Guia das Franquias #1 – Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

Qual Pokémon de Nintendo Switch jogar primeiro? E quais dentre tantos são realmente essenciais, bons ou passáveis? O que muda de um para o outro? Eu sou o Coelho no Japão, e tenho o prazer de anunciar que para tirar todas essas dúvidas, faremos o primeiro #GuiaDasFranquias com Pokémon.

Esse novo quadro tem justamente a proposta de colocar todos os jogos de uma série, explicar o que são, dar um feedback e montar nossas tradicionais Tier Lists, para você se situar em quais jogos, segundo a nossa opinião, são os que você deve priorizar. E Pokémon é uma das séries que vocês mais amam e procuram sobre, então nada mais justo que começar por ele.

Vamos dividir a matéria em 3 grandes partes, a primeira, os jogos RPG, a franquia principal e outras séries paralelas, a segunda parte será sobre os spin-offs, os jogos que trazem a série para universos e estilos diferente, luta, moba, foto entre outros. E por fim, alguns outros jogos similares que vocês podem se interessar. Tudo isso em uma matéria só que é pra você já sair satisfeito.

RPGs Série Principal / Mainline

Vamos seguir na ordem cronológica de lançamentos. O que faz com que o primeiro jogo seja:

Pokémon Let’s Go Pikachu & Eevee

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é: 

Um cruzamento entre um remake de Pokémon Yellow e um RPG para Pokémon GO. Você passa pelas mesmas rotas, cidades, líderes de ginásio e liga de Pokémon Yellow, e captura os clássicos 151 monstrinhos, tendo como principais novidades: a adição das variações regionais de Alola (sétima geração) e, no pós-game, as mega evoluções, introduzidas na sexta geração. E o Meltan, também.

A segunda fonte de genes é Pokemon GO, e dele, temos a polêmica captura com tela de batalha, sem batalha. Você só joga pokébolas e no máximo umas berries, frutinhas para amolecer o coração dos Pokémon selvagens. Na prática é como se o jogo fosse uma grande Zona do Safári. E falando nela, temos a substituição dela pelo GO Park, onde você pode trazer seus Pokémon capturados em Pokémon GO, para o Let’s Go (só entre os 151 de Kanto e o Meltan/Melmetal).

Porquê jogar este em específico: 

Além de muitas pessoas estarem no grupo de só gostarem dos primeiros 151, tem também a integração com Pokémon GO que pode agradar os viciados no jogo mobile.

Pokémon Let’s GO também são os jogos mais fáceis dos RPGs, provavelmente em toda a história da série, então ele é bom como jogo introdutório na franquia, além de ser até o momento, o único que tem coop local, 2 jogadores na mesma tela em um único Switch. 

Avaliação:

  • Conteúdo: Além da tradicional campanha de Yellow, uma boa revanche contra os líderes de ginásio e liga te esperam, além dos Master Trainers pra desafiar. Master Trainers são os melhores treinador de cada um dos 153 Pokemon (151 + Meltan e evolução) e você precisa usar aquele Pokémon para batalhar contra, o que te obriga a não só ter todos como dominar todos. Rende de 20 a 100 horas (sim, toda essa variação).
  • Feedback: Ele é um jogo mais simples nos visuais e arte, mas exatamente por ser menos ambicioso, seja talvez o jogo mais polido dentre os RPGs de série principal. A sua dificuldade praticamente nula pode atrapalhar quem não gosta de jogos muito fáceis também.
  • Tier (conclusão): B. É um bom jogo, redondinho, mas não está entre os melhores, sendo prioridade apenas se você se encaixar como uma luva no perfil do jogo. Não é um jogo essencial para quem tem o Nintendo Switch, mas altamente recomendado pra quem for jogar muitos Pokémon no Switch.

Pokémon Sword & Shield

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

A oitava geração de Pokémon (dá para chamar de Pokémon 8) é um dos jogos mais polêmicos do Switch. “É mal feito”, “ah é divertido”, “pior Pokémon”, “meu jogo favorito”. 

Atualmente, julho de 2022, é o lar do competitivo online de Pokémon, uma das melhores experiências competitivas do Nintendo Switch.

Porquê jogar este em específico:

É a evolução natural do Pokémon Red & Blue, se você está afastado da série desde então, novos ginásios, novos Pokémon para capturar, uma história original, enfim..

