Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?

[Guia] Pokémon Unite – 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

Muita gente está chegando agora no universo MOBA com Pokémon Unite, e não é pra menos, é um jogo Pokémon (o que por si só já é chamativo) além de ser grátis e também: está todo mundo jogando esse negócio!

Focando especificamente nas batalhas, vamos compartilhar algumas dicas pra ajudar vocês a ter mais chances de vencer, e algumas dessas dicas são OBRIGATÓRIAS! Então já pegue seu jogo, pois muitas dessas dicas serão aplicadas antes mesmo de começar as ferrenhas batalhas! 

As primeiras dicas são sobre:

Mudar as configurações de botões

Sinceramente, as configurações padrões são ruins, fato. Nas Configurações, clique em Control e vamos mexer em algumas coisas.

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

1) Advanced Controls: A e B para atacar

Você verá duas opções de configuração de ataque, escolha o “Advanced”, pois nessa configuração você separa ataques contra jogadores no A e ataque contra Pokémon do mapa no B. Isso é ESSENCIAL, pois imagina que você tá lá na bagunça, e começa a misturar ataque em jogador, em Pokémon de mapa, e tal. Principalmente nas batalhas contra Rotom, Dreadnaw e Zapdos. Mude isso hoje mesmo.

2) Attack Boost Gauge ON

Apesar de não ser tão ESSENCIAL, com Attack Boost Gauge ligado você verá uma barra informando seus combos de ataque básico, e isso é útil pra você saber melhor quando você vai usar seu ataque básico mais forte, pois o último do combo é sempre mais forte, e ele deixa destacado isso. É bom para se planejar.

3) Lock-On Icon ON

Com esse recurso ligado, você libera um círculo controlado pelo segundo analógico que funciona como um seletor de quem dos adversários você quer focar, é ideal pra todo mundo ter mais controle dos seus ataques e não desperdiçar nada.

Mais detalhes das configurações podem ser vistas neste guia e você pode ir no “Practice” para experimentar tudo.

Agora, vamos focar na:

Preparação dos Pokémon

4) Crie Builds para cada Pokémon, sabendo se é físico ou especial

No Menu, você tem a aba “Battle Prep” e então “Held Item”, lá você pode definir que Pokémon usa qual item. Já faz isso agora para você não perder tempo na hora de seleção de personagens e ter uma decisão mais calma e acertiva. Na janela “All Held Item”, você pode ver que ele mostra com mais detalhes que status cada item aumenta (HP, Cooldown etc), mas o principal é o ataque e Special Attack.

Cada Pokémon usa um dos dois (tem alguns que misturam alguns golpes, mas mesmo eles tem uma classificação definida) então você precisa equipar o item certo. Se seu Pokémon for de Attack, um item de Special Attack não vai servir de nada. Aqui vai uma tabelinha pra vocês verem quem é o que:

Você vê aí os Pokémon que usam o status ATTACK e os que usam SPECIAL ATTACK. Quais Pokémon dessa lista vocês costumam usar?

5) Use o “Practice” para testar personagens e builds

Lá na janela dos Pokémon (que é uma Pokébola de símbolo) você pode ler várias informações sobre os todos os Pokémon, status, descrição dos ataques (o que é excelente para você não ficar perdido usando ataque que não sabe o que faz, não é mesmo?). E o legal é que você pode ir para uma “Practice Area” com algum monstrinho, MESMO SE VOCÊ NÃO TIVER ELE AINDA! Então não gaste suas moedas a toa, vai lá, testa primeiro e compra depois, se gostar.

6) Configure sua posição na escolha de Pokémon 

Antes de começar a batalha, na seleção de personagens, lá embaixo tem uma janela para você definir se você vai por cima, baixo ou pelo meio. USEM ISSO! Se você está jogando com amigos, pode ir falando para eles usarem também, para a comunidade ir se acostumando, pois isso de começar partida sem ter definido as “lanes”, não dá certo não.

