Diretamente do criador de Final Fantasy, Hinorobu Sakaguchi, e publicado pela Square Enix, FANTASIAN Neo Dimension, está chegando ao Nintendo Switch. Inicialmente, o título era exclusivo do Apple Arcade. Mesmo sendo um tradicional RPG com combate por turnos, o game deu um ligeiro toque de modernidade a ele, além de trazer uma história completamente original.
História (Sem Spoiler) e Arte
A narrativa segue o modelo do protagonista com amnésia, se esquecendo da sua missão tão importante e perigosa. É uma fórmula arriscada, porque corre o risco de se tornar monótona caso as informações não sejam fornecidas corretamente; felizmente, não é o caso de FANTASIAN.
O começo é desinteressante, desestimulante. Apesar das lindas cutscenes, a sensação é a de você ser um personagem de anime genérico dentro de um universo sem identidade. Mesmo com o fato de o game ter utilizado mais de 100 dioramas feitos a mão para criar seus cenários, um trabalho artesanal impressionante e que merece reconhecimento, à primeira vista são pequenos labirintos, que não expressam nada, vistos de cima por uma câmera irrequieta e irritante que desorienta o jogador ao ficar constantemente mudando de ângulo (algo que, infelizmente, perdura por todo o game).
Todavia, a partir do momento em que o protagonista encontra a sua primeira companheira, o jogo muda completamente de figura. A narrativa ganha um novo ritmo, e até mesmo os cenários vão ficando um pouco mais bonitos. Não apenas novas informações acerca do passado do protagonista vão aparecendo, mas também surgem novos elementos misteriosos da história e novos personagens se juntam à jornada, cada um com uma backstory rica e interessante, dando uma cadência excelente à trama. As interações entre as personagens tornam o game algo muito mais fluído de se jogar, trazendo, enfim, o toque de humor que ele se propõe a fornecer, e levantando uma sensação de aventura e amizade.
Contribuindo com a fluidez da narrativa, uma das coisas mais lindas que o jogo traz são cenas que remetem a um livro narrado, com uma bela ilustração ao fundo para ambientar, que tornam até mesmo os flashbacks em contos que te prendem a atenção. Isso se deve, também, ao fato de o game ter uma boa dublagem para prender seu foco nos diálogos que surgem na tela (infelizmente não disponível em português) e também à trilha sonora feita pelo renomado Nobuo Uematsu, que é uma cereja de ouro no topo desse curioso bolo.
Todos esses pontos listados acima ajudam a mascarar aquele que talvez é o maior ponto fraco de FANTASIAN Neo Dimension: é tudo muito genérico. Não é nada que os jogadores nunca tenham visto na vida, algumas coisas são até bem clichês e esquecíveis, mas o game ainda consegue ser interessante e divertido, criando vontade de jogar. Algo que é uma conquista por si só.
Gameplay
O game possui todos os elementos de um JRPG tradicional. O jogador deve falar com NPCs para pegar informações e ter acesso a side quests, explorar o mapa para encontrar itens valiosos e eventos, juntar grana para comprar itens úteis nas lojas etc. Nada fora do habitual. O maior diferencial está nas batalhas e em como elas surgem.
É bastante comum em JRPGs o surgimento aleatório de batalhas ao caminhar por uma área selvagem. Em FANTASIAN a frequência desses surgimentos é quase dobrada. Pode parecer enfurecedor, mas existe uma mecânica implementada que justifica isso de maneira bem conveniente: DIMENGEON.
Resumidamente, você aperta X e começa a “guardar” a quantidade de inimigos que encontraria nas batalhas aleatórias para enfrentar todos de uma vez só posteriormente em outra dimensão. O DIMENGEON consegue armazenar até 30 inimigos e, caso passe disso, você será forçado a enfrentá-los subitamente. Se, por acaso, a batalha que você encontraria contivesse algum monstro ainda desconhecido, você seria obrigado a enfrentá-lo da maneira convencional.
