Lançado dia 12 de Julho, sendo desenvolvido pela Domesticated Ant Games e publicado pela PID Games, Gravity Circuit é um jogo plataforma com muita ação fortemente inspirado nos clássicos de Megaman. Nele controlamos um robô vermelho e devemos atravessar diversas fases, cada uma com sua própria temática, para enfrentar os generais inimigos.
Toda sua estética pixelart, mecânicas e até mesmo trilha sonora foram feitas para prender os corações nostálgicos de todos aqueles que sonham com o retorno do BlueBomber.
Historia
Num futuro distante diversos robôs agressivos atacaram assolaram o mundo até que nove robôs guerreiros se levantaram contra os opressores. Essa foi a primeira gerra registrada contra o Virus Army (Exército Viral). Depois de uma longa e dura batalha, todos os robôs guerreiros desapareceram. Agora, décadas depois, os remanescentes do Exercito Viral voltaram a aparecer em um numero muito maior e comandados por oito generais, os antigos guerreiros.
Mas um não se rendeu e após ser recolhido por uma equipe de resistência, foi recuperado e voltou aos serviços para por ordem e juízo nos chips de seus antigos companheiros.
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Qualquer semelhança aqui com a história da maioria dos jogos da série Megaman não é mera coincidência… Esse jogo traz o melhor daquela época com muita ação, um level design bem explorado com direito a salas secretas e itens escondidos, uma arte majestosa toda trabalhada em pixelart e com tons característicos dos chefes de cada fase e desafios que valem a pena.
Nesse jogo você assume o papel de Kai, um bot de uma antiga equipe de guerreiros chamados de Circuits e deverá atravessar dez fases derrotando inimigos, resgatando reféns, e combatendo seus ex-colegas de equipe para evitar que o mundo seja dominado pelo Exercito Viral. Sim, nos mesmos moldes dos clássicos de Megaman. Mas com uma grande diferença, sem tiro, tudo na mão ou no máximo usando seu hookshot.
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Gameplay
A gameplay segue o “arroz com feijão” de Megaman tendo o desenrolar em fases com visão 2D, com muitas plataformas, inimigos, espinhos (sempre tem que ter espinhos…) para no fim enfrentarmos o chefe da fase. Porém, diferentemente de seu inspirador, Kai não assume o poder do chefe após derrotá-lo, mas um NPC pode te vender chips de golpes especiais, chamados Burst, contendo técnicas iguais aos dos chefes derrotados.
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Não é necessário adquirir esses chips para vencer o jogo, porém eles ajudam em diversos momentos e é possível equipar quatro desses chips ao mesmo tempo. Ainda na temática dos chips, temos outra série que também são vendidos e que podem dar alguns benefícios no jogo, como pulo duplo, mais poder de ataque e até mesmo um ímã para os itens coletáveis derrubados pelos inimigos quando derrotados.
Esses itens derrubados podem vir em quatro tipos: vida, energia, dinheiro e chip de dados. Vida é autoexplicativo… recupera sua vida. Energia recupera sua carga de energia usada nos Bursts, quando a barra curva (e a porcentagem) enchem, um marcador Burst se torna verde e torna possível usar as técnicas. O Dinheiro serve para comprar chips e decodificar os chips de dados fora das fases (serve de compendium com os inimigos , NPCs e chefes), e nas fases servem para recuperar vida e energia nos checkpoints.
Outro ponto interessante está na personalidade dos NPCs que são apresentados logo após a fase inicial e nos demais que são encontrados no decorrer das fases que possuem oito NPCs reféns que devem ser resgatados. É possível ver nuances de personalidades diferentes não só na fala, mas também na animação de cada um.
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Sobre o combate, não ter uma arma a distância torna tudo muito ativo e rápido. a sequencia de golpes realizada no momento certo derrota o inimigo deixando ele em um estado de paralisia. Nessa hora é possível segurar o oponente com o botão ZR e arremessá-lo contra outros inimigos. Dominando a arte de arremessar é possível avançar sem tomar dano e com muita velocidade. inclusive essa é uma das conquistas que pode ser liberada, em jogo.
E sobre as conquistas, temos cerca de 50 conquistas possíveis, não todas no mesmo gameplay, mas que podem gerar um desafio a mais e impulsionar o fator replay mais vezes.
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Design
O design primoroso em Pixelart com essa paleta limitada de cor pode soar estranho quando comparado aos jogos atuais mas acerta em cheio os noventistas que tiveram a oportunidade de jogar o Game Boy Classic e Color. Cada fase tem sua paleta em tons da cor predominante do chefe e seu level design é simples mas muito bem executado com inimigos em lugares chaves e passagem escondidas, sejam para resgate dos reféns, sejam para encontrar melhorias.
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Trilha Sonora
Assim como o design, os sons também seguem uma temática mais retrô com sons que lembram 16 bits. Ainda assim é tudo muito bem executado a ponto de não enjoar mesmo nas telas mais longas.
Detalhes Técnicos
O jogo não possui localização PT-BR, mesmo havendo poucos diálogos e tem sua classificação indicativa para maiores de 10 anos de idade. Está custando atualmente R$ 38,99 na eshop brasileira, se tornando uma ótima aquisição para jogar casualmente. Pesa cerca de 440mb e funciona muito bem tanto na dock quanto no modo portátil.
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