Xenoblade Chronicles 3 é um JRPG de respeito para Nintendo Switch, desenvolvido pela Monolith Soft e exclusivo para o console híbrido da Nintendo.
Muitos podem se afastar do robusto sistema que a franquia oferece, mas não tenha medo, aqui no Portal Project N, você poderá acompanhar alguns guias que com certeza vão fazer você não ficar perdido nestas mecânicas e fará você se apaixonar por essa franquia de JRPG que é o supra sumo do gênero.
Aviso: Este guia de Xenoblade Chronicles 3, contém spoilers.
Xenoblade Chronicles 3 não é muito complexo, porém é robusto como mencionamos e está repleto de sistemas que levam algum tempo para entender. Mas não se preocupe que ao longo de sua jornada você irá aprender, pois o game é repleto de tutoriais. Mas nós aqui do Project N, iremos te ajudar com informações básicas para você mandar bem neste game, então venha conosco!
Dicas valiosas sobre batalhas
O combate de Xenoblade Chronicles 3 é uma de suas mecânicas centrais, portanto, se você perder alguns dos detalhes menores do combate, poderá passar por um momento difícil. Felizmente, neste guia, você vai encontrar algumas dicas que podem tornar o combate um pouco mais fácil e divertido. Muitas dessas informações podem ser encontradas no menu “Tips” em “System” pressionando o botão X durante o jogo normal, mas como todos os sistemas em todo o jogo podem ser encontrados lá, isso será útil.
Simmmm, e por que não batalha automática?
Antes de mais nada, você tem que saber que os inimigos na franquia Xenoblade só vão pra cima de você quando eles estão 5 LVs abaixo do seu, no mesmo nível de seus personagens ou quando você os provoca. Se seus personagens estiverem levels a frente, não se preocupe, você pode dançar no meio dos inimigos que eles serão “bobocas” e não irão atacar. Dito isso, posso afirmar que o recurso Auto-Battle, foi uma grata surpresa pra mim. Geralmente tenho medo destes recursos AUTO visto em muitos games para celular. Mas não tenha receio, em Xenoblade Chronicles 3, é diferente.
1⁰ – O game não irá jogar sozinho, mesmo que tenham Quests com rotas definidas, você tem que colocar a mão do controle e ir até o ponto. O contrário de muitos games de celular que praticamente se joga sozinho com esses recursos.
2⁰ – O Auto-Battle só vai iniciar se seu inimigo te atacar, ou seja, ele tem que ir pra cima de seus personagens pra que ocorra a batalha, ou você também pode chamar a atenção do inimigo, em inimigos em Levels bem inferiores, você tem que acionar a batalha pressionando o botão A, a partir daí, o Auto-Battle se inicia.
3⁰ – Esse recurso é muito bom pra quem quer farmar, grindar, pois você só terá o trabalho de chamar a atenção dos inimigos, largar o controle e ir tomar um café.
4⁰ – Nas batalhas chaves e contra bosses, não funciona o Auto-Attack.
5⁰ – Pode usar e abusar deste recurso, você não irá se arrepender.
Tenho apenas uma ressalva: estando em Auto-Battle, o especial Chain Attacks também é ativado, as vezes você tem vontade de cancelar por causa da demora das animações e ativações, mas sua vontade de multiplicar EXP no contador após Overkill, te impedirá de fazer isso.
Pra você ativar o recurso Auto-Battle, vá até o menu de configurações e ative por lá. Já em campo deixe o (‐) do Joycon ativado, e pra sair de um Auto-Battle, só apertar novamente o botão.
Entenda o básico
Como nos jogos Xenoblade anteriores, as batalhas acontecem em tempo real em Xenoblade Chronicles 3.
Para iniciar uma batalha, aproxime-se de um inimigo e pressione o botão A para sacar sua arma. Se você perceber que o inimigo é mais forte do que você imaginava, você também pode segurar o botão A para guardar sua arma e fugir.
Enquanto estiver em combate, você pode mover seu personagem livremente pelo campo de batalha. Seu personagem também vai desferir ataques básicos automaticamente quando estiver perto do inimigo. Eles são bons para segurar o inimigo até que suas Arts estejam prontas para uso.
