Fãs japoneses reprovaram visual dos personagens em Pokémon Scarlet & Violet

Fãs japoneses reprovaram visual dos personagens em Pokémon Scarlet & Violet

Pois é, jovem… Se você acha que já viu de tudo, se liga nessa matéria, pois acredite se quiser, mas parece que os fãs japoneses da franquia Pokémon não estão gostando do visual dos personagens (em sua maioria femininas) do mais novo jogo da franquia, Pokémon Scarlet & Violet, a ser lançado dia 18 de novembro exclusivamente para Nintendo Switch.

A matéria data do dia 5 de agosto e, confesso que não entendo a língua japonesa, mas pelo que consegui entender com base na leitura do texto traduzido pelas fontes, um blog fez uma espécie de compilado de vários Twites de pessoas que, aparentemente, ficaram incomodadas com a postura “politicamente correta” da Nintendo no vindouro jogo da franquia.

Muitos deles reclamam da quantidade de pessoas andrógenas/neutras no game — Outros ainda reclamam da falta de saias nas personagens femininas, visto que a maioria (para não dizer todas) usam shorts e o engraçado é que um usuário do Twitter chega a questionar se o jogo foi feito para agradar o público do exterior ou o japonês, claramente dando uma cutucada na Nintendo por estar cedendo à “lacração”.

Fãs japoneses reprovaram visual dos personagens em Pokémon Scarlet & Violet
Fãs japoneses reprovaram visual dos personagens em Pokémon Scarlet & Violet
Fãs japoneses reprovaram visual dos personagens em Pokémon Scarlet & Violet

Minha opinião:

Bom eu nunca reclamei das roupas de qualquer personagem da franquia, mas reconheço que já critiquei e muito a falta de customização dos mesmos em seus jogos, pois isso é uma funcionalidade comum, presente em diversos RPGs e que só em Legends: Arceus uma incrível variedade de roupas e acessórios foram disponibilizados para deixar seu personagem no estilo que você quiser, mas que infelizmente parece não ter sido adotada em Scarlet & Violet.

Talvez o fato de os japoneses reclamarem tanto da mudança, seja algo cultural, pois sabemos que por lá as garotas sempre usaram saias como parte de seus uniformes escolares e que o público (majoritariamente masculino) tende a se sentir mais atraído por esse tipo de mulher, por acharem seu visual mais fofo, o que querendo ou não nos remete à questão da sexualização das personagens femininas nos games da franquia que deveria ser voltada para crianças para atrair o público masculino. As mudanças provavelmente afetaram o modo como os japoneses se sentem atraídos pelas personagens, as famosas waifus, que geralmente são mulheres um pouco mais sexualizadas que as demais, seja com partes do corpo mais à mostra ou com seios mais avantajados.

Podem ser apenas coisas da minha cabeça, mas talvez a Nintendo venha querendo corrigir esse “problema” a algum tempo e aproveitou parte dessa vibe do “politicamente correto” para dar uma reestruturada nos personagens, mas acabou exagerando um pouquinho ao retirar por completo ou acrescentar em excesso alguns elementos que não condiziam com os jogos anteriores.

Não é segredo para ninguém que esse visual mais neutro é bastante comum, principalmente entre artistas e cantores asiáticos, mas parece que o excesso deles no jogo incomodou alguns fãs. Não sei exatamente o por quê, mas talvez o fato de dificultar a identificação do sexo dos personagens seja um fator determinante, os deixando menos atraídos pelos mesmos, assim como já citado acima.

Fãs japoneses reprovaram visual dos personagens em Pokémon Scarlet & Violet

Eu sinceramente acho que a Nintendo não deveria voltar atrás na questão da sexualização das personagens, mas espero profundamente que não exagerem nas mudanças visuais e de gênero, pois os japoneses lá no fundo talvez tenham um pingo de razão e queiram evitar que aconteça com a franquia o mesmo que acontece em filmes da Disney, onde o foco passou de “agradar a todos” para ser “politicamente correto” e tentar agradar a parcela de público que se considera “minoria”.

E considerando que a Nintendo esteja inclinada a ouvir com mais facilidade as reclamações do público japonês coisa que é mais difícil de acontecer para nós aqui do ocidente, é bem  possível que eles voltem atrás parcialmente ou até mesmo totalmente nessa decisão nos próximos jogos, não é mesmo?

Mas e você, o que acha dessa notícia? Concorda ou discorda de mim? Deixem aí nos comentários.

PS: Esta matéria foi originalmente publicada no blog Otaku Nintendista, tendo apenas leves edições realizadas antes de via a público pelo portal Project N.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

- Um otaku sem futuro que passa seu tempo na internet falando sobre mangás, animes, e claro, sobre a Nintendo.