limitação impactava diretamente a representação de elementos distantes nos jogos, resultando na presença frequente da neblina. Mesmo que às vezes incômoda, essa característica, o efeito neblina, faz parte da experiência nostálgica e distintiva dos títulos do Nintendo 64.
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