Guts ‘N Goals é um jogo de esporte e ação publicado pela PM Studios, lançado este ano, em 2021. A premissa do jogo é simples: são partidas de futebol em que ao invés de chutar a bola, o jogador rebate com utensílios distintos como tacos, martelos, espadas e etc. E aproveitando o utensílio em mãos, o jogador também irá utilizá-los para bater e nocautear os inimigos.
JOGABILIDADE
Muito divertido, o jogo consegue mesclar bem a ideia ao qual se propõe: juntar porradaria e jogo de futebol. Seu grande acerto é conseguir de primeira mostrar ao jogador que bater nos adversários é tão importante quanto fazer gols, criando um nível de estratégia interessante para as jogatinas. Os jogadores nocauteados ficam fora de campo por alguns segundos, abrindo grande vantagem para o time oponente.
O nível estratégico é potencializado com as habilidades individuais dos 30 personagens presentes, cada um com uma habilidade mais divertida que a outra, o que acompanha o belo design dos personagens.
Além das partidas comuns de futebol, o jogador encontrará variações do esporte, como estádios no gelo, estádios inundados ou enlameados, estádios de air hockey e outros que acrescentam diversão constante.
Além das variações de cenários, o jogo ainda possui minigames que alteram a forma de jogar de diversas formas, como um jogo em que o time que matar mais zumbis vence, ou então o time que sujar mais o estágio com tinta ganha (lembrando Splatoon). Infelizmente nestes minigames o jogo escancara um desbalanço de personagens, visto que algumas habilidades não tem qualquer serventia quando o minigame em questão não utiliza uma bola de futebol, por exemplo. Um personagem possui a habilidade de segurar a bola no meio do jogo, mas isso não fará a menor diferença no minigame de zumbis.
Para completar a bagunça, um pouco antes do fim da partida, surgem os modificadores, que alteram a situação do jogo trazendo status malucos para o campo que podem ajudar ou atrapalhar o seu jogo.
MODOS E DIFICULDADE
O jogador pode optar por montar suas próprias partidas com amigos e família ou se aventurar em modos solo, como o Grand Prix, que funciona como o modo arcade e serve para liberar personagens, skins e utensílios para bater na bola e nos oponentes.
É possível desbloquear também estes mesmos itens comprando na loja do jogo, utilizando as moedas adquiridas nas partidas.
Tem também o modo de desafios, que também liberam variados itens. O modo MVP Hunter, que coloca o jogador numa jornada de jogos e minigames até alcançar um boss final é bastante desafiador, e conta com a sorte e eficiência do jogador, que ao longo da jornada deve adquirir novas vantagens e jogadores para seu time.
O jogo não é muito gentil com iniciantes, principalmente no modo MVP Hunter, que só pode ser concluído em uma única tentativa. Caso o jogador perca, ele deve iniciar tudo novamente.
Infelizmente, até o momento da publicação desta análise, o jogo ainda estava sem opções de jogo online no Switch, mas a empresa responsável prometeu que em breve uma atualização irá inserir os modos online.
ESTILO E MÚSICA
Seu visual é bastante colorido e combina bem com a proposta inusitada, trazendo bons estádios, skins diferenciadas e uma enorme variedade de utensílios para a briga em campo. A trilha sonora é divertida e cumpre seu papel, mas poderia ter uma diversificação maior.
CONCLUSÃO
Guts ‘N goals é uma ótima diversão multiplayer, tem ótimo potencial, mas sem o modo online no lançamento perde bastante força com jogadores que não podem jogar multiplayer de sofá. Apesar da boa quantidade de modos, sua dificuldade um pouco acima da média pode afastar alguns jogadores, principalmente crianças.
Caso você tenha uma família grande, a diversão é garantida, com direito a muitas risadas e situações inusitadas que surgem pela criatividade de modos e minigames.
[rwp_box id=”0″]
[Nota do Editor: Guts ‘N Goals foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela PR Ninja.]
Deixar uma resposta