Posicionamento em batalha
A posição na batalha pode ter um grande impacto no quanto de dano você é capaz de causar. Embora muitas arts de combate não tenham requisitos de posicionamento que permitam causar dano adicional, algumas fazem isso e devem ser aproveitadas com a maior frequência possível.
O jogo mostra para qual direção o inimigo está voltado em relação ao personagem controlado usando uma seta acima da interface de arts de combate no canto inferior direito da tela. Você pode estar na frente, atrás, à esquerda ou à direita de qualquer inimigo. Se você precisar estar ao lado de um inimigo para que uma art seja usada ao máximo, o jogo informará em um pequeno texto abaixo do nome da art na interface do usuário. Posicione seu personagem onde ele precisa estar para ser mais eficaz e você poderá melhorar muito o total de dano nos inimigos.
“Buffando” seus amigos
Embora possa parecer óbvio, ter um papel ativo no fortalecimento de seus amigos de party é extremamente importante para garantir a vitória contra inimigos mais fortes. No início de uma batalha, não é uma má ideia mudar para um personagem de suporte que pode aumentar estatísticas cruciais como Ataque de Evasão. Ambos os buffs de Ataque e Evasão estão disponíveis assim que você obtém controle total sobre todo o grupo, então eles são sempre bons para buffar sempre que você tiver a chance.
Não se esqueça de usar buffs quando estiver perto do maior número possível de personagens, para que todos possam receber os benefícios de qualquer aumento de estatísticas que você queira distribuir. Da mesma forma, a maioria dos movimentos de suporte baseados em cura são orientados por proximidade, portanto, se você deseja curar, certifique-se de fazer quando estiver cercado por muitos personagens da Party.
Número de inimigos
Existem muitos inimigos em todo o mundo de Xenoblade Chronicles 3 com os quais você se envolverá ao explorar as áreas abertas. Porque eles estão tão juntos, às vezes é difícil dizer quantos inimigos tentando eliminar. Mas o game te ajuda dando informações colocando um número no canto superior direito da tela para dizer quantos inimigos estão lutando contra você.
Fique de olho à medida que a luta avança, pois às vezes novos inimigos se juntam. Mas não tem erro, só prestar atenção neste contador e decidir se é uma boa opção encarar o quebra pau.
Se parecer que existam muitos inimigos em uma única área, mas você ainda quer eliminar eles, você pode atacar um único inimigo chegando perto o suficiente para começar o combate, mas em vez de acertar imediatamente com o botão A para pegar suas armas, aperte o D-pad e você atrairá um único inimigo para lutar. Dessa forma, você pode diminuir um pouco os números antes de se envolver em uma briga de “gente grande”.
Target Lines (as linhas de mira)
“Linhas de mira” aparecem em todas as lutas que você entrar durante toda o jogo. Seu objetivo é dar ao jogador informações específicas sobre quais personagens estão sendo alvo de qual inimigo.
Quando o combate começar, cada inimigo terá uma linha conectando-os a um personagem do grupo do jogador. A linha não apenas diz ao jogador quem está sendo alvo, mas também fornece algumas informações sobre se é uma boa ideia que esse personagem específico esteja recebendo o contato de um inimigo.
As linhas podem ser azuis ou vermelhas. As linhas azuis indicam que o personagem alvo é um defender (defensor, tanker), enquanto as linhas vermelhas indicam que o alvo é uma classe diferente de um tanker. As classes de defesa são projetadas especificamente para atrair ataques inimigos e receber o dano causado a eles com suas enormes reservas de HP. Quando a linha de mira está vermelha, significa que personagens mais vulneráveis correm o risco de receber golpes maiores do inimigo. Preste atenção neste detalhe que você se dará bem.
Se você perceber que um inimigo começou a mirar em um personagem que não seja defensor, mude para um defensor usando ZL e o L ou R. A partir daí, use uma Art que atraia atenção do inimigo para si mesmo para tirar a pressão dos personagens que não foram construídos para sofrer danos maciços.
“Aggro é Tech, Aggro é Pop, Aggro é Tudo”
Enquanto alguns elementos dos sistemas do jogo são bem explicados no game, outros são ignorados e rapidamente esquecidos. Um desses elementos é o Aggro Value (valor de Aggro), calma, iremos explicar o que é isso, tenha calma!
