Fate/Samurai Remnant - A luta de um samurai pelo santo graal

Fate/Samurai Remnant – A luta de um samurai pelo santo graal

Junte-se a Iori em uma aventura por Edo, a antiga capital japonesa. Mergulhe no ambiente vibrante, aprecie as casas tradicionais, as moradias dos samurais e os bordéis da região, sim bordeis. Fate/Samurai Remnant é um RPG de ação para um jogador desenvolvido pela Omega Force, a equipe por trás da longa série Warriors/Musou. Ao invés de servir como mais um jogo crossover de fanservice envolvendo alguns heróis, Fate/Samurai Remnant se propõe a contar a história da Guerra do Santo Graal ambientada no Japão durante o relativamente pacífico Período Edo.

No jogo acompanhamos Iori Miyamoto Musashi, filho adotivo do lendário samurai Miyamoto Musashi, que se vê inesperadamente envolvido em um intrincado conflito oculto: o Waxing Moon Ritual. Após um confronto intenso com dois servos, a Saber, serva de Iori, esclarece a ele sobre o Ritual da Lua Crescente. Ela o alerta que sete mestres, juntamente com seus sete servos de espírito heroico, estão destinados a duelos mortais. No final dessas batalhas, apenas uma dupla vencedora verá seu desejo realizado.

A série Fate se expandiu para se tornar um vasto ensopado multimídia de várias obras canônicas e não canônicas, o que pode tornar o seguimento da narrativa uma proposta bastante complicada, mas a história de Fate/Samurai pode ser facilmente apreciada tanto por fãs da franquia quanto por novatos. A ideia aqui é que Iori é um ‘Mestre’ que terá seus desejos atendidos se conseguir vencer os outros seis Mestres que estão todos no jogo por seus próprios motivos. Os Mestres são apoiados em suas buscas por parceiros chamados Servos, que são espíritos de guerreiros lendários trazidos do passado para ajudar seus Mestres, e Iori logo é acompanhado por um guerreiro corajoso chamado Saber.

A jogabilidade claramente se inspira na estrutura clássica de Musou da Koei, mas aqui ela foi retrabalhada em algo muito mais dinâmico do que as batalhas repetitivas e árduas comuns em jogos como Dynasty Warriors. Fate/Samurai é dividido em capítulos, e cada capítulo consiste em seções exploratórias onde você vagueia por cidades, cumpre missões e conversa com NPCs. O mapa é dividido em várias cidades com temas exclusivos que são desbloqueadas lentamente conforme você avança.

Além disso, os completistas apreciarão que cada cidade oferece recompensas adicionais à medida que você entrega mais missões secundárias, dando-lhe muito o que fazer em cada local e incentivando-o a retornar regularmente. Quando você se envolve em brigas, o combate se desenrola no estilo típico dos Warriors, onde você utiliza uma série de combos usando ataques leves e pesados para afastar ondas de inimigos. Iori também tem uma variedade de posturas que ele pode alternar, cada uma delas eficaz em determinadas situações de combate. Os jogadores controlam Iori durante a maior parte do jogo, com Saber lutando ao lado dele de forma independente.

Além de diferentes estilos de espadas – que oferecem uma mistura decente de benefícios, estilos e bônus para encorajar os jogadores a continuar trocando entre eles rapidamente – Iori também tem acesso a feitiços mágicos que podem ser usados ao coletar joias deixadas pelos inimigos como muitas opções para se juntar ao Saber em combate.

Os jogadores também controlam muitos dos outros membros do elenco principal em alguns pontos do jogo. Os controles são praticamente os mesmos para todos eles, mas há diferenças suficientes em seus estilos de combate para torná-los uma variação legal. O sistema Link Strike permite que Iori emita comandos para Saber ou combine seus ataques em movimentos combinados.

Além disso, quando o Link Gauge de Saber estiver cheio, os jogadores poderão trocar para ela e obter controle total de seu conjunto de movimentos rápidos que limpam rapidamente o campo de batalha. Finalmente, ser capaz de mudar de postura pode mudar drasticamente a jogabilidade à medida que os jogadores passam de posturas focadas em defesa, ataque, velocidade, magia e alcance. Completar combos em posturas concede aos jogadores o estado Afterglow, que permite aos jogadores transportar elementos e características de sua postura anterior, como super armadura, ondas de energia, repulsão e muito mais.

Quando não estiverem enfrentando os inimigos, os jogadores enfrentarão outro novo sistema que para adicionar um pouco mais de estratégia ao ciclo de jogo, a história irá ocasionalmente impulsioná-lo para extensas batalhas estratégicas baseadas em turnos no mapa, onde Iori disputa o controle das linhas de ley. Aqui, o mapa basicamente se transforma em um tabuleiro de jogo interconectado onde você deseja capturar o máximo de nós possível, com cada um aumentando ainda mais suas estatísticas.

O estilo visual de Fate/Samurai Remnant também é bastante marcante. De uma só vez, o jogo consegue capturar a sensação de um anime, mangá e jogo Fate . Graças às ilustrações de Rei Wataru, os retratos dos personagens durante os diálogos conferem um toque único a cada cena. Essas ilustrações conseguem se traduzir bem nos modelos de personagens 3D. Graças à magistral equipe de animação, cada personagem consegue se sentir único e vivo em movimento. Do lado do som, o jogo é totalmente dublado em japonês, com boas atuações de todo o elenco, enquanto a música oferece um acompanhamento agradável para tudo. Há uma boa mistura de músicas cativantes, faixas emocionais mais lentas e temas de batalha envolventes para criar uma experiência de áudio forte. Os compositores Keita Haga e Daisuke Shinoda combinam suas habilidades para criar paisagens sonoras que vão desde incrivelmente calmantes e acolhedoras até opressivas e eletrizantes.

Do lado do desempenho no Nintendo Switch, não obtive muitos bugs, praticamente quase nenhum, a gente passa atravessando os personagens e as cidades são bem cheias, mas o x da questão é que há muitas vezes quedas de frames, ainda hoje, mesmo tanto tempo depois de ter sido lançado (se referindo a data de publicação dessa review). Por ultimo, eu buscava a muito tempo jogar algo da franquia Fate, assisti os animes e amei todos eles, e tinha um certo preconceito com jogos do gênero musou, mas este me surpreendeu, o jogo vai te dando desafios, e a narrativa é bem agradável e me deixou contente.

Fate/Samurai Remnant - A luta de um samurai pelo santo graal
A luta de um samurai pelo santo graal
Veredito
Para um jogo do mesmo estudio de franquias do genero musou, samurai remnant entrega uma historia que vale a pena ser lida, e um combate cativante, mesmo que nao tenha jogado outros jogos da serie Fate, mas para mim este jogo se compara a outros como Persona 5 strikes, onde entrega não só uma arte bonita e boa trilha sonora, mas um conjunto de itens que vale a pena investir.
Design
90
Trilha Sonora
100
Diversão
85
Gameplay
90
Custo x Benefício
75
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Batalhas desafiadoras
Narrativa
Visual de anime
Contras
Localização, que seria diferencial
88
Nota Final


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Olá me chamo Emanuel ou só "Nuel", sou Game Designer e nasci na cidade mais quente do Brasil, tento de tudo para ficar longe e relaxar em jogo competitivo, mas meus favoritos sempre são os jogos de farming e narrativa/ação.