Avaliação:

  • Conteúdo: São centenas de Pokémon para capturar, a campanha é curta, algo em torno de 15/20 horas, mas os extras compensam. Esse conteúdo pode ser muito expandido com as DLCs e absurdamente expandido beirando o infinito caso você jogue online.
  • Feedback: O problema de avaliar Sword/Shield é que existem 2 fatores que mudam o seu proveito:
    • 1- Você vai pegar o conteúdo extra? Se sim, ele é um jogo de um nível. Sem o conteúdo extra, ele perde muita qualidade. 
    • 2- Você vai jogar competitivo online? Se sim, ele vai te render centenas de horas; se não, se vai só jogar a campanha, ele é um jogo OK apenas, mas um jogo OK de Pokémon, o que ainda é divertido, mas fácil, e mal polido.
  • Tier (conclusão): A(com DLCs) B (sem DLCs). Pokémon Sword & Shield pode ser o seu jogo favorito caso você jogue seu ótimo competitivo e adquira as DLCs, mas ele não vai ter a aprovação de quem não é fã e se limitar somente à campanha. Um último aviso: em Novembro sai a nona geração, e o competitivo vai para lá, sendo assim, compre Sword & Shield pra jogar online o quanto antes, a partir de Novembro de 2022, ele perderá seu melhor lado.

Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl 

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

Remakes da 4ª geração Pokémon Diamond & Pearl. O remake é, em sua grande maioria, chamado 1:1 (um pra um), ou seja, extremamente fiel ao jogo original. Se tinha 4 árvores numa cidade, vai ter 4 árvores nessa cidade neste jogo também. Mesmo assim, algumas novidades como a adaptação da exploração abaixo da terra, o aprimoramento dos contests e as revanches desafiadoras da Elite 4 dão ao jogo alguma diferença. Infelizmente, apesar de ter online, o jogo não faz parte do competitivo oficial de Pokémon, tendo um sistema próprio, bem mais limitado e com bem menos gente jogando.

Porquê jogar este em específico:

Caso você não tenha jogado Diamond e Pearl e quer conhecer a região de Sinnoh, ou caso você ame muito essa região. E basicamente esses são os únicos motivos mesmo.

Avaliação.

  • Conteúdo: Sendo voltado pra uma experiência singleplayer, uma curta e fácil campanha e uma boa dex para se completar são o núcleo do conteúdo, tendo alguns desafios extras para estender o tempo de gameplay, podendo chegar em 50 horas de jogo.
  • Feedback: É um jogo mediano. Feijão com arroz de Pokémon. Serve para quem busca uma experiência mais purista Pokémon. 
  • Tier (conclusão): C. É divertido? Sim, é Pokémon, mas todos são. A menos que você se encaixe em um dos grupos acima, esse é um jogo que pode ficar pra depois na lista de Pokémon do Switch.

Pokémon Legends: Arceus

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

Esse é o mais difícil da lista de explicar. Pokémon Legends: Arceus é a estreia de uma nova abordagem de RPG Pokémon, ele não é um remake, nem um jogo de geração, mas não é spin off, eu sei, é confuso, mas o que você precisa saber é que é um dos jogos principais de Pokémon. O jogo traz uma mudança na exploração, com áreas abertas, capturas acontecendo em tempo real, um novo sistema de combate que pega a base do tradicional mas adapta pra um jogo singleplayer, além de ser um jogo que mistura ação em tempo real, os Pokémon selvagens te acertam, podem te nocautear e existem até mesmo boss fights humano contra Pokémon, onde você precisa acalmar feras.

Porquê jogar este em específico:

Por ser o mais original da franquia (ao menos no Switch), trazer uma abordagem completamente nova, e ter uma experiência mais voltada à liberdade e sobrevivência, por isso é comparado muitas vezes como uma versão Pokémon de The Legend of Zelda: Breath of The Wild.

É também um jogo pensado no público mais adulto que joga singleplayer.

Avaliação:

  • Conteúdo: Sua Dex é de tamanho OK, mas ela é mais trabalhosa para se completar, exigindo missões a serem cumpridas com cada Pokémon. Seu pós-game é divertido e tem talvez a batalha mais difícil da franquia. O jogo pode passar de 100 horas.
  • Feedback: Pra quem não joga online e busca inovação, esse é o melhor Pokémon do Nintendo Switch. A renovação, as mecânicas, a liberdade… enfim, é o preferido de muitos, inclusive o meu.
  • Tier (conclusão): S. Legends: Arceus não é o jogo com a melhor relação custo benefício, já que não é um jogo, entre aspas, infinito por não ter competitivo online e uma dex reduzida, mas caso você não seja de jogar o competitivo, essa perda não será sentida, já suas inovações serão com certeza, por isso, tier S pra ele.