Embora sua explicação seja bastante simples nas primeiras horas do jogo, pode apostar, isso tem mais profundidade do que o jogo inicialmente deixa transparecer. Se você está se perguntando como os Valores Aggro funcionam em Xenoblade Chronicles 3, confie em mim, você não está sozinho, iremos te ajudar.
O que são valores Aggro?
Simples, os Valores Aggro decidem quais personagens do seu grupo serão atacados pelo inimigo. Aggro é representado por linhas vermelhas e azuis em arco que conectam o inimigo a um membro específico do grupo: a quem eles estão conectados é quem eles causarão dano (com a exceção óbvia de ataques AoE que podem atingir vários membros do grupo .)
AoE é sigla para Area of Effect, significa as habilidades que causam determinados efeitos em áreas extensas do jogo, como explosões, por exemplo.
Cada personagem do seu grupo recebe um Valor Aggro que aumenta ou diminui dependendo do que eles fazem na batalha. Quanto maior o Valor Aggro, mais provável é que eles sejam alvos de um inimigo. Certos movimentos e classes de personagens são capazes de deixar mais suave os Valores Aggro, como você vai ver mais abaixo.
Como usar os valores Aggro
Enquanto muitos dos sistemas de Xenoblade Chronicles 3 são bem apresentados e informados ao jogador, o Aggro infelizmente é bastante vago. Além das linhas coloridas que conectam o jogador ao inimigo na batalha, não há elementos específicos da interface do usuário (HUD) que o ajudem a entender qual é o valor Aggro de cada personagem.
A regra geral quando se trata de gerenciar Valores Aggro é que você sempre quer que as classes Defender (representadas por escudos azuis) tenham os valores Aggro mais altos (compreensível).
Uma grande parte de seus movimentos é dedicada a aumentar seus Valores Aggro e suas defesas para que os attackers e healers mais frágeis possam trabalhar para eliminar o inimigo sem grandes problemas. Você saberá que seus defensores estão fazendo um bom trabalho quando as linhas de mira os conectarem aos inimigos. O combate no jogo vai ficar um pouco poluído visualmente, então uma maneira rápida de ver se um defensor está fazendo seu trabalho é prestar atenção à cor da linha: azul significa que um defensor está sendo alvo, enquanto vermelho significa que qualquer outra classe está sendo mirada.
É o trabalho dos Defensores manter o Aggro inimigo em si o máximo possível, mas todos os outros personagens estarão constantemente fazendo coisas que aumentam seus próprios Valores Aggro, como causar muito dano em um único ataque, usar movimentos de cura e buffar a Party. Não é incomum que o Aggro inimigo seja colocado em personagens não defensores (obvio), mas felizmente existem algumas coisas diferentes que podem ser feitas para combater isso.
O mais óbvio é mudar para um Defender e usar uma Class Art que atraia o Aggro de volta para você. Outro movimento que você pode fazer dependendo das Class Art disponíveis para o personagem alvo “não-Defensor” é usar uma Art que diminua seu Valor Aggro.
Por exemplo, classes de Attackers como o Full Metal Jaguar e Sword Fighter têm Class Arts que reduzem seus Valores Aggro. Nem todas as arts têm o mesmo efeito, no entanto, como o Shadow Eye do Sword Fighter apenas reduz pela metade seu próprio valor de Aggro, enquanto o Dead Set do Full Metal Jaguar remove completamente todo o seu valor de Aggro.
Cancelando ataques
Uma importante estratégia de batalha em Xenoblade Chronicles 3 é “cancelar” seus ataques. Use uma Art no momento em que você se conectar com um ataque automático e você verá um círculo azul aparecer ao redor de seu personagem, significando que você cancelou o ataque automático com sucesso.
Há dois benefícios principais em cancelar ataques. Primeiro, você fará a transição para a Art que acabou de selecionar com muito mais facilidade, permitindo que você cause dano mais rapidamente. Segundo, o cancelamento bem-sucedido de ataques ajudará a aumentar seu medidor de Chain Attack.
Cancelar ataques é uma técnica para encurtar a animação de uma Art empregando ataques básicos. Você pode realizar um Ataque de Cancelamento utilizando um ataque básico antes de empregar uma Art. O tempo é crucial, pois deve ser preenchido perfeitamente para que funcione de forma eficaz.
Pode não parecer importante, mas cancelar ataques é essencial para derrotar vários inimigos no jogo.
