Heroína da franquia Metroid é boa no ataque a longa distância, mas também excelente no combate corpo a corpo; é ágil, veloz e forte, e com um pouco de treino pode ser incencível no online
Protagonista de toda a saga Metroid, Samus Aran (cujo sobrenome é inspirado em Pelé) está na franquia Super Smash Bros. deste o primeiro título, lançado para Nintendo 64 em 1999. De todos os “oito originais”, ela pode ser a mais poderosa, já que apresenta mecânicas simples, mas ao mesmo tempo complexas. É o clássico “difícil de masterizar”, mas quando se aprende todas as técnicas, fica OP (over power), ou invencível mesmo, no online de Super Smash Bros. Ultimate, de Nintendo Switch.
Assim como Fox, da franquia StarFox, outro membro original dos jogos de luta da Nintendo, Samus representa a categoria de personagens que pode jogar de longe, atirando. Isso porque ao apertar B, ela carrega um tiro poderoso que pode ou não ser carregado, e ao apertar B + ← ou B + →, lança um míssil forte e teleguiado, que consegue empurrar bem o oponente.
Mas resumi-la a categoria de ataque à longa distância não seria certo. E ao jogar online contra uma Samus o(a) leitor(a) vai entender o porquê disso. Quem joga bem com ela, domina o adversário a qualquer distância, já que Samus também pula rápido, dá bom dano de perto e é ágil para escapar quando preciso.
Aliás, jogar com Samus é tão satisfatório quando em sua casa original, a franquia Metroid. Os golpes são inspirados nos movimentos em que ela faz desde o jogo de estreia, lançado em 1986 para o Nintendo Entertainment System (NES), o Nintendinho. Isso quer dizer que tem Morph Ball, sim senhor.
Há uma dica que serve para qualquer versão ou personagem de Super Smash Bros., mas que se aplica com maestria à Samus: encare o gameplay como fosse um jogo de plataforma, e não de luta. Sendo a Samus uma personagem vinda de games deste gênero, isso vai facilitar muito o entendimento de como tudo funciona, especialmente se o jogador já é veterano da franquia que a tem como protagonista.
______
Curiosidade: em Super Smash Bros. Ultimate, há alguns personagens “dark”. Samus é uma delas, e além da versão tradicional pode ser jogada na versão “Dark Samus”, que aparece imediatamente à direita da primeira na tela de seleção de lutadores. Por isso, este guia se estende também à versão “corrompida”, que apresenta visual mais agressivo e surgiu na série Metroid Prime, sendo muito importante em Metroid Prime 2: Echoes, lançado para Nintendo GameCube em 2004, e aparecendo também como vilã de Metroid Prime 3: Corruption, disponibilizado para Nintendo Wii em 2007.
Dito isso, acompanhe a seguir todos os detalhes de Samus e Dark Samus, personagens #03 e #04 de Super Smash Bros. Ultimate:
O conteúdo deste e demais guias de Super Smash Bros. Ultimate produzidos pela equipe Project N apresentam, além de dicas produzidas por quem jogou bastante, conteúdos traduzidos do jogo, que está em inglês.
MOVIMENTOS
B – Tiro carregado
Carrega um projétil no chão ou no ar (foto acima). Pode manter a carga mesmo depois de esquivar ou proteger, então é um ataque estratégico, além de poderoso.
B + ← ou B + → – Míssil
Lança um míssil teleguiado. Agitar em vez de inclinar o analógico faz Samus lançar um Super Míssil. Útil para atrasar oponentes que estejam te perseguindo, ou então para arremessá-los longe.
B + ↑ – Ataque parafuso
Acerta os oponentes várias vezes enquanto Samus gira no ar. Simples, mas muito efetivo se usado na hora certa.
B + ↓ – Bomba
Solta uma bomba na forma de Morph Ball. O inimigo voa para cima se for atingido pela explosão, então vale passar um tempo na sessão de treino para entender a melhor forma de utilizá-la.
Final Smash – Zero Laser (B)
Samus libera um raio massivo e longo. Você pode inclinar o feixe para cima ou para baixo durante o disparo. Os lutadores são atraídos para o centro e o ataque atinge repetidamente qualquer inimigo atingido na explosão.
DICAS
Carregar ou não carregar? Eis a questão
O ataque “B” é um tiro que é carregado automaticamente. Mas isso não quer dizer que você precisa carrega-lo toda vez que utilizar. Experimente apertar B + B em sequência, para tiros rápidos e que vão, com toda a certeza, irritar o oponente.
Experimente!
Um bom combo pode ser agarrar o inimigo com L ou R, jogá-lo para cima com ↑ e depois acertá-lo com B + ↑
O básico nunca sai de moda
Ao apertar A, Samus dá um soco. Repetindo, ela usa o outro braço como fosse uma espada. Vá ao treino e entenda o dano e o peso destes golpes, que, muitas vezes, podem fazer a diferença, como na hora de jogar o inimigo para fora da arena. Pode ser que correr e apertar A na direção desejada seja mais efetivo do que inventar moda.