E só pra lembrar, Pokémon Scarlet & Violet serão lançados em 18 de Novembro, e serão o novo lar do competitivo Pokémon mundial, além de ser o primeiro jogo totalmente mundo aberto. Sendo assim, no mínimo para jogar online, o jogo vai valer muito a pena, tendo altas chances de ser o segundo melhor jogo, ou até mesmo o primeiro, mas isso é achismo, de qualquer forma, quem for pegar Sword & Shield pra jogar online, veja se não compensa esperar.

Spin-Offs

Agora vamos falar de outros jogos que são dos mais variados tipos possíveis. Os spin offs são jogos que não tem lá muito a ver com os jogos originais, mas a gente vai informar vocês sobre eles também, até porquê, alguns deles estão até melhores que alguns da série principal.

New Pokémon Snap

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

Sequência do clássico Pokémon Snap de Nintendo 64. É um shooter on rails de foto, ou seja, um jogo onde um trilho automático é percorrido enquanto você tira fotos.

O objetivo do jogo em termos de gameplay é pontuar o suficiente para avançar para as outras fases, e para ter boa pontuação você precisa descobrir e fotografar Pokémon escondidos ou interagir de maneiras diferentes para conseguir poses raras. Num certo nível, ele apresenta alguma dificuldade no sentido de atirar mesmo, fica difícil acertar um item em um Pokémon que se mexe muito, e também uma dificuldade tipo puzzle, onde você precisa em um curto espaço de tempo descobrir como raios conseguir as poses raras de alguns Pokémon. O jogo também tem uma rede de compartilhamento de fotos, um Instagram próprio onde você edita e upa fotos, e curte a foto de outros jogadores também.

Porquê jogar este em específico:

Talvez esse seja o jogo mais polido de todos. New Pokémon Snap tem visuais incríveis, um gameplay bem estruturado, recebeu updates gratuitos pós-lançamento em vez de cobrar DLCs. O jogo é ótimo pra quem quer ver o universo Pokémon em um ótimo estado com um gameplay diferente. E claro, quem gostou do primeiro vai adorar esse segundo.

Avaliação:

  • Conteúdo: Pra zerar é rapidinho, umas 10 horas, para fazer 100% pode triplicar esse tempo, e você pode ficar se divertindo online indefinidamente.  
  • Feedback: Apesar de todo o preconceito com “jogo de tirar foto”, New Pokémon Snap é divertido e bem polido, mais divertido que muitos e mais polido que praticamente todos. É também um jogo acessível e que traz de modos diferentes as suas dificuldades pra quem buscar isso.
  • .Tier (conclusão): A. Não é o jogo que tem mais conteúdo, e custa 300 reais, mas é um jogo cujo conteúdo é muito bom, agradável e bem feito. Pokémon sempre tem MUITOS spin-offs em todos os consoles, se do Switch em diante um deles puder ser sempre um New Pokémon Snap, vai ser bom. E o jogo foi feito pela Bandai Namco, então um salve pra eles.

Pokémon Unite

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

Um moba de Pokémon. MOBA significa Multiplayer Online Battle Arena, é um jogo onde 2 times se enfrentam numa arena. O jogo é feito pela TiMi Studios, do grupo Tencent, a gigante de League of Legends, e eles sabem o que fazem. O jogo é grátis e está disponível para celulares também, sendo possível jogar em crossplay ou seja, você joga no Switch e seu amigo no celular. Plus: é o único Pokémon dessa lista em português.

Porquê jogar este em específico:

Para jogadores de MOBA, é um jogo menos estressante por ser mais rápido (15 minutos) e sem chat de xingamentos. Para os fãs de Pokémon, é um jogo gratuito onde você pode se juntar com seus amigos e jogarem e se divertirem juntos. E isso é o que importa.

Avaliação.