Arts
Além dos ataques automáticos básicos, cada personagem tem um conjunto de movimentos especiais conhecidos como Arts. Eles são atribuídos a diferentes botões no controle e variam de ataques para danos, movimentos de cura e debuff.
Existem dois tipos de Arts em Xenoblade Chronicles 3. As Arts padrão serão carregadas gradualmente à medida que você estiver na batalha. Quando uma Art estiver totalmente carregada, pressione o botão correspondente para liberá-la. O movimento passará por um período de espera, tornando-o inutilizável por um determinado período de tempo até que seja recarregado.
Dependendo de qual personagem você está controlando, as artes padrão serão carregadas de maneira um pouco diferente. As artes dos personagens de Kevesi (Noah, Lanz e Eunie) vão carregar gradualmente por conta própria; Personagens Agnianos (Mio, Taion e Sena) irão carregar suas Arts enquanto acertam ataques automáticos.
Execute bem suas Arts e você também preencherá o medidor de suas Talent Arts. Estes são movimentos especiais específicos de classe que são atribuídos ao botão A e causam ainda mais dano ou têm algumas outras propriedades especiais. Por exemplo, a Talent Art de Noah, Overclock Buster, causará dano extra quando usado em um inimigo que está Atordoado.
Como as Talent Arts demoram muito mais para carregar do que as artes padrão, é importante esperar até o momento mais oportuno para usá-las.
Master Arts
O jogador terá acesso a Master Arts no segundo capítulo de Xenoblade Chronicle 3 após uma cena em que os personagens aprendem que podem trocar de classe. Master Arts é outro slot de habilidade que cada personagem pode equipar que permanece fixo, independentemente da classe. O jogador começa com apenas um slot, mas é capaz de desbloquear mais dois ao subir de nível.
Embora haja muito o que se ver no sistema de combate do jogo, essas arts não devem ficar sem uso e serem preenchidas da mesma maneira que outras arts no jogo. Tanto uma Master Art quanto uma Normal Art estão prontas para serem usadas, o jogador pode usar uma Fusion Art pressionando ZR para causar dano devastador.
Chain Attack é eficiente
Durante as batalhas , aumentará o medidor de Chain Attack (localizado no canto inferior direito, bem próximo as Arts do game), também mencionamos aqui tudo sobre a Chain Attack. Quando esse medidor estiver cheio, você vai desferir os ataques em cadeia que são chamados de Chain Attack. Esse ataque baseado em turnos permite que você escolha o ataque em cadeia especial de um personagem, complete ataques menores para acumular pontos táticos (TP) e em seguida, libere o ataque em cadeia com um multiplicador de dano correspondente a quantos pontos você ganhou naquela rodada.
Mais pontos significa mais dano e uma chance de que seus personagens possam ter um segundo ou terceiro turno de ataque. Selecione cuidadosamente os ataques para entrar em Break, Topple, Launch e Smash, bem como maximizar seus pontos táticos.
Chain Attack é mais devastador com o acionamento de Ouroboros em batalha, também foi mencionado aqui, fora isso, Chain Attack também é uma ótima chance de curar e fortalecer seus personagens em batalha. Não tenha medo de selecionar várias arts de cura durante um Chain Attack, mesmo que isso signifique abrir mão ao dano extra. Também certifique-se de sair do Chain Attack com pelo menos um buff, seja defesa aumentada ou aggro reduzido para Healers.
Combos
Os combos são outra estratégia de batalha vital em Xenoblade Chronicles 3, e funcionam como nos jogos anteriores.
Muitas Arts no jogo podem infligir uma condição de status ao inimigo. A Art de Ataque da Espada de Noah, por exemplo, causará “Break” em um inimigo quando ele for atingido pelos lados, atordoando-o e deixando-o suscetível a movimentos que causem “Topple“. Você criará combos infligindo com sucesso essas condições de status na ordem correta.
Dois combos simples, mas eficazes, são os seguintes:
- Break > Topple > Daze
- Break > Topple > Launch > Smash
Embora Xenoblade Chronicles 3 permita que você troque entre personagens durante a batalha, geralmente você vai querer controlar um de cada vez. Isso significa que muitas vezes você precisará confiar em seus personagens controlados pela IA para continuar a cadeia de combinação que você iniciou. Felizmente, seus personagens são bastante inteligentes e geralmente usam as Artes certas quando necessário.