No tempo certo
Ainda sobre o botão A: use A + ↑ para acertar um inimigo que estiver caindo, e se der tempo, carregue o ataque. Útil e efetivo!
Irritar é uma tática
Se estiver jogando com três ou mais personagens em tela, experimente a tática de pular e jogar bombas com B + ↓ por todo o cenário. Sempre vai ter alguém que vai cair exatamente em cima delas…
Plataforma hoje, amanhã e sempre!
A Morph Ball (B + ↑) é mais do que um ataque. Tenha isso em mente, e vai conseguir fugir de golpes fatais, ou então escapar da morte indesejada em um abismo. Novamente: encare jogar com Samus como um game de plataforma, e tudo ficará mais fácil
CLASSIC MODE
SAMUS
Com o nome de “Another planet, another bounty” (“outro planeta, outra recompensa”), Samus vai trilhando um caminho de vencer inimigos e/ou antagonistas, como se estivesse eliminando o mal em cada uma das lutas. É um paralelo com o que ela faz na série Metroid, em que é a heroína e naturalmente enfrenta bosses ao longo do caminho. Diferente do que pode-se pensar, Ridley não é o grande chefe aqui. Confira a sequência de lutas:
- 1ª Luta – Samus vs Wolf (%)
- 2ª Luta – Samus vs King K. Rool (%)
- 3ª Luta – Samus vs R.O.B. (% – Batalha de Horda)
- 4ª Luta – Samus vs Ridley (%)
- 5ª Luta – Samus vs Mewtwo, Bowser e Charizard (%)
- 6ª Luta – Samus vs Dark Samus (%)
- Bonus Game
- Boss – Samus vs Master Hand e Crazy Hand
DARK SAMUS
Com o nome de “The Great Poison Given Form” (“O Grande Veneno tomado forma”, em tradução livre), Dark Samus segue um caminho curioso: forma duplas com personagens de outras franquias para derrotar personagens de outras franquias. Ao longo das batalhas, ela se une e vence lutadores de The Legend Of Zelda, Pokémon, Fire Emblem, Street Fighter, Super Mario e Metroid, como se estivesse, a exemplo do que o nome sugere, contaminando o desenrolar natural das coisas. Confira a sequência de lutas:
- 1ª Luta – Dark Samus e Zelda vs Link (% – Batalha de time)
- 2ª Luta – Dark Samus e Robin vs Chrom e Lucina (% – Batalha de time)
- 3ª Luta – Dark Samus e Ken vs Ryu. (% – Batalha de time)
- 4ª Luta – Dark Samus e Ivyssauro vs Squirtle, Charizard e Pikachu (% – Batalha de time)
- 5ª Luta – Dark Samus e Luigi (com a roupa roxa, como se fosse o Waluigi) vs Mario, Peach e Daisy (% -Batalha de time)
- 6ª Luta – Dark Samus vs Samus vs Ridley (% – todos contra todos)
- Bonus Game
- Boss – Dark Samus vs Master Hand e Crazy Hand
VISUAIS
Não lá muito criativas, as skins de Samus e Dark Samus apenas conferem novas cores à personagem. Mas vale destacar que a versão principal de cada uma delas é muito interessante, com os tons em dourado e vermelho e preto e azul, respectivamente. Veja a seguir as diferenças de coloração:
CENÁRIOS
Cinco arenas de Super Smash Bros. Ultimate referenciam cenários da franquia Metroid: Brinstar, Brisntar Depths, Norfair e Frigate Orpheon (foto acima), a única inspirada na saga Metroid Prime, cujo primeiro título foi remasterizado e recém-lançado para Switch. Além dos designs muito bem feitos, os estágios são marcados pelos desafios de plataforma e interações com o fundo, como lava surgindo ou então bases que se movem no ar.
MÚSICA
Embora a trilha sonora da saga Metroid não seja tão marcante quanto a das franquias Super Mario ou The Legend of Zelda, não há como negar que é composta por músicas incríveis, muitas delas com atmosfera dark ou de rock. Quer o tema de abertura de Metroid Prime? Tem no menu “Vault”, de Super Smash Bros. Ultimate! Quer a música da batalha contra Ridley (foto acima), de Super Metroid? Tem também! Quer o tema do primeiro jogo? Também está lá! Vale a pena investir um tempo para ouvir tudo 🙂
VEJA TAMBÉM NOSSOS OUTROS GUIAS DE SUPER SMASH BROS. ULTIMATE:
[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Mario
[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Donkey Kong
[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Kazuya
[Guia] Super Smash Bros. Ultimate – Aprenda a jogar com Link
Deixar uma resposta