Bem-vindo a Rosantica. Um lugar cheio de beleza, alegria, amor, goblins e muita coisa estranha.
À primeira vista esse jogo de plataforma 2D do Studio Thunderhorse pode passar despercebido na E-Shop, mas não se engane pelo visual retrô e imagens fofinhas pois elas escondem uma estória densa, sóbria, sombria e com muita reflexão sobre como lidamos com nosso passado e da raiva existente dentro de cada um de nós, como ela afeta nossa vida e a todos em nossa volta. Um jogo de plataforma simples, divertido e desafiador na medida certa.
A jornada inicia
Logo no inicio sem muita explicação Flynn está na frente da sua casa com seu pai cortando lenha e encorajando o filho a explorar o mundo. Logo de cara o jogo mostra a sua principal característica: o tutorial sem tutorial. Eu explico, inimigos e NPCs (personagens não-jogáveis) se revezam em dar dicas ou realizar ações que o nosso herói pode ou deve realizar naquelas situações, essas dicas não são obrigatórias e podem ser descobertas por conta própria apenas apertando botões ou investigando. A dica está lá, usa quem quer e precisa. Essa escolha dos desenvolvedores deixa o jogo mais fluído e as exploração ainda mais prazerosa deixando a cargo do “player” como pretende passar daquele determinado desafio.
![Flynn: Son of Crimson - Controle a sua raiva!](https://projectn.com.br/wp-content/uploads/2021/10/1280x720-1024x576.jpg)
Os NPCs são os guias dessa jornada. Alguns mais importantes que os outros, porém todos tem algo valioso para auxiliar na aventura, desde dicas, perguntas, quests e itens. A forma como cada um tem de “falar” já deixa bem claro suas personalidades e intenções, parece banal, todavia é tão bem feito que a imersão ocorre naturalmente e a cada nova terra descoberta amigos são feitos, missões são dadas e tudo muda. Não é nada novo ou revolucionário, concordo, mas um “arroz com feijão” bem feito pode muitas vezes surpreender.
Empunhando sua espada de treino e cheio de coragem nosso pequeno herói ruivo descobre que um grande mal está tentando destruir Rosantica, corrompendo a fauna e a flora, acabando com recursos naturais, separando famílias ou destruindo cidades inteiras. Flynn precisará da ajuda da Deusa Sorrell, sua querida cadela Dex e muita habilidade para derrotar o poderoso Zealock e a enigmática Rozia.
Dex, armas e rubis
Ao longo de suas aventuras Flynn receberá da Deusa Sorrell três armas muito poderosas: A Lâmina Rubra, o Machado Rubro e as Garras Rubras. Armas que são a representação física da raiva do garoto, que crescem em poder a medida que o garoto controla e canaliza essa raiva crescente no seu coração. Rubis espalhados pelo mundo ajudam a desbloquear habilidades, entretanto a grande arma do jogo se chama Dex, a cadela serve de espirito guardião e única amiga durante toda vida do herói. Sua jornada é tão tocante quando a de seu dono, mostrando que quando as coisas ficam difíceis, uma amiga e muito amor podem ajudar a resolver os problemas.
![Flynn: Son of Crimson - Controle a sua raiva!](https://projectn.com.br/wp-content/uploads/2021/10/description-image.png)
Armas poderosas não vão derrotar todos os inimigos. Paciência, timming e muita esquiva serão necessários para não só vencer como também aprender os ataques de cada adversário. O sistema de batalha é justo e bem balanceado, cada inimigo tem um padrão bem definido, o quê não facilita em nada nos combates. O excesso de confiança é mortal uma vez que tanto inimigos quanto a fase estão tentando te matar. Plataformas desafiadoras na medida certa com elementos conhecidos sendo usados de formas diferentes apresentam um ar de frescor a cada fase vencida ou perdida.
Controle a sua raiva!
Rozia é um bom exemplo de como o jogo te desafia e ajuda ao mesmo tempo. A personagem aparece em inúmeras ocasiões, desafiando para combates até a morte, contudo ela só aceita enfrentar Flynn quando o herói possui as forças adequadas para aquele combate. E a cada combate ela mostra saber mais sobre o garoto do que ele mesmo dando dicas e soltando frases sobre o passado de Flynn, sua origem, seus poderes e da raiva que ele deve aprender a controlar.
E é nesse ponto que o jogo mostra a sua faceta mais interessante. Por meio das angustias de Flynn, seus medos e forte raiva podemos perceber como as marcas da infância influenciam a forma como encaramos o mundo. Sofrer demais ou ser poupado de qualquer sofrimento não são os caminhos ideais no desenvolvimento de nenhum ser humano. Quando o garoto começa a interagir com os moradores das vilas e descobrir aos poucos informações do seu passado, sua raiva aumenta lhe conferindo mais poderes, trazendo inimigos mais fortes, perigos maiores e um caminho de autodestruição ou autodescoberta dependo do controle dele e do jogador que também deve aprender a controlar a sua própria raiva a cada morte ou derrota.
![Flynn: Son of Crimson - Controle a sua raiva!](https://projectn.com.br/wp-content/uploads/2021/10/d226a2fadac34ed2a4b7ccde3777498d-1024x576.jpg)
O jogo vale a pena?
Sim. Ainda mais se você cansou de caçar Koroks, fugir dos E.M.M.I.S. ou apanhar no Smash Bros e está procurando um jogo simples, divertido e com uma curva de aprendizagem fluída e justa, visual 8 bits nostálgico, música bem feita e roteiro redondinho. Sabe aquele jogo pra curtir e se divertir? Com progressão simples e poucos colecionáveis pra pegar? Estória bem escrita, tocante e imersiva? Sabe? Então se você quer tudo isso corre na E-shop e dê a si mesmo esse presente mais que merecido nesses dias tão exaustivos e estressantes. Quem sabe essa raiva ai dentro de você não diminui ajudando o Flynn a controlar a dele? Tenta, prometo que não vai se arrepender.
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