Bônus: Como fazer um combo Smash?
BREAK
Break continua sendo a maneira confiável de iniciar combos. Como o nome indica, funciona como uma forma de abrir as defesas de um inimigo, deixando-os vulneráveis a novos ataques e combos. Um pequeno detalhe é que ele também cancela o que um inimigo está fazendo no momento, então pode ser usado para adiar o dano recebido mesmo que um combo não seja possível no momento.
Como o combo inicial, o Break está disponível desde o início, com Noah tendo acesso a ele através de sua arte de “Sword Strike” esta Art em particular exige que o inimigo seja atacado de lado para obter o efeito de Break , por isso é vital que o personagem que está fazendo Break não seja aquele que está sendo focado pelo inimigo, pois os inimigos sempre enfrentarão diretamente quem estiver na linha de atenção. Uma vez que Break tenha sido realizado com sucesso, um pequeno ícone aparecerá significando isso e mostrando uma contagem regressiva para quando o efeito desaparecer.
TOPPLE
Antes que o efeito Break desapareça, é hora de manter o combo com o próximo passo que é aplicar “Topple“. Como o nome indica, Topple aproveita as defesas quebradas do inimigo para empurrá-lo para longe, mandando para o chão por um período de tempo. Nesse tempo, eles não poderão se mover e, portanto, incapazes de atacar, dando ao grupo algum tempo livre para causar dano e recuperar HP sem se preocupar em receber golpes extras.
Topple também está disponível desde o início, com Lanz tendo acesso a ele através de sua Art ‘bull rush‘. Em geral, o Topple tende a estar disponível através das classes Defender. Assim que o Topple for ativado, o ícone de Break será substituído pelo ícone de Topple e a contagem regressiva será reiniciada em preparação para a próxima parte do combo.
LAUNCH
Em um inimigo derrubado, os jogadores podem ativar o lançamento usando qualquer Art com uma propriedade de lançamento (Launch). Isso fará com que o inimigo seja literalmente lançado no ar, girando em alta velocidade, o que é divertido de se ver. Enquanto estiver no estado de Launch, os inimigos não poderão se mover, assim como quando são derrubados. Eles também sofrerão mais dano de ataques, o que significa que este é o melhor momento para usar Arts que causem altos danos.
Ao contrário de Break e Topple, o Launch exige “perícia” para realizar. Devido ao seu poder, não está disponível no início do jogo. A maneira mais fácil de obter acesso ao Launch é através da classe Ogre, com o personagem Sena por exemplo. Como ela não faz parte do elenco inicial e se junta à party um pouco mais tarde, o Launch fica inacessível por algum tempo.
Mesmo depois que ela se junta, a Art “Pressure Drop” necessária para o Launch deve ser desbloqueada. Embora uma vez que a troca de classe esteja disponível, qualquer personagem pode se tornar um Ogre, desbloquear Pressure Drop e mantê-la como uma Master Art, mesmo quando alterada para uma classe diferente. Assim que o Launch for ativado, o ícone de Topple será substituído pelo ícone de Launch e a contagem regressiva será reiniciada.
SMASH
Finalmente, o Smash é o finalizador do combo e o objetivo a ser alcançado. Enquanto o Launch oferece uma oportunidade de causar muitos danos, o Smash oferece uma explosão de alto dano que encerra o próprio Launch. Devido a isso, é melhor usado quando o cronômetro de inicialização está prestes a se esgotar. Dessa forma, nenhum dano potencial do Launch será desperdiçado.
Assim como o Launch, o Smash é inacessível no início do jogo, mas pode ser desbloqueado através de classes específicas. Alternativamente, quando certos personagens se fundem em sua forma Ouroboros, suas Ouroboros Arts podem incluir Smash, porém ele não pode ser usado em todas as situações. Assim que o Smash for ativado, o ícone de Launch será removido e o inimigo voltará ao normal e você pode recomeçar a sequência de combos se seu inimigo não criar resistência a eles.
Fique ligado aqui no Portal Project N para acompanhar mais guias que te ajudarão a fazer 100% deste maravilhoso JRPG.
Confira aqui o trailer de Xenoblade Chronicles 3:
Deixar uma resposta