Harvestella é um excelente pedido para os amantes de um bom RPG, mas que também adoram a experiência do gerenciamento de uma fazenda, e é este título que trago a minha experiência, graças a disponibilização do título, em sua versão para o Nintendo Switch, pela Square Enix.
História
Sua jornada tem início com a entrega de um objetivo em um mundo ao qual você sabe tanto quanto a personagem e, junto a sua chegada, acontecimentos estranhos começam a ocorrer dentro daquela região e cabe a você aprender a gerenciar sua pequena fazenda para conseguir recursos para explorar os mais diversos mistérios que rondam a região.
Apesar de início a impressão ser que está será uma trama genérica, por conta de seu início, a mesma em seu desenvolver se mostra ser mais complexa e entrega uma excelente experiência ao jogador que se vê em uma situação de discussão com os assuntos ali tratados.
Gameplay
Sem dúvidas, um dos pontos altos de Havestella está no looping de gameplay, ou seja, aquilo que você irá repetir durante todo o seu tempo de jogatina.
Seguindo um modelo semelhante a dungeons, bem extensas e desafiadoras, o que não te permitirá passar por toda ela em sua primeira tentativa, visto que (como em demais jogos de fazenda; EX: Stardew Valley), seu personagem irá desmaiar de sono após um certo período do dia.
Um pequeno adendo aqui, durante a dungeon, você terá locais em quem poderá descansar, liberado em certo momento da história, mas não se engane, sua estamina e HP são restaurados, mas você ainda precisará retornar para sua casa e dormir, antes que seu personagem apague e um alto custo de médico te será cobrado por isso.
Para você conseguir seus recursos, aqui ficará em lugar em um “local conhecido”, já que pressupondo que você já tem alguma experiência com jogos nesse estilo, você precisará plantar para ter itens que funcionam como poções, itens para vender e fazer upgrades em sua pequena fazenda e por aí em diante.
Seja em sua exploração, em sua plantação ou em suas tentativas de avançar na dungeon, tudo isso é feito com leveza e após pouco tempo de jogo, você já entendeu o mecanismo de gameplay e sua jornada será cada vez mais fluida.
O mundo de Havestella
Como eu disse anteriormente, damos início a nossa jornada sem conhecer nada daquele mundo que entramos, mas os NPC’s ali presentes e suas SideQuest’s fazem um ótimo papel em te acolher ali.
Como é possível sair de sua fazenda, temos a opção de não só irmos para as dungeons das missões principais, mas também de conhecer o vilarejo vizinho e as demais regiões habitadas ali presentes e é aí onde você verdadeiramente se sentirá acolhido por esse mundo.
As missões secundárias irão te fazer conhecer mais daqueles personagens que ali habitam e te fazer se importar com os mesmos. Sendo ajudando crianças a entender o que está acontecendo com uma de suas amigas, a até mesmo uma investigação de uma casa “mal-assombrada”, você ficará feliz em executar tais tarefas que trazem um sentimento de leveza e tranquilidade para você fugir do ritmo frenético de dungeons e plantação.
Desempenho e Gráficos
Esse não é um assunto ao qual impacta muito em minha experiência, mas como sei que para muitas pessoas esse é um fator importante que pode definir a aquisição ou não de um jogo, decidi inserir esse tópico.
O desempenho do título é satisfatório, mesmo em momentos mais frenéticos de minha jogatina, não sofri com nenhuma queda de fps, mantendo-se um padrão ao qual a Square Enix tem entregado em seus títulos lançados para o Nintendo Switch, mas claro, o título sofre na resolução de imagem, mas nada que venha a estragar sua experiência como um todo, visto que o mesmo possuí uma direção de arte belíssima.
Falta de localização em PT-BR
Infelizmente, Havestella é mais um dos títulos publicados pela Square Enix ao qual não temos uma localização para nosso idioma, o que pode vir a limitar quem pegará o jogo, no entanto, aqui temos ao menos a disponibilização do espanhol para ser selecionado e que pode ser uma forma de jogar, para aqueles que não tem nenhum domínio sobre a língua inglesa.
Conclusão
Havestella é um excelente título para os amantes de jogos de “fazendinha” e que podem querer ter uma experiência de RPG. Com muita leveza e diversão, você ficará entretido por horas e pode vir até mesmo a esquecer de avançar na história, mas em compensação, irá evoluir sua fazenda e ficar cada vez mais familiarizado com o mundo que o envolve, caso você procure uma experiência mais pro RPG, você pode moldar a sua ao utilizar sua fazenda apenas para recursos em suas tentativas de conclusão de dungeons.
Se você tiver a oportunidade, não deixe de adquirir Havestella em uma promoção é uma experiência que irá valer cada centavo seu, mas que não justifica o preço cheio de R$299,90
[Nota do Editor: Harvestella foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Square Enix para avaliação.]
1 Comentário