  • Conteúdo: O jogo é um GAAS – Games As a Service / Jogos Como Serviço, sendo assim seu conteúdo será expandido até quando tiver muita gente jogando, e atualmente tem MUITA gente jogando. Atualmente já tem mais de 35 Pokémon jogáveis e esse número é expandido todo mês com uma ou duas novas adições.
  • Feedback: Pokémon Unite é excelente, no sentido de cumprir com excelência sua proposta, é viciante, divertido, e é grátis. Essencial ao menos testar.
  • Tier (conclusão): S. O melhor Spin-Off da franquia considerando o quanto você aproveita ele e nem precisa gastar dinheiro, mas o jogo é realmente muito bem feito e tem um ótimo suporte com atualizações constantes seja de correção à bugs ou adições de novos Pokémon, missões, modos de jogo e muito mais.

Pokkén Tournament DX

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

Jogo de luta 3D e 2,5D feito pela equipe da Bandai Namco, de Tekken (por isso o nome). O jogo tem como inovação ser em duas fases, começando em 3D como um Naruto Storm, ataques mais à distância, e depois de um certo dano passando para um jogo 2,5D (3D com movimentação 2D) ganhando mais combos na curta distância. Tem também um visual mais puxado ao realismo que uns amam e outros odeiam.

Porquê jogar este em específico:

Por gostar de jogos de luta, mesmo que só um pouco, pois o jogo tem uma campanha bem, bem, BEM fácil, onde qualquer inexperiente pode se divertir. Mas os veteranos podem tentar se aventurar no modo online, que, por ser um jogo de 2017, não tem lá tanta gente, mas acha partida com um pouco de paciência e uma conexão estável.

Avaliação.

  • Conteúdo: Pokkén Tournament DX foi muito criticado por ter poucos lutadores, mas seu número não é ruim quando se compara com jogos competitivos, o que dá muito mais trabalho do que um jogo casual como DragonBall Xenoverse, por exemplo. O problema é que seu conteúdo offline é pouco e sua CPU extremamente fácil e o jogo não cai dos 300 reais.
  • Feedback: Pokkén é um bom jogo de luta, é uma boa adaptação do mundo Pokémon. Muito melhor do que esses Jump Forces da vida, é um jogo com mecânicas criativas, boa execução e bons gráficos, tendo como maior mancada ter lutadores trancados em DLC sendo que esse jogo já é uma versão Deluxe.
  • Tier (conclusão): B. Poderia facilmente ser A se seu online e competitivo fosse movimentado como de um Pokémon Unite da vida. Na verdade, metade do Unite já estava bom. Hoje, ele é um jogo que vale a pena ser jogado com certeza, mas vale 300 reais? Vai de cada um.

Pokémon Quest

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

Chamado de “Idle Games” são jogos que você não precisa controlar as ações, só administrar algumas coisas como os ataques especiais. É um jogo grátis, mas com conteúdo fechado, ou seja, dá pra terminar. 

Porquê jogar este em específico:

Por ser um jogo gratuito com final, singleplayer e que exige estratégia em vez de reflexo.

Avaliação.

  • Conteúdo: O jogo tem bastante conteúdo, dá para chegar nas 100 horas de jogo completando a dex e todas as fases do pós-game, e é grátis. Os pagamentos ajudam a acelerar, mas se você não tiver pressa, está OK também. (Para constar, a campanha do jogo foi terminada por um membro da equipe sem gastar nada, então sim, é possível).
  • Feedback: Sendo bem sincero, esse jogo é maneiro. Gratuito, tem fases e chefes desafiadores, bastante conteúdo. Não tem muito do que reclamar, baixem caso gostem de sistemas de combate de administração – um Xenoblade simplificado 10 vezes.
  • Tier (conclusão): B. Não é um jogaço, mas é bom o suficiente pra entrar na frente de muitos jogos aqui da lista.

Pokémon Cafe reMix

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

Um puzzle game onde você ganha recompensas e decora sua cafeteria. O gameplay dele é meio bagunça, a arte é linda e… meio que é só isso.

Porquê jogar este em específico:

Caso goste da arte, goste de puzzles mais divertidos e menos complicadões e goste de decorar ambientes.

Avaliação.

  • Conteúdo: O jogo recebeu uma boa atenção em termos de updates, tanto que originalmente seu nome era Café Mix, e não reMix. É um jogo grátis com conteúdo satisfatório, passando aí de 50 horas.
  • Feedback: Não é nem ruim, nem bom. É OK, é charmoso, se você pegou o Switch agora e está sem grana e quer ir jogando várias coisas até comprar mais jogos, eu super recomendo, mas se não é seu caso, dá para passar.
  • .Tier (conclusão): C. É um jogo mediano, OKzinho, mas ao menos a Nintendo não nos faz gastar centenas de reais nele, então OK, sua existência vale a pena.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que é:

Remakes dos Mystery Dungeon de GBA e DS, uma série onde você é o Pokémon e explora cavernas enquanto vai fazendo amizades e aumentando seu grupo.

