Com o Nintendo Switch as vésperas de seu sétimo ano havia quem acreditasse que, apesar de saber que videogames vêm e vão, esse seria eterno. Porém todo o processo judicial da aquisição da Activision pela Microsoft forneceu algumas informações que antes seriam confidenciais e agora a realidade de um novo console está cada vez mais palpável, mesmo sem nenhuma confirmação real por parte da Nintendo.
O Nintendo Switch segue firme e forte planeja atingir a marca de 15 milhões de unidades vendidas ainda em 2023. Mas segundo Doug Bowser, presidente da Nintendo of America, a razão que vem suportando toda a força do Switch até então é simples: São os jogos.
Em entrevista, Doug Bowser contou ao Inverse sua visão sobre a plataforma e os jogos, parcerias, estratégias de longo prazo, Nintendo Account, sindicalização dos funcionários da Nintendo e o mais recente lançamento: Super Mario Bros. Wonder.
Confira a seguir a entrevista cedida ao Inverse em tradução livre:
O Produtor Takashi Tezuka disse recentemente que o Super Mario Bros. Wonder não foi desenvolvido com um deadline (prazo fixo) em mente até que o desenvolvimento estivesse bem avançado. Em uma indústria famosa pelos prazos curtos, como você acha que essa forma de lidar com o time de desenvolvimento afetou o produto final?
Bowser: Eu sempre tomo cuidado para não comentar nada em nome dos desenvolvedores, mas no geral, o que o Sr. Tezuka mencionou foi que bem no início do ciclo de desenvolvimento ele realmente quis dar ao time a liberdade para explorar diversas ideias. O resultado foi justamente uma grande quantidade de ideias unicas e criativas que só puderam ganhar vida sem a pressão de um prazo fixo ou mesmo a pressão sobre “Como farei para fazer isso funcionar?”.
Uma coisa que a Nintendo preza em seu desenvolvimento é em não pressionar nossos times para entregar a todo custo dentro de determinada janela. Se eles precisam de mais tempo, eles terão mais tempo. E o motivo disso é que nossos jogadores possuem uma grande expectativa quanto a qualidade que nossos jogos trazem. Nós queremos nos certificar de respeitar e corresponder à essas expectativas entregando momentos de grande êxtase.
Super Mario Bros. Wonder é o primeiro jogo plataforma 2D da série Mario em mais de uma década, o que já o fez cair no gosto de muitos. Esse “retorno às origens” também funcionou bem com Metroid Dread, poderia a Nintendo estar considerando fazer o mesmo com outras franquias, como The Legend Of Zelda?
Bowser: Eu acredito que o ponto importante está nos times de desenvolvimento terem a oportunidade de realmente entenderem o que eles querem construir e qual tipo de jogo eles desejam criar. Seja uma repaginação de um jogo clássico ou mesmo ir em uma direção totalmente nova, nós de fato daremos aos nosso times de desenvolvimento uma grande margem de segurança para que decidam onde querem ir com o futuro do desenvolvimento de jogos.
Uma vez que a nintendo está se preparando para abrir um museu, como a empresa planeja priorizar a preservação de seus jogos e história para o publico global?
Bowser: Nós nos vemos como sendo mais uma empresa de entreterimento do que apenas uma empresa dedicada a videogames. Videogame é o núcleo de todo o nosso modelo de negócio, mas se olharmos apenas para esse ano tivemos o lançamento do parque Super Nintendo World na Universal Studios de Hoollywood, o lançamento do The Super Mario Bors. O Filme e todo o sucesso que ele teve, uma série de lançamentos de jogos de sucesso e o evento Nintendo Live que ocorreu em Seattle durante o fim de semana do dia do trabalho (nos EUA). Todos esses eventos, incluindo o museu, nos permitiu estar em contato com nossos jogadores de diversas formas, tanto no ambito dos videogames como também fora dele.
Isso nos permite continuar a construir uma afinidade para a Nintendo, para nossos personagens, e para nossos mundos – e esperamos que seja um relacionamento duradouro. O museu é um pedacinho disso. Ele nos permitirá garantir que as pessoas entendam a história da Nintendo, antes e depois da introdução dos videogames, e através desse processo, preservem absolutamente parte do conteúdo.
Hoje, nos demos aos fãs uma forma de jogar nossos jogos através da assinatura do serviço Nintendo Switch Online e seu Expansion Pack. Essa é uam forma de dar e permitir que nossos fãs possam interagir com nosso conteudo e relembrar dos empos de quando eles começaram a jogar videogames.
