Fashion Dreamer - A experiência de ser um influencer da moda

Fashion Dreamer – A experiência de ser um influencer da moda

Peguei esse jogo para fazer essa review de maneira bem despretensiosa. Eu gosto de moda, gosto de me arrumar bem (mesmo indo somente para a feira ou super-mercado) e nunca joguei jogos com esse tipo de simulação e então pensei em dar uma chance e em conhecer esse novo nicho. Fashion Dreamer, desenvolvido pela syn Sophia e publicado pela XSEED Games juntamente com a Marvelous USA., é um jogo focado em um mundo virtual chamado Eve, onde seu objetivo é ser um influenciador de moda,. Você anda pelo mundo como seu avatar (chamado de Muse), coleciona roupas e trabalha para influenciar, criando roupas para NPCs e também para outros jogadores do jogo, caso venha a joga-lo online. Você também pode criar sua própria marca e personalizar padrões de itens e criar seu próprio showroom para exibir sua decoração de casa e habilidades de moda.

Estou um pouco satisfeito com a variedade de elementos customizáveis entregue aqui. Mas não gostei do estilo artístico, acho que estou acostumado demais com Genshin e League of Legends, mas em Fashion Dreamer você pode mudar desde a altura, cor de pele, estilo de cabelo e até detalhes mais sutis, a forma dos olhos por exemplo, foi uma coisa que não me agradou, não consegui fazer ele ficar parecido comigo.

Fashion Dreamer - A experiência de ser um influencer da moda

Você não é um designer de moda no jogo (como achei que poderia ser) ou mesmo um modelo. Em vez disso, você é um influenciador cujo objetivo é ganhar seguidores. E é assim que você ganha novos sets de roupas, ao aumentar seu números. Não espere pela melhor narrativa também, todo o conjunto parece ótimo no papel, mas na gameplay, não pude curtir muito. Grande parte é você andando em ruas vazias e coloridas, conversando com pessoas aleatórias, atraindo assim os seguidores para então montar um look que preste. Um adendo, os meus não prestavam, ainda bem que não escolhi ser design de moda, como minha irmã me falou.

Eu cheguei a pensar que era um jogo de nicho que não me representava muito, e talvez por isso não consegui tirar o melhor proveito do jogo, mas não sei, minha irmã tambem não gostou. Não há muito senso de progressão além do sistema de nivelamento. Você desbloqueia roupas por acaso curtindo roupas usadas por NPCs ou fantasmas de outros jogadores que assombram seus corredores. Não pude testar o online dele por uns motivos pessoais.

Fashion Dreamer - A experiência de ser um influencer da moda

Um erro no jogo são as roupas. Insisto nisso porque não era o meu curtir ou o qualquer coisa, os vestidos seguiam um mesmo padrão, galante, de até mesmo de uma princesa da Disney, sem falar que uma porção de itens são de gênero, demorei um tempão para conseguir roupas legais de mulher ou ate mesmo alguma de homem que me agradasse. Estranhamente, não é tanto se vestir que você consegue esticar sua criatividade, mas, sim, construir sua sala de exposição. Este é um lugar exclusivo para você, onde você pode desbloquear móveis e outros acessórios.

O jogo não tinha nenhum tipo de tensão ou um algum loop de jogabilidade. Colecionar itens de roupa é trivial, pois você pode coletar qualquer item que vir em qualquer personagem e há áreas onde você pode pegar dezenas de opções de roupa de uma vez. Depois que você termina o tutorial, a jogabilidade se concentra principalmente em fazer novas roupas, mas raramente há algum desafio nisso também. Estranhamente, não é tanto se vestir que você consegue esticar sua criatividade, mas sim construir sua sala de exposição. Este é um lugar exclusivo para você, onde você pode desbloquear móveis e outros acessórios.

O jogo tinha as ferramentas para ser um jogo favorito para muitos. Em um nível puramente técnico, ele roda suavemente, mas uma história sem objetivo, falta de profundidade, mundo estranhamente vago e foco equivocado na cultura de influenciadores, ele não me deu boas jogatinas, não deu uma emoção de cozy game que eu gostaria de voltar a jogar quando tivesse estressado. Talvez se em um próximo game eles adicionem situações de poder vender nossas roupas, trabalhar em uma boutique, alá Moonlighter, fez, torne o jogo mais divertido e como uma esperança de jogar por mais tempo.

Fashion Dreamer - A experiência de ser um influencer da moda
Fashion Dreamer - Tanta roupa pra escolher, e eu querendo todos os estilos.
Veredito
Fashion Dreamer acaba sendo mais parecido com brincar de se vestir com bonecas do que realmente jogar um videogame. E se é isso que você está procurando, é um ótimo jogo de vestir. Existem varios itens diferentes e muitas opções de personalização para a aparência do personagem, principalmente se você gostar do shape dos personagens. Minha recomendação é, se você espera um jogo de moda para brincar de se vestir este pode lhe atender ao seu gosto, mas se espera mais, como um jogo de simulação mais profundo, recomendo voltar para outro jogo.
Prós
Muita personalização.
Modo online com outros jogadores.
Contras
Sem loop e progressão de jogo.
Repetitivo.
70
Nota Final

Fashion Dreamer ends up being more like playing dress-up with dolls than actually playing a video game. And if that’s what you’re looking for, it’s a great dress up game. There are several different items and many customization options for the character’s appearance, especially if you like the character’s shape. My recommendation is, if you’re looking for a fashion game to play dress up, this one might suit your taste, but if you’re looking for more, like a deeper simulation game, I recommend going back for another game.

[Nota do Editor: Fashion Dreamer foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela XSEED GAMES para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Olá me chamo Emanuel ou só "Nuel", sou Game Designer e nasci na cidade mais quente do Brasil, tento de tudo para ficar longe e relaxar em jogo competitivo, mas meus favoritos sempre são os jogos de farming e JRPGs.