Porquê jogar este em específico:

Porque você quer jogar todos os Pokémon do Switch ou quer relembrar os originais, só.

Avaliação.

  • Conteúdo: O jogo tem uma duração boa, de 15 a 30 horas, tem 400 Pokémon no total, então o conteúdo em si não é o problema. Mas não adiante ter conteúdo se ele não for lá essas coisas.
  • Feedback: O jogo é muito “OKzinho”, tá desrecomendado? Tipo, se você GANHOU de presente é melhor não perder tempo? Não. Na verdade dependendo do seu tempo e dinheiro, sim, mas no geral não, não é desaprovado, mas ele tá ali na pegada do Café Remix, mas ao contrário dele, o jogo custa 300 reais, é só um remake e que nem tá tão bonito assim. 
  • Tier (conclusão): D. Resumindo, vale sim a pena, mas deixa ele por último na sua coleção. A menos que você seja um fã dos Mystery Dungeon, especialmente os originais e quer reviver a experiência.

Tier Final: Agora é a hora de compilar todo mundo e tomar conclusões.

Tier S – Campeões

  • Pokémon Legends Arceus e Pokémon Unite – Os dois se consagram os campeões da nossa liga.

Tier A – Elite 4

  • New Pokémon Snap, Pokémon Sword & Shield (com DLCs) – Mesmo não sendo os melhores dos melhores, são respeitáveis e acima da média.

Tier B – Líder de Ginásio

  • Pokémon Sword & Shield (sem DLCs), Pokémon Let’s Go Pikachu & Eevee, Pokémon Quest, Pokkén Tournament DX – Ainda fortes opções pra ter sua atenção.

Tier C – Capanga

  • Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl e Pokémon Cafe ReMix – OK, não são nada demais, mas tem sua graça.

Tier D – Metapod Trainer

  • Pokémon Mystery Dungeon Recue Team DX – Só é divertido porque é Pokémon, mas deixa quieto. 

Top 6 – Outras sSugestões

Mas tem mais! Separamos para vocês algumas sugestões de jogos que, se você é fã de Pokémon, provavelmente vai gostar. Era um top 5, mas tem 6 sugestões que valem muito a pena mencionar, então vai top 6 mesmo.

Shin Megami Tensei 5

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que tem de diferente e semelhante:

Você treina criaturas, mas aqui é um jogo que se você é menor aí de 13 anos, melhor não. O jogo é disparado o mais difícil da lista além de ter uma história mais profunda e em inglês (dessa vez não é culpa da Nintendo). Ele também tem um combate em turnos e relação de efetividade de tipos, então, meio que tá em casa, mas no caso a sua casa está num apocalipse.

Avaliação.

  • Conteúdo: Dezenas e mais dezenas de horas de conteúdo, passa de 100 horas fácil, e conteúdo de ótima qualidade com batalhas épicas. O jogo custa 200 e pouco na Argentina e 250 no Brasil, mas não é a Nintendo e promoções acontecem.
  • Feedback: É um dos se não o melhor jogo dessa lista toda. Mas sua dificuldade e clima pesado podem te fazer não gostar do jogo, não simpatizar com ele, sabe? Mas caso você esteja gostando do que está vendo, só vai, é jogão demais.
  • Tier (conclusão): S. Na verdade, nas nossas Tiers regulares, ele pegou S+, mas aqui é outro parâmetro, só vai até S então deixa ele aí mesmo.

Nexomon Extinction

Nexomon: Extinction

O que tem de diferente e semelhante:

Praticamente tudo de semelhante. Nexomon é o Pokémon old school, com uma dificuldade que respeita os veteranos da série (sem ser absurdo igual o Shin Megami) e uma história ótima contada num humor muito agradável. Outra diferença pra Pokémon é que ele tá em português.

Avaliação.

