Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Hoje a Nintendo completa 132 anos

Hoje a Nintendo completa 132 anos

No dia 23 de setembro de 1889, em Kyoto, no Japão, nascia uma das mais icônicas e importantes marcas da indústria de entretenimento no mundo, sim, a nossa amada Big N! Fusajiro Yamauchi lançou na época um jogo de cartas chamado Hanafuda, que fez sucesso em solo nipônico, dando início a Nintendo.

Hoje a Nintendo completa 132 anos

No setor de jogos eletrônicos, a gigante japonesa ingressou a partir de 1970, com o lançamento do Color TV-Game, uma espécie de Pong (simulador de tênis de mesa). Nos anos 80, com o sucesso dos consoles portáteis Game & Watch e a empreitada, também bem sucedida, de entrar no mercado norte americano, a Nintendo se preparava para o início de uma Era de Ouro.

Foi então em 1983, com o lançamento do Nintendo Entertainment System – NES, carinhosamente conhecido como Nintendinho no mercado brasileiro, que a Big N alcançou fama, reconhecimento e renome mundial. O NES era um console de mesa conectado a televisores que, diferente dos anteriores, aceitava diversos cartuchos e que originou grandes franquias como Metroid e Zelda, além de consolidar o Mario como símbolo superior da marca em Super Mario Bros.

O NES vendeu mais de 60 milhões de unidades e foi o precursor da associação da Nintendo como sinônimo de consoles e jogos eletrônicos de qualidade. Além dos já mencionados, segue a lista de todos os consoles já lançados pela empresa japonesa:

  • GameBoy – 1989 (EUA-JAP)
  • Super Nintendo (Super NES) – 1991 (EUA) – 1990 (JAP)
  • Virtual Boy – 1995 (EUA – JAP)
  • Nintendo 64 – 1996 (EUA – JAP)
  • GameBoy Advance – 2001 (EUA – JAP)
  • Nintendo GameCube – 2001 (EUA – JAP)
  • Nintendo DS – 2004 (EUA – JAP)
  • Nintendo Wii – 2006 (EUA – JAP)
  • Nintendo 3DS – 2011 (EUA – JAP)
  • Nintendo Wii U – 2012 (EUA – JAP)
  • Nintendo Switch – 2017 (EUA – JAP)
Hoje a Nintendo completa 132 anos

No Brasil, a Nintendo chegou oficialmente em 1993, depois de firmar uma parceria com a Gradiente e a Estrela, lançando o NES e o Super Nintendo. Em 2015, a empresa anunciou o cancelamento das operações por aqui e o principal motivo foram as altas taxas de importação. No dia 18 de setembro de 2021, fez exatamente 1 ano desde que a Big N voltou oficialmente ao mercado brasileiro, nos presenteando com o lançamento do seu atual console, o Nintendo Switch.

O fato é que os nintendistas do Brasil e do mundo têm muito o que comemorar nessa história centenária. Os consoles e jogos da Nintendo trouxeram e continuam trazendo alegria para milhões de pessoas. Nós do portal ProjectN somos um grupo de amigos que, apesar de todas as diferenças, possuímos em comum o carinho pela Nintendo. Esse carinho coletivo serve como viga mestra em todos os nossos projetos, dedicados especialmente à comunidade brasileira de nintendistas. Parabéns e obrigado, Big N!

Com admiração, carinho e respeito,

seus amigos da ProjectN.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]