Parece uma loucura, mas é aí que entra mais uma das implementações: o sistema de mira nas habilidades em área. O game possui uma grande variedade de habilidades que atingem áreas especificas e que possuem trajetórias específicas, dando a liberdade ao jogador de poder escolher em quais inimigos mirar para conseguir enfrentá-los da maneira mais eficiente possível.
As batalhas em FANTASIAN Neo Dimension são relativamente simples, porém dinâmicas. É a típica batalha por turnos, com uma linha do tempo demonstrando a sua ordem, na qual, além de usar ataques normais, itens e habilidades de suporte/status, a maior questão é decidir em quais inimigos focar e com o quê. Cada personagem jogável tem as suas próprias habilidades e funções. Todos os inimigos possuem uma variedade enorme de fraquezas e resistências. Algumas habilidades podem ter a sua trajetória comprometida por algum oponente mais robusto, algum inimigo com um bom drop pode acabar fugindo se não for derrotado rapidamente… Portanto, é importante saber ser eficiente, mas sempre tendo em mente quais são os principais alvos e como a sua party conseguiria enfrentá-los.
A gameplay de FANTASIAN consegue fluir muito bem, o game (se não for jogado no modo difícil) possui um grinding bem natural e pouco exigente, os savepoints são bem localizados e o combate é simples, mas consegue entreter com a sua maneira dinâmica de ser, principalmente no DIMENGEON que fornece power-ups durante a batalha, como se fosse um minigame de derrotar hordas à parte. Essa “leveza” e cadência no jogar e na história conseguem, surpreendentemente, prender a sua atenção e criar no jogador a vontade de seguir jogando até cansar.
O ponto fraco da gameplay se encontra no explorar e caminhar pelo mundo que, apesar de recompensador, é geralmente monótono. É uma sensação de labirinto que piora com o mapa confuso e a câmera que não para de se mexer.
Dicas do Dudu:
- Explore cada canto, porque os itens que você encontra são realmente úteis.
- Não gaste as suas Heal Stones cedo demais.
- Tente sempre dar leves toques nas trajetórias das habilidades para ver se elas não conseguem acertar algum alvo a mais no limite do seu alcance.
- Em batalhas contra grandes hordas, não saia batendo adoidado. Tente analisar onde a sua habilidade em linha reta, por exemplo, consegue ser mais eficaz sem que prejudique a eficácia da habilidade do seu outro personagem. Muitas vezes isso pode ser um diferencial para não passar nenhum apuro.
- Não se deixe deslumbrar pela quantidade de inimigos que você pode atingir. Gastar 1 turno para usar uma habilidade de suporte, curar o seu grupo, ou analisar o inimigo pode se tornar vital em uma batalha.
- Não tenha dó de gastar as suas poções, elas são abundantes e muitos inimigos apresentam perigos inesperados.
- Priorize sempre os inimigos que carregam chaves e abra todos os baús trancados que encontrar.
- Apesar de o DIMENGEON não ser complicado, cuidado para não ir para lá despreparado. Enfrentar uma quantidade menor de inimigos dentro de uma região perigosa pode ser muito mais fácil.
Conclusão
FANTASIAN Neo Dimension pode causar um estranhamento de início. Personagens genéricos, ambiente sem sal, câmera estranha… Mas se dada uma chance, ele se demonstra um jogo fluido de se jogar. Mesmo não sendo o game mais esplendoroso e inovador, o dinamismo da gameplay, juntamente de uma narrativa muito bem contada, resultam em uma experiência bem positiva, cativante, que cria no jogador uma vontade de jogar e seguir na jornada sem parar. Recomendado para aqueles que procuram um JRPG tradicional com uma boa história, embora o indicado seja esperar por alguma promoção.
Although generic, FANTASIAN Neo Dimension features fluid and dynamic gameplay, paired with an interesting and well-told narrative. All of this makes the game surprisingly captivating, holding the player’s attention despite being relatively simple. Recommended for those looking for a traditional JRPG with a good story, although it might be best to wait for a sale.
[Nota do Editor: FANTASIAN Neo Dimension foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Square Enix para avaliação.]
Deixar uma resposta