  • Conteúdo: Sua campanha dura umas 20 horas, ele tem muito bons extras pra prolongar mas não tanto, até por ser indie de baixo investimento, mas tem conteúdo de sobra pra valer seu preço de 102 reais na eShop Brasileira.
  • Feedback: Só elogios para Nexomon Extinction: ótima história, personagens, batalhas, dex, arte, trilha, enfim, é tipo comida de vó, simples mas feito com carinho.
  • Tier (conclusão): A.(ele tá entre o A e o S na verdade) Barato, em português e melhor que a maioria dos Pokémon de 300 reais, sério, não vacilem, peguem esse aqui.

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que tem de diferente e semelhante:

Apesar de ter rolado muita comparação na época com “olha só Game Freak, aprende”, na real, eles tem quase nada em comum. É um outro tipo de jogo de treinamento de monstrinhos, é um jogo com áreas abertas e um combate super criativo. E também está em português, só que com uma tradução meio meh, mas tá bom né, melhor que Pokémon.

Avaliação:

  • Conteúdo: Sua campanha é longa, de 40 a 60 horas, podendo passar de 100 horas, e ele nem é fullprice, custa 250 e recebe promos. Conteúdo muito bem justificável.
  • Feedback: O jogo é muito bom, alguns reclamam que aqui os monstros são todos meio que dinossauros, não tem aquela variedade igual um Pokémon da vida, mas pra alguns isso pode até ser uma vantagem. E ah, a trilha desse jogo é um espetáculo.
  • .Tier (conclusão): S. Jogão, bem animado e ótimo sistema de combate.

Digimon Cyber Sleuth Complete

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que tem de diferente e semelhante:

Olha o concorrente aí! Mas sério, Digimon CyberSleuth é um ótimo jogo, ele na verdade tem 2 campanhas, a Cyber Sleuth e Hacker’s Memory (meio que o 2). São RPGs de turno também e apesar de custar 250 reais, é um jogo publicado pela Bandai, então só esperar que cai pra menos de 100 com frequência.

Avaliação.

  • Conteúdo: Top no custo benefício, são 2 jogos de mais de 40, 50 horas, então é um pacote que chega aí nas 100 horas fácil. Pena não estar em português.
  • Feedback: Os 2 jogos são muito bons, os gráficos não são lá essas coisas, mas se você gosta de Pokémon também não pode esperar muito nesse sentido. Só a ambientação que é meio repetitiva. Uma coisa importante a se dizer é que o jogo tem BASTANTE diálogo, então se você não gosta de ler ou não entende inglês, corta o aproveitamento do jogo pela metade aí.
  • Tier (conclusão): A. Principalmente quando se aproveita suas ótimas promoções, Digimon Cyber Sleuth Complete é realmente completo como RPG e uma ótima dica.

Monster Sanctuary

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?
Monster Sanctuary – Tela Título

O que tem de diferente e semelhante:

É um metroidvania cujas habilidades para avançar vem dos monstrinhos. É uma sugestão para quem quer algo diferente. Custa 65 reais, mas fica direto por 30 também.

  • Tier (conclusão): B. Sendo até mais recomendado para quem quer um metroidvania do que um Pokémon, já que seus monstrinhos são deveras simplórios. Mesmo assim, é um jogo que vale bem a pena e fica um jogo pra você não sair daqui sem conhecer nada novo.

Taiko no Tatsujin – Rhythmic Adventure 1 ou 2 ou Pack

Guia das Franquias #1 - Pokémon: Qual Pokémon comprar no Switch?

O que tem de diferente e semelhante:

OK, agora a gente chutou o balde! Nesse spin off de Taiko no Tatsujin, o jogo rítmico protagonizado por um tambor, você coleciona sim monstrinhos que batalharão ao seu lado usando suas habilidades. O legal é que essas batalhas são trechos de músicas onde você pratica para poder jogar só as músicas depois. Custa 150 um só, ou 250 o pack, mas, já sabem né? Promo com boa frequência.

  • Tier (conclusão): B. Sério, jogo maneiro, mas precisa gostar de jogo rítmico e também de “japonezice”. O jogo tem viagem no tempo, é MUITA loucura! Mas é absurdo de legal também, então fica como última recomendação pegar ou só o 1 ou 2, ou o pack com ambos logo.

AGORA SIM, TERMINADOS! Esse foi o nosso primeiro guia das franquias, e claro, eu já quero comentários sobre qual a próxima série que vocês querem guia! Zelda? Mario? Um third tipo Sonic? Comentem aí. Também comentem qual as principais recomendações de vocês, seja Pokémon ou outro jogo do estilo.

*Matéria em transcrição livre adaptada do roteiro de vídeo.