Informações vazadas da Comissão Federal de Trocas (FTC) sobre a corte da Microsoft revelou que a mesma teve algumas conversas sobre adquirir a Nintendo. Eu não estou perguntando a você se deveria ou não acontecer, mas de forma mais ampla, o que você pensa sobre essa tendência em ascenssão de aquisições e qual o seu efeito na indústria atual e e futura?
Bowser: Nós temos um ótimo relacionamento com a Microsoft. A consideramos parceira de muitas, muitas formas, e basta olhar para o Nintendo Switch para ver essa parceria. Obviamente, Minecraft está no Nintendo Switch, trouxemos Banjo Kazooie para o Super Smash Bros. Ultimate. Então estamos sempre vendo formas de manter essa parceria duradoura.
No que diz respeito à consolidação na indústria, eu já faço parte disso à mais de 16 anos. Uma coisa que tem se mantido constante é a aquisição de estúdios. Mas outra constante está no fato que novos estúdios estão surgindo a todo ano. Estudios incrívelmente criativos têm criado conteúdos que vão de indies a até mesmo os chamados jogos AAA (Triple A). Então da mesma forma que a consolidação/aquisição acontecem, de forma igual, vemos o nascimento desses novos estúdios, o que realmente fala da natureza dinâmica da indústria em geral. No final, isso é um bom presságio para o jogador.
O Nintendo Switch está tendo uma vida útil bem longa para um console. Outros consoles do mercado continuam buscando a fidelidade gráfica e , mesmo com os atuais avanços tecnológicos, o resultado não evoluiu tanto. Você acha que a metodologia da Nintendo de possuir diversos estilos artísiticos distintos é uma melhor abordagem uma vez que melhorias gráficas estão ficando cada vez menos possíveis?
Bowser: Eu jogo em todas as plataformas e aproveito o conteúdo que cada uma me proporciona. Nós sempre dizemos na Nintendo: O que é mais importante para gente não está dentro do equipamentoo udo dispositivo, mas sim está no que acontece na tela quando você pões usas mãos nos controles e começa a interagir nessa experiencia de jogabilidade. Isso te chama a atenção? É imersivo? Nesse ponto, você pode usar uma variedade imensa de diferentes estilos artísticos, algums com grande fidelidade, outros talvez mais diferetes, mais cartunizados.
Há uma série de estilos diferentes na plataforma, e eu acredito que é isso que nos separa um pouco dos demais, fora da diferenciação visual óbvia com o formato do Nintendo Switch, e nos ajudou a prolongar essa longevidade. Uma coisa que eu gosto de mencionar é: Clientes são aqueles que que estão com o poder agora mesmo, e nós estamos nos preparando para vender cerca de 15 milhões de unidades ainda esse ano. É essa diversidade de conteúdo que realmente conquista os jogadores e os mantém na plataforma.
Esforços sindicais estão ganhando gás através da indústria de jogos, que papel você acredita que um sindicato poderia exercer na Nintendo no futuro?
Bowser: Nós não possuimos nenhum sindicato vinculado à Nintendo of America no momento, e parte disso é impulsionado pelo feedback dos funcionários nós temos, que alegaram alto grau de satisfação no trabalho e interação em geral. Basta olhar para nossos números, que são muito, muito altos no setor, e para nossa obviamente baixa taxa de rotatividade como resultado. Nosso foco sempre tem sido em criar uam cultura inclusiva, com equilibrio entre trabalho e vida, e focado em nossa principal missão de trazer sorrisos para todos.
Eu acho que estamos no caminho certo em termos de assegurar que possuímos um ambente de trabalho e cultura que permite que a todos serem produtivos, com equilíbro em suas vidas, e crescimento na companhia. Todo mundo tem direito de formar um sindicato, e certamente no futuro, independente de onde o futuro nos leve, nós respeitaremos isso. Mas nós estamos bem focados em como criar a melhor cultura e ambiente de trabalho possíveis.
Nós estamos sempre ouvindo nossos funcionarios e queremos ter certeza que teremos, formalmente e informalmente, formas de pegar as opiniões de nossos funcionários e entender suas necessidades e onde podemos melhorar. E nós sempre agimos nessas opiniões. E , como disse antes, há sempre o direito de formar os sindicatos e nós respeitamos isso.
Última questão: Há alguma propriedade da Nintendo que há tempos não vem à luz e você amaria ver seu retorno?
Bowser: Eu não consigo pensar em uma franquia específica que gostaria de ver retornar, As coisas que eu amo jogar estão aqui. Talvez Bowser’s Inside Story. Dar ao Bowser um pouco mais de amor seria bom.
Houve ainda um questionamento do entrevistador da Inverse a respeito do sucessor do Nintendo Switch e como a Nintendo planeja ajudar as pessoas que queiram migrar para a nova plataforma. Saiba mais sobre esse tópico clicando aqui.
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