Nossa próxima seção de dicas é sobre usar recursos que estão lá e muitos esquecem e passam batido:

Usar botões ingame

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

7) Retorno pra base

Se você apertar o direcional para baixo, você volta para a base, e tem muita gente dando rolê desnecessário em vez de usar um teleporte rápido e prático. Na base, você recupera seu HP MUITO RÁPIDO, além de cortar um baita caminho, então usem esse recurso, principalmente se for pós meio da partida que já tem o Dugtrio que serve como trampolim pras bases.

8) Mexer a Câmera

Se você segurar o L e mover o segundo analógico, vai poder mexer a câmera do jogo, o que é ALTAMENTE recomendável que você faça para saber se tem alguém vindo, se seu inimigo já deu respawn (ou seja, já “ressuscitou”), se já tem Pokémon de mapa de novo, etc. Você também pode configurar nas opções a sensibilidade dessa câmera, então fica aí uma dica dentro de outra dica!

9) Segurar botões para checar range e mira

Amigos, não se desesperem! Segurem os botões de ataque para ter mais controle sobre sua área de ataque e a direção de ataque, assim você erra menos. Inclusive, se você tem um ataque que “já chega usando”, deixa segurado, vai pra onde for e quando chegar lá, só solta o botão, assim você ataca mais rápido.

E agora sim, vamos para dicas sobre a pancadaria mesmo:

No Combate 

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

10) Preste atenção no range, tanto seu quanto adversário

Tem gente usando personagem com alcance super alto, mas só ataca colado no inimigo! Lembra da dica de checar o range segurando o botão? Então, aí vai a chave: Sempre ataque o mais longe possível! Não tem necessidade de ficar levando dano de adversário ou de Pokémon de mapa que ataca Melee (ou seja, de perto) se você pode ir mantendo a distância. Inclusive, o contrário também serve, se você ataca de perto, não esqueça de considerar se seu adversário ataca de longe e o quão longe ele ataca, antes de ir pra cima, pode acontecer de até você chegar perto, já estar quase morrendo. Não tem muitos Pokémon ainda, tente decorar quem é mais perto, quem é mais longe, etc.

11) Use as bordas da lane inimiga para perseguir após a base inimiga

Muita gente gosta de invadir ou fazer perseguições na área inimiga, porém, se você não destruir a base, o corredor (ou lane) adversário terá aquela aura laranja que reduz MUITO o Speed do personagem. Mas as bordas desses corredores não tem essa aura, então se você vai ir para lá, seja pra roubar os Pokémon de mapa deles, ou perseguir alguém, vai pelas bordas ou jungle em vez da área em que você perde velocidade.

12) Use o cenário para fugir de perseguições

O mapa de Unite está cheio de matos, trampolins e paredes. É PARA USAR! Os matinhos, quando você está sendo perseguido, são ótimos pra fugir de certos ataques, forjar um desaparecimento e mais, os trampolins te deslocam com velocidade e as paredes, caso você tenha um ataque ou item de teleporte, podem fazer com que seu adversário, que não tem teleporte, fique sem ter como prosseguir a perseguição.

13) Não fique parado na base…nem pra iniciar defesa de base

Essa vai pros Defensores e Suportes! Se você joga Overwatch, se acostuma a ficar no ponto, inclusive sendo recompensado por isso, mas em Unite NÃO! Não estou falando de quando você está recuperando HP ou no meio de luta, não, eu digo, o famoso “ficar de camper”, meio que dizendo para os inimigos “eu estou aqui, não vem não”. Não faça isso! Vai ver se tem algum Pokémon de mapa para você ganhar Pokéball e XP, vai “encher o saco” do seu adversário para ele não se sentir à vontade, enfim. Não é bom você ficar muito longe da base. Ok, é legal ter ela perto para você poder já voltar, recuperar e segurar, mas mesmo para iniciar essa defesa, não precisa ficar na base não.

14) Crie Armadilhas

Se todo mundo der dois ataques e voltar pra base, vai ficar nisso para sempre! Você precisa surpreender seu adversário! Use os matinhos e apareça só quando eles estiverem cercados, fique atrás da base para eles acharem que não tem ninguém e então você aparece usando a vantagem da aura de velocidade. Combine suas skills e itens. Planeje jogadas inesperadas.

15) Busque kills estratégicas

Não tenha sede de sangue nem de ao final da partida ser o number one nas kills! Você tem que matar seu adversário ou quando for pontuar ou pra se defender. Você vai perder um minuto en uma troca de ataques só para aumentar sua barra de kills ou para pontuar 2 pontos? Não! Batalhas em níveis avançados são demoradas, só vale a pena correr esse risco e ter esse trabalho se a vitória for te colocar na frente.

16) Evite linhas retas

Lembra nos desenhos animados, quando caia algo e o personagem ficava correndo reto e no final levava a pancada do mesmo jeito e aí você pensava “que burro, era só ir pro lado”! Não seja esse personagem! Vários ataques especiais do seu adversário podem ser desviados se você mudar a rota onde está, e aí ele perdeu a arma dele e será a hora perfeita do contra ataque.

Agora, vamos falar sobre união, afinal o nome do jogo é Pokémon Unite não é mesmo?

Sendo bom companheiro

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

17) Ajude quem tem nível menor ou precisa mais de XP

A verdade é que cada Pokémon começa a ser bom a partir de um certo level e se você já está bom, ajude o seu amigo a ficar também, ou se seu amigo evolui rápido, enfim, enfraqueça os Pokémon de mapa e deixe ele dar os últimos golpes, fique na defensiva da base e deixe ele ir explorar. Coisas assim ajudam MUITO. Não pense só no seu level, na sua experiência, pense em como está o seu time como um todo.

18) Deixe quem tem mais pontos quebrar a base inimiga

Bom, a base tem um limite de pontos até ser destruída, por exemplo 100 pontos, mas, se tiver faltando, por exemplo, um ponto pra ela ser quebrada, você ainda pode marcar quantos pontos tiver, e nesses casos, do gol antes da quebra, consulte com seus amigos quem tem mais pontos, e deixe quem tem mais pontuar pra que a base seja destruída fazendo o maior estrago possível, de que adianta você vai lá, pontua 10 pontos, e seu amigo que estava com 40 fica sem base, aí vocês vão avançar, ele morre, e pronto, lá se vão seus pontos!

Pokémon Unite é relativamente simples, se comparado à outros MOBAs ou outros jogos competitivos em geral, mas existe muito a se aprender, evoluir e aperfeiçoar. Eu espero que essas dicas tenham sido úteis pra vocês, e que a gente crie uma comunidade competitiva, mas saudável. Então em vez de se irritar com seu amigo que quer jogar com você e está noobando, manda essa matéria para ele, ou ajuda ele por áudio, assim todo mundo ganha um jogo precioso gratuito.

SEGUEM ABAIXO  AS DICAS PARA SUBIR DE RANK ELABORADAS PELO TIO BOWSER (RANK: MASTER 1306 PONTOS 344 NO RANK MUNDIAL):

Lembrando que, como todo MOBA, Pokémon Unite ainda é um jogo que consiste 50% em mentalidade centrada, 40% em trabalho de equipe, e apenas 10% em estratégia e habilidade individual.

Não importa quão bom mecanicamente você é, se você não seguir certos fundamentos básicos ficará para trás. Separei por tópicos as dicas que considero mais importantes, e que sinto que me ajudaram em minha caminhada para ser o Mestre. Segue:

O básico pode fazer diferença

Em Pokémon Unite algumas lógicas simples podem impactar muito no resultado final da partida, portanto é preciso se atentar a alguns detalhes:

19) Foque mais em crescer no início do game

Farmar (derrotar Pokémon neutros para subir de nível) é essencial, pois quanto maior for seu nível em relação aos seus adversários, mais skills upadas, e mais atributos base você terá de vantagem em uma batalha 1v1, ou em uma luta de equipes.

Lembrando que o mapa é espelhado, onde cada lado possui a mesma quantidade e variedade de Pokémon neutros para se farmar, mas existem também alguns destes Pokémon que se encontram em uma zona neutra do mapa, por isso atente a algumas dicas:

20) Lane Superior

Se você joga na lane/rota superior, sempre chegue em sua lane/rota o mais rápido possível e PRIORIZE farmar o Corphish que fica na parte central inferior da lane/rota, a dupla que derrotá-lo, terá um Pokémon a mais farmado em relação aos adversários, e consequentemente, mais XP de vantagem.

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

21) Lane Inferior

Já se você joga na lane/rota inferior, a dica segue parecida, sempre chegue em sua lane/rota o mais rápido possível e PRIORIZE farmar o Aldino que fica na parte central superior da lane/rota, a dupla que derrotá-lo, terá um Pokémon a mais farmado em relação ao adversário, e as vantagens seguem as mesmas supracitadas.

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

22) Lanes Laterais

Em ambas as rotas laterais, em um determinado momento do jogo, nascem Vespiqueens, que dão uma quantidade muito generosa de XP, você e seu companheiro de rota DEVEM brigar por ela, isso fará vocês se manterem a frente em nível.

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

23) Use a lógica, pense

Não compre uma luta em desvantagem numérica, não compre um duelo se o seu adversário estiver em um nível maior, e se você começou o jogo perdendo sua rota, jogue defensivo e procure farmar, quanto menos você morrer para seus adversários, menos pokébolas e experiência você dará a eles. Evite que o game acabe cedo com um efeito bola de neve, seja humilde, entenda que está tendo dificuldades, e jogue de forma cautelosa.

24) Rotação e objetivos

Existem diversos objetivos a serem cumpridos no mapa competitivo de Pokémon Unite. O Rotom, o Dreadnow, e o Zapdos. Tome iniciativa, incite seu time a fazer esses objetivos, lute por eles, pois eles possuem um grau de importância muito grande no jogo.

Existe um conceito estabelecido nos outros MOBAS chamado Cross Map, que consiste em responder um objetivo que acontece de um lado do mapa, fazendo um objetivo no lado oposto.

Se o adversário se desloca para pontuar na rota inferior, avalie se chegará a tempo de defender, caso a resposta seja negativa, veja se a rota oposta (no exemplo, a rota superior) está livre para pontuar, se tiver, não perca tempo, se desloque e pontue.

O adversário iniciou o Dreadnow e seu time está fraco para lutar por ele? Se desloque para o Rotom.

25) Não se mate por objetivos

Não consegue lutar pelo objetivo, e nem fazer o objetivo oposto? Não se mate por um Dreadnow ou por um Rotom perdido.  Antes eles fazerem dois objetivos, que fazerem dois objetivos e ainda matarem todo mundo.

Não tem jeito, você precisará jogar bastante, adquirir experiência com o game e desenvolver esse feeling, que te ajudará a ter discernimento nessas tomadas de decisão.

26) Não fique ocioso

Jamais fique ocioso no game, se não há nada para fazer, procure farmar, visite outra rota para ajudar um colega pressionado, tome iniciativa, não fique parado.

27) Zapdos

O Zapdos é um objetivo que visa ser um recurso para auxiliar o time que está vencendo a encerrar o game ou ser um mecanismo para o time que está perdendo virar partidas, por isso é importante SEMPRE ter em mente que ele é um fator decisivo para uma eventual vitória, ou eventual derrota. Mais a frente falaremos sobre ele com mais detalhes.

28) Mecânica e Poké Pool

Recomendo DEMAIS que você tenha em sua pool de Pokémon mais que um personagem dominado.

O maior obstáculo na subida para o Mestre do Tio Bowser de acordo com o relato dele, não foram os trolls, mas sim problemas de design do próprio jogo, mais especificamente a tela de seleção de Pokémons. Ela é extremamente lagada, nada responsiva, e favoritar seu Pokémon, não o coloca na prioridade de escolha. Eu cheguei até o Ultra como mono Cinderace, mas nunca conseguia escolher ele porque pegavam antes, foi quando eu percebi que precisava aprender a jogar com mais Pokémons, comprei o Machamp, que usa a mesma build do Cinderace, treinei bastante com ele, e masterizei suas mecânicas, isso me deu um plano B para quando pegassem o meu main, e o resultado foi que subi rapidamente, inclusive jogando o último game de Machamp.

Vale frisar que como em todo MOBA, é importante conhecer as skills de todos os personagens do jogo, seus efeitos, seu tempo de recarga, e suas habilidades passivas também. Conheça seus inimigos.

29) Trabalho em Equipe

Se o seu time se recusa a ficar junto então junte-se a eles, não tentar ganhar o jogo sozinho. Procure sempre trabalhar junto a seus companheiros, e foque nos objetivos, não deixe que eles iniciem o Dreadnow, o Zapdos ou o Rotom sozinhos, dê cobertura, contribua.

30) Voltando ao Zapdos

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

Existem algumas maneiras de se lidar com ele, e elas variam de acordo com a situação em que seu time se encontra no momento do jogo.

Se o seu time está muito na frente, não vale à pena iniciar o Zapdos, pois vocês têm mais a perder. Administre-o, impeça que seus adversários o iniciem. Caso sua equipe inicie o objetivo, sinalize para que recuem, e foque mais em atrapalhar os adversários.

Caso o seu time esteja muito atrás, é necessário FORÇAR o Zapdos o quanto antes, inicie o mais rápido possível, mas sempre muito próximo do seu time, é o tudo ou nada, tenha sangue frio e segure SEMPRE sua skill que dá mais dano para usar no final e correr menos riscos de ter o objetivo roubado.

31) Defesa é crucial

O late game de Pokémon Unite (os 2 minutos finais) são muito mais sobre defesa que sobre ataque. E existem alguns macetes para defender a base:

  • Não avance demais, seja reativo, e se mantenha SEMPRE próximo de sua base.

E falando em base, existe um trampolim dentro da sua, que te auxilia a pular nas suas cestas mais próximas. Caso esteja no turno de defesa, se posicione acima dela e fique aguardando um adversário aparecer. Seja rápido, e conseguirá evitar o pior.

[Guia] Pokémon Unite - 35 técnicas, truques e dicas para VENCER

32) Jogando em Call com amigos e Mentalidade positiva

Todas as dicas anteriores foram pensadas para o player que joga majoritariamente sozinho, mas também se aplicam a players que costumam jogar em grupo. E além dessas dicas, gostaria de pontuar algumas coisas:

Comunicação é essencial, e ela precisa ser a mais clean e objetiva possível. Eleja o jogador mais experiente do seu grupo como “shot caller” e deixe que ele o guie o time com suas chamadas. Siga as instruções sem hesitar, time que erra junto está no caminho certo da melhora. Uma hora a sintonia e entrosamento se acertarão, se cada membro da equipe quiser fazer uma coisa diferente no mesmo momento, vocês provavelmente baterão cabeça e só poderão contar com a mecânica para vencer, o que é muito arriscado.

Lembre-se que ficar reclamando o tempo todo de alguém que está jogando mal só irá te desconcentrar, e caso esteja em call, irá desconcentrar também o seu time. Evite gerar desânimo em seus companheiros, se você joga com uma pessoa ruim, é porque você também é ruim. Se você for bom, vai carregar.

Evite pensar nos problemas, e procure por soluções. Enaltecer o tempo todo o quão forte um adversário está não ajudará em nada. Se você é o mais experiente, leve o time à frente, conduza as chamadas, tome iniciativa, seja líder, mas saiba ser liderado.

Você provavelmente não é pró-player, e as pessoas que jogam contigo provavelmente também não. Entender que você também joga mal as vezes, é crucial para aprender e consequentemente melhorar no jogo.

Se estiver perdendo demais, pare, tenha autocontrole e vá jogar outra coisa, de preferência algo relaxante. Jogar tiltado só vai fazer você dropar mais rank, vai por mim, são muitos anos de LOL, e eu sei bem como é isso.

Conclusão do Tio Bowser

Seguir religiosamente as dicas dele, não fará você alcançar o Mestre com toda certeza, pois cada um possui uma experiência única com o game, e entender que eventualmente você perderá é crucial pra não se gerar frustração. Mas ele passou aqui nesta sessão para vocês, a experiência DELE, e a gente espera que ela possa ser de alguma ajuda!

Pra fechar galera, vai algumas dicas extras minhas para vocês.

  • 33) ZL no menu de seleção pra escolher a lane
  • 34) Segurar próximo aos 2 min pra pontuar o dobro.
  • 35) Não fique reclamando que tal Pokémon é quebrado. Tem que saber lidar contra ele e